31 janeiro 2008

Atenção à costa Portuguesa

Inauguração dos Ginasios da Associação dos Moradores

A Associação dos Moradores da Portela inaugura hoje dia 31 de Janeiro o seu PORTELA WELLNESS .
Um novo conceito de wellness foi criado nas novas instalações da AMPortela para satisfação dos seus associados.
Com a Direcção Tecnica do prof. Humberto Tomaz, será certamente um êxito e a garantia de um optimo serviço a prestar.

A Associação dos Moradores da Portela tem o prazer de convidar V. Exa., para a Inauguração do seu Portela Wellness

Dia 31 Jan 2008 pelas 21h00
no novo Complexo de Piscinas e Ginásios

Abertura ao público 1 Fev 2008

Etiquetas: , ,

30 janeiro 2008

Como a coisa está "nas bandas di lá"

Até parece que estudaram numa destas recentes
Escolas do Ensino Basico.
É preciso ser-se atrevido.
Os imigrantes do nosso dia a dia não diriam tanta asneira como estes licenciados em cursos de marketing, jornalismo ou comunicação que proliferam no país irmão ou hermano.

29 janeiro 2008

No MARL - maior central solar fotovoltaica em ambiente urbano do mundo

Maior central solar do mundo no MARL
A maior central solar fotovoltaica em ambiente urbano do mundo deverá estar em funcionamento, no Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL), em São Julião do Tojal - Loures, até ao final do ano. Com uma área de 45 mil metros quadrados, a estrutura, que produzirá energia para abastecer três mil casas, representará um investimento de 30 milhões de euros. A central será instalada nas coberturas dos edifícios do mercado e explorada pela MARL Energia, cujo capital foi ontem adquirido em 95 % pelo consórcio Fomentinvest e Caixa Capital.
A energia produzida pelo equipamento, que terá uma potência de seis mega-watts, será comprada pela rede de média tensão da EDP, o que fará com que, em cerca de seis anos, o investimento inicial do consórcio seja recuperado. Segundo o portelense Ângelo Correia, da Fomentivest, o investimento da empresa deve-se à política seguida pelo Ministério da Economia, à "velocidade, rigor e transparência" da administração do MARL e à vontade da Fomentivest entrar no "primeiro projecto no mundo com esta dimensão". Lembrando que Portugal é "o 18º país do mundo em qualidade ambiental e o 5º da Europa nas energias renováveis", o ministro da Economia, Manuel Pinho, disse que a central solar do MARL é "não só uma boa aposta em termos ambientais, ecológicos e económicos" como na "imagem do país que transmitimos".

28 janeiro 2008

Houve CarJacking na PORTELA

Recebiam encomendas para roubar automóveis
A PSP de Oeiras prende quatro autores de carjacking. Estes recebiam encomendas para roubar automóveis, e era um grupo que actuava na Portela. Consta que eram de etnia afro e viviam na Quinta do Mocho.
O gang praticava carjacking por encomenda de um intermediário. A Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da PSP de Oeiras pôs termo à acção de quatro jovens que, por encomenda de um intermediário, se dedicavam ao roubo de carros por carjacking. As viaturas eram depois entregues a gangs de assaltantes à mão armada. Um conflito entre uma procuradora e um juiz do Tribunal de Sintra acabou por originar a libertação dos quatro suspeitos.
Dois elementos do gang, de 19 e 20 anos, foram presos anteontem à tarde, em São Marcos, Sintra. A EIC surpreendeu-os a entrar para uma carrinha BMW, roubada na noite anterior com a ajuda de outros dois indivíduos, na PORTELA. O condutor, de 49 anos, foi agredido com violência.Horas antes, o grupo tinha roubado um Mitsubishi, também por carjacking, em Massamá, Sintra. Esta viatura foi abandonada em Sacavém, depois de usada no roubo do BMW. Os outros dois elementos do grupo foram identificados e constituídos arguidos pela PSP.
A EIC de Oeiras acredita que o grupo trabalharia para um angariador da Quinta do Mocho, Sacavém, que responde perante grupos especialistas em roubos à mão armada a multibancos e carrinhas de valores. A procuradora da Comarca de Sintra contactada pela PSP libertou os dois detidos, intimando-os para posterior interrogatório. No entanto, e sem a PSP saber, os outros dois elementos que tinham sido constituídos arguidos foram também intimados a apresentar-se a um juiz. Ao aperceber-se de que tinha não dois mas quatro detidos para interrogar, o magistrado ordenou que o processo baixasse a inquérito, determinando a libertação dos quatro.

26 janeiro 2008

Novos Desafios - Nova Imagem

A nova imagem da Associação de Moradores vai começar a aparecer.
Com a recente inauguração do Complexo de Piscinas, que integra a sua Sede e Ginasios, a Associação de Moradores criou o seu PortelaWellness que irá ser inaugurado no próximo dia 31.
Numa apresentação da sua nova imagem, tambem a AMPortela desenvolveu o seu novo simbolo que marcará a nova epoca. A simbologia desta nova imagem é representada nas novas cores e formas.
O novo simbolo foi trabalho da jovem designer portelense- Joana Beirolas

25 janeiro 2008

E o Tampão da Gasolina

Caros Portelenses
As vezes dá cá uma branca, quando a gente entra numa estação de serviço ou numas bombas de gasolina. Pois parece mentira, mas agora vou revelar um segredo que poucos sabem.E' que no painel de instrumentos qualquer carro, há uma indicação exacta, muito subtil, que nos revela qual o lado do carro onde se encontra o tampão do combustivel. Vejam bem o desenho da bomba de gasolina, abaixo da letra E (empty), no painel de instrumentos. Esta bomba tem uma mangueira desenhada. Se a mangueira estiver do lado esquerdo desta bomba, então o tampão da gasolina encontra-se tambem no lado esquerdo do carro, ou seja, do condutor. Se a mangueira do desenho da bomba se encontra no lado direito desta bomba, então o carro deve ser abastecido no lado direito. Não fiquem aborrecidos por só agora terem tomado conhecimento deste facto.
Eu levei
mais de 20 anos para descobrir isso. Vocês, pelo menos, levaram menos tempo do que eu.

Jogos de Fim de Semana

SENIORES
Camp Nacional 2ª Divisao
Academica Coimbra - PORTELA
Sabado 26.1.2008 - 18h00m
Pav Jorge Anjinho - COIMBRA
____________________
JUNIORES
Camp Dist 1ª Divisao
PORTELA - Leões Porto Salvo
Domingo 27.1.2008 - 17h00m
Pav Esc Sec Portela
__________________
JUVENIS
Camp Dist 1ª Divisao
PORTELA - Tercena
Sabado 26.1.2008 - 18h00m
Pav Esc Sec Portela
__________________
INICIADOS
Camp Dist 1ª Divisao
AMSAC - PORTELA
Domingo 27.01.2008 - 15 h
Pav Gen Humberto Delgado - Sto Ant. Cavaleiros
__________________
INFANTIS
Camp Dist 1ª Divisao
Shotokai Queluz -
PORTELA
Domingo 27.01.2008 - 17h45
Pav Desp. J. Cifuentes - Monte Abraão
__________________
ESCOLAS
Camp Distrital
PORTELA - Alto da Eira
Domingo 27.01.2008 - 10 h
Pav Esc Sec Portela

23 janeiro 2008

Arquitectura-Quatro portugueses vencem Prémios Europan 9

Os projectos de intervenção urbana dos arquitectos Camilo Vaz Leiria, Tiago Tomás, Sílvia Benedita e Joel Moura Martins foram os vencedores do Europan 9, respectivamente, nas cidades de Pontevedra (Espanha), Loures, Odivelas e Santo Tirso.
O Europan 9 é organizado pela federação europeia de organismos nacionais que promovem concursos de arquitectura.
Além dos quatro vencedores, vários outros portugueses foram distinguidos em Portugal e no estrangeiro com menções honrosas e citações especiais.
Um projecto do arquitecto português Camilo Vaz Leiria para Poio, em Pontevedra (Espanha), venceu o Europan 9, tendo para o mesmo local o projecto de outro português, Rui Branco Cavaleiro, obtido uma menção especial.
Loures, Odivelas e Santo Tirso foram as candidatas portuguesas ao Europan 9, que reuniu 73 cidades europeias e mais de 2000 equipas concorrentes.
O concurso, que se dirige a arquitectos com menos de 40 anos, teve como mote este ano «urbanidade europeia - cidade sustentável e novos espaços públicos», que se subdividiu nos temas mobilidade e diversidade de modos de circulação densidades, morfologia e espaços livres, multifuncionalidade e intensidade e espaços privados e públicos.
A proposta de intervenção de Tiago Tomás para a área do Prior Velho (Loures) saiu vencedora.
O projecto assinado por Sílvia Benedita para intervenção no sítio do Barruncho na Póvoa de Santo Adrião (Odivelas) ganhou o 1.º prémio, e o arquitecto João Caria recebeu uma menção honrosa.
Cada vencedor receberá 12000 euros, havendo agora um período de execução e de contratação com os vencedores

Cross Internacional de Juniores em Santa Iria de Azóia,

É já no próximo Domingo.
Este ano esta competição terá presentes as selecções de Portugal, Inglaterra e Irlanda, e ainda selecções regionais.
Esta é uma das provas de corta-mato mais carismáticas em Portugal, não só pela participação que costuma ter, mas também pelo facto de todos os anos apresentarem selecções estrangeiras, nos escalões de Juniores.
No ano passado esta competição apenas teve as selecções britânica e portuguesa. Este ano junta-se a selecção irlandesa, embora somente no sector masculinos.
A prova é realizada no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia, um dos locais altos da região de Lisboa, e onde a paisagem é magnífica.
Além das selecções internacionais, estarão algumas selecções regionais, como por exemplo, a do Algarve, Aveiro, Braga, Porto e Lisboa. Vai disputar-se ainda o Campeonato Regional de Corta-Mato Curto, para Seniores.
Outras provas serão realizadas antes das provas internacionais. Este evento começa com os escalões de veteranos às 9:30, sendo que os Juniores Femininos (4000 metros) sairão às 11:10 e os Juniores Masculinos (7000 metros) às 11:30. A fechar, realizar-se-à a prova de Seniores às 12:10.

22 janeiro 2008

Santa Ignorância - Cultura Latina

'Baby-sitter' presa por furtar bens valiosos de casas dos patrões

É mulher e julga-se ter actuado na Porela. Tem 52 anos e há cerca de sete meses que tem a Polícia à perna. Tudo porque, servindo-se das funções de empregada doméstica ou de baby-sitter, aproveitava para furtar bens de elevado valor a quem encomendava os seus serviços. O estratagema acabou no sábado quando, pelas 19.00, a PSP procedeu à sua detenção.
Após estar mais ou menos um mês a trabalhar para quem a contratava - geralmente, segundo a PSP, pessoas pertencentes às classes média alta e alta - a mulher furtava bens de elevado valor e nunca mais regressava aquela residência. Sem conseguir quantificar o número de casas furtadas durante os sete meses que durou a investigação, a PSP garante, no entanto, que foram cometidos "vários crimes de furto qualificado" e que "os bens eram penhorados em diversas lojas de penhores da cidade de Lisboa".
No mesmo dia em que foi dado cumprimento a um mandado de detenção da suspeita, as autoridades realizaram uma busca domiciliária à sua residência, que fica aqui bem perto na zona do Catujal.
Em comunicado, a PSP diz ter apreendido vários relógios, pulseiras e fios em ouro e prata, electrodomésticos, cartões de telemóveis, diversos artigos de vestuário e calçado, bem como objectos pessoais e 512,24 euros em numerário.

21 janeiro 2008

PORTELA - Quatro moradores intoxicados pelo fumo

Incêndio desaloja quatro famílias na Portela
Quatro famílias do n.º 8 da Rua D. Henrique, na Portela, vão ficar fora de casa durante os próximos dias depois de um incêndio ter danificado o interior dos apartamentos. Quatro pessoas tiveram ainda que receber assistência médica devido à inalação de fumo. Passava pouco das 02h00 de ontem quando os moradores se aperceberam das chamas que saiam da cozinha do 4.º esquerdo. O alarme foi dado por vizinhos de prédios contíguos, que começaram a tocar às campainhas.
“As labaredas eram enormes. Atingiam uma altura de dois andares”, relatou um morador no nono andar. As fracções do 4.º esquerdo e os dois pisos imediatamente acima registaram os maiores danos e foram os residentes destes apartamentos que sofreram intoxicações por inalação de fumos. “Houve pessoas que entraram em pânico, principalmente as mais idosas que quando acordaram só viram um fumo negro e espesso”, acrescentou.
Os proprietários dos apartamentos afectados não estavam ontem no local, mas os vizinhos acreditam que “as casas estão em condições de habitar depois de uma boa limpeza”.
O coordenador da Protecção Civil de Loures, Joaquim Vicente, adiantou que “nenhum residente solicitou o realojamento”, uma vez que “a estrutura das habitações não está danificada”. Mesmo assim, o responsável garantiu que hoje de manhã “será feita uma vistoria ao prédio para determinar as condições de segurança do mesmo”.
Ontem, ao fim da tarde, apenas a proprietária do apartamento onde deflagrou o incêndio, de 50 anos, continuava hospitalizada, mas o seu estado não inspirava cuidados de maior, assegurou uma fonte dos bombeiros.
As causas do incêndio ainda não estão apuradas, mas a mesma fonte adiantou que o fogo teve início na cozinha, tendo-se propagado às divisões contíguas.

MORADORES CONTESTAM SOCORRO
INEM
Uma moradora garantiu ter ligado para o INEM e lhe terem “desligado o telefone na cara”. Outra moradora relatou que “ninguém atendeu no 112”. Testemunhas relataram que o INEM só veio “45 minutos depois de ter sido chamado”.
BOMBEIROS
Os residentes contestam também a situação dos bombeiros. “Os de Sacavém rejeitaram a chamado porque era na área dos de Moscavide. Estes vieram, mas estavam tão desorganizados que até chamavam nomes uns aos outros durante a evacuação.”
BOCAS DE ÁGUA
Na Rua D. Henrique não existem bocas de incêndio: “O que há são umas torneiras que servem para lavar os pátios dos prédios e as ruas, mas, como não estão assinaladas como boca de incêndio estão sempre bloqueadas por automóveis estacionados."

20 janeiro 2008

Mais um acidente nos Sinais Luminosos

Mais um " estoiro " nos sinais luminosos na Av. Ralis x Av.Republica.
Tambem este local é o mais propicio e fatidico para os varios acidentes verificados na Portela.
O que se passará com os automatismos dos sinais luminosos que permitem tantos acidentes?
O Serviço de Trânsito da CMLoures deveria estar mais atento ao elevado numero de acidentes que se verificam neste local.

A semaforização do local não deveria atrapalhar os condutores.Tambem os automobilistas deveriam tomar mais atenção às suas conduções.

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

SENIORES
Camp Nacional 2ª Divisao
Portela 4 - Sta Susana 4
Sabado 19.1.2008 - 16h00m
Pav Esc Sec Portela
____________________
JUNIORES
Camp Dist 1ª Divisao
Belenenses 6 - Portela 0
Sabado 19.1.2008 - 20h00m
Pav Acacio Rosa - Restelo
__________________
JUVENIS
Camp Dist 1ª Divisao
Infantado 3 - Portela 2
Domingo 20.01.2008 - 16h30
Pav Ant. Fel. Bastos -Loures
__________________
INICIADOS
Camp Dist 1ª Divisao
Portela 4- Curas 4
Domingo 20.01.2008 - 15 h
Pav Esc Sec Portela
__________________
INFANTIS
Camp Dist 1ª Divisao
L.Porto Salvo -
Portela

Sabado 19.01.2008 - 16h30
Pav Leões Porto Salvo
__________________
ESCOLAS
Camp Distrital
Portela 0 - Marvila Jovem 11
Domingo 20.01.2008 - 10 h
Pav Esc Sec Portela

16 janeiro 2008

Ciclismo - Antiga Modalidade Desportiva na Portela

Alguem se lembra que houve ciclismo na Portela? Que nas épocas de 1982 e 1983 a AMPortela teve uma equipa de ciclismo federada ?
A equipa da Associação de Moradores da Portela participou em varias provas incluindo os Grandes Premios de Loures que tiveram etapas com metas instaladas na Portela.
Cá vai uma prova de um cartão de um Director Desportivo da AMPortela no ano de 1983.
Faziam parte dessa equipa os manos Gustavo e Fausto Bessa Gomes, filhos do Director da Federação Portuguesa de Ciclismo - Gustavo Bessa Gomes morador na Portela.

Concerto de Ano Novo na Portela

15 janeiro 2008

Dia 5 Janeiro - Inauguração do Complexo de Piscinas

14 janeiro 2008

O Quiosque da Rua dos Escritores

Vai começar a ser uma imagem do antigamente.

Em remodelação e para normalização vai aparecer o Quiosquezito da Portela com novo look.
Este quiosque foi autorizado num mandato do dr. Jose Morgado.
A nova tipologia do Quiosque.

13 janeiro 2008

Segurança: Curso destinado a capturar criminosos em casa

ASAE treina operaçoes
A preparaçao pelos norte-americanos resulta da crescente participaçao da ASAE em investidas feitas em habitaçoes para deter especialistas em informatica que produzem aparelhos ilegais, como caixas que captam canais de televisao por cabo ou aparelhos de escutas.
Em acçoes recentes deste tipo, em Chaves, Portela de Sacavem, Montijo e Odivelas, foram chamados a intervir agentes da ASAE da Unidade Central de Investigaçao e Fiscalizaçao (que actuam encapuzados), com o apoio de elementos da GNR e PSP.
Mais 14 estagiarios da ASAE irao receber em breve formaçao em operaçoes de entrada em residencias por elementos vindos dos EUA.
Esta nao e' uma acçao inedita da ASAE, nem tao pouco e' exclusiva desta autoridade. Em Outubro, o CM noticiou que norte-americanos com experiencia em operaçoes especiais treinaram, em Tavira, 18 agentes da Policia Maritima, dois elementos do Grupo de Operaçoes Especiais da PSP e dois inspectores da ASAE.

Jogos Fim Semana

Depois da brilhante vitória na Madeira frente ao Nacional da Madeira, o que permitiu ao grupo da Portela passar á eliminatoria seguinte da Taça de Portugal em Futsal, o sorteio determinou como adversário o Instituto D. João V do Louriçal , equipa da 1ª Div. Nacional .
No entanto este fim de semana, a Portela tem uma deslocação dificil à zona da Marinha Grande.
Jogo muito importante para os Seniores da Portela em Maceira do Liz.

SENIORES
Camp Nacional 2ª Divisao
Arnal 3 - Portela 3
Sabado 12.1.2008 - 18h30m
Pav de Maceira do Liz
____________________
JUNIORES
Camp Dist 1ª Divisao
Portela 5 - JOMA 1
Domingo 13.01.2008 -17h
Pav Esc Sec Portela
__________________
JUVENIS
Camp Dist 1ª Divisao
Portela 5 - Casal do Rato 3
Sabado 12.01.2008 - 18h
Pav Esc Sec Portela
__________________
INICIADOS
Camp Dist 1ª Divisao
Alto da Eira 4 - Portela 1
Domingo 13.01.2008 - 15 h
Rg Coberto Varejense - Alto de S.João
__________________
INFANTIS
Camp Dist 1ª Divisao
Portela 4 - Santana 1
Domingo 13.01.2008 - 11 h
Pav Esc Sec Portela
__________________
ESCOLAS
Camp Distrital
Imperio Cruzeiro 3 - Portela 9
Sabado 12.01.2008 - 15h
Pav da Ajuda - Alcantara

12 janeiro 2008

Futebol Americano aqui tão perto

Os nossos vizinhos do Parque das Nações iniciaram hoje uma aventura com o Futebol Americano.
Parabens ao Dr. João Moreno ( Pres. da Ass. Morad. do Parque das Nações ) e ao Prof. David Silva que muito têm lutado para que o Futebol Americano seja uma realidade.
Para poderem competir, integraram-se no Campeonato Espanhol da modalidade.
Este verão houve a oportunidade aqui no Parque Desportivo da Portela, de ver em acção alguns treinos da modalidade praticados pelos escalões mais jovens dos Navigators.
Os Navigators perderam com os madrilenos por 29-6, praticamente o equivalente a um 4-1 no nosso futebol.

Uma das fases de treino na Portela

11 janeiro 2008

Bastante Eficaz

Muito interessante e bastante eficaz.
Informação de interesse geral
Quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as 3 dicas abaixo para verificar a autenticidade do site:
1 - Minimize a página . Se o teclado virtual for minimizado também, está correcto. Se ele permanecer no ecran sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.
2 - Sempre que entrar no site do banco, digite a SUA SENHA ERRADA na primeira vez . aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como verificar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não tem como conferir a informação, o objectivo é apenas capturar a senha.
3 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado ; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone ; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer.

Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.
Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você não seja vítima de fraude virtual.

Futebol Americano - 1º Cartaz do Jogo

10 janeiro 2008

Coimbra ainda lidera...

E por cá, como vamos?

LÓGICA -1

*Um miudo levou umas palmadas da vizinha, e a mãe furiosa foi pedir-lhe satisfações:
- Por que é que a senhora bateu no meu filho?
- Ele foi muito mal-educado, e chamou-me gorda.
- E a senhora acha que vai emagrecer batendo nele?

O PSD nas autarquicas


Menezes confiante na vitória do PSD nas autárquicas
Presidente discursou ontem

Luís Filipe Menezes garantiu ontem que está confiante numa vitória do PSD em 2009 para as eleições autarquias, que impulsionarão ganhos para as legislativas.

O presidente do PSD, que falava no final de um jantar do partido, em Lisboa, referiu que «as eleições autárquicas vão ajudar-nos a ganhar as eleições nacionais», acrescentando que «reconquistar a Câmara Municipal de Lisboa é algo fundamental para o partido».
Luís Filipe Menezes salientou ainda os municípios de Odivelas, Loures, Amadora ou Vila Franca, autarquias que o PSD terá de «ir à guerra para ganhar».
O presidente mostrou-se ainda confiante na reeleição de Cavaco Silva nas presidenciais e aproveitou para fazer duras críticas às reformas levadas a cabo pelo actual Governo.
De salientar que, em 2009 as eleições autárquicas coincidirão com as legislativas e europeias, segundo adianta ao Jornal o Sol.

07 janeiro 2008

Mais um Acidente na Variante - Ponto Negro

Mais um acidente esta manhã por volta das 11horas.
O sítio já é habitual e não surpreende ninguem.
Neste mesmo local só no ano passado houve uns 6 acidentes. O que se passará ali naquele viaduto com este tipo de acidente: com capotamento, viragem e tesoura ao fim de uma subida?
Parece que as viaturas pesadas têm ali o destino traçado.
A JAE terá de analisar tecnicamente as condições de piso pois o local já é considerado um grande Ponto Negro.O estado em que ficou o camião
Grande parte da carga ( granulados?) tombou para a passagem inferior. Que grande susto apanharam os condutores que circulavam no IC2 a caminho de Sacavem. Levaram com a carrada de granulado em cima. A PSP controlava a passagem das viaturas na via superior e na inferior tambem

As Piscinas da Portela e os Ginasios da AMPortela

06 janeiro 2008

Comunicado de Rua do PSD

Foi colocado nas caixas de correio da Portela este Comunicado do PSD de Moscavide durante a semana passada.
Aqui se divulga o Comunicado, pela actualidade, relativa aos investimentos a efectuar na Portela para 2008.
Nota: Segundo dados anunciados na intervenção do Presidente da Câmara durante a inauguração das Piscinas neste fim de semana, será já efectuada durante este ano a 4ª fase dos arranjos exteriores da Portela no terreno das traseiras das Ruas dos Escritores.

E hoje é dia de Reis


Protestos na banca

Em protesto pela divulgação descriminada da remuneração individual dos administradores do BCP e por considerarem matéria de grande risco de utilização pela comunicação social, incluindo a de índole sensacionalista, resolveram os Senhores Administradores bloquear a entrada das instalações do referido Banco.

Tambem nós estamos aqui


Ginasios mais baratos já este mês

A DECO pede atenção aos consumidores. As mensalidades dos ginásios deverão ficar mais baratas já neste mês de Janeiro. Tudo porque, em 2008, a taxa de IVA cobrada nestes serviços passa a ser de 5%.
A situação do sector era pouco clara, mas o Governo estipulou uma nova regra, que acaba com as confusões. De acordo com a Lei, era já permitido taxar a 5% a utilização de instalações destinadas à prática desportiva, desde que a mesma fosse feita sem acompanhamento. A presença de um monitor bastava para fazer subir o IVA para 21%. O resultado foi que os ginásios estavam a interpretar a Lei à sua maneira e a cobrar diferentes valores. A situação encontrou agora uma solução e é de esperar que, na factura deste mês, os portugueses notem já a diferença. Se isso não acontecer, algo está errado.
A Associação de Defesa do Consumidor teme que as empresas do sector criem novas taxas, para continuarem a cobrar o mesmo e ficarem com a diferença resultante da diminuição do imposto. Por isso mesmo, a DECO pede aos consumidores para estarem atentos e denunciarem casos em que tal se verifique.

Do Piolho

Aqui tão perto o Parque das Nações

Para os amigos anonimos do Blog


A PORTELA em Finais dos Anos 70

Foi aqui que nasceu a Associação dos Moradores.
Numa luta travada entre a população da Portela e o poder autarquico de Riço Calado.
Estes terrenos que em projecto se destinavam aos Jardins da Portela e ao Parque Desportivo, tiveram a ocupação por parte da População com um parque de jogos e parque Infantil como se pode ver pelas fotos, já que a Câmara de Loures andava mais preocupada com outras coisas. Foi um grupo de moradores que adquiriu e montou todas aquelas estruturas.

Fotos gentilmente cedidas pelo Engº António Andrade Ruas
Nesta zona está hoje em dia um belo Jardim bem cuidado.
O executivo de Riço Calado achou por bem mandar arrasar aqueles espaços, destruindo tudo o que tinha sido construido para criar a celebre Escola Azul, quando lhe tinham sido propostas outras alternativas. A população indignada e sem alternativas veio para a rua manifestar-se. Alguem chamou a Policia de Choque que apareceu e selvaticamente perseguiu e agrediu toda a gente que lhe apareceu pela frente. As crianças que brincavam e jogavam naquele espaço, ainda fugiram para o Centro Comercial aonde a policia entrou como herois do Presidente Riço Calado e deu pancada de criar bicho.
Foi assim nesta Escola que Demetrio Alves de má memoria, no inicio dos anos 90, quis desterrar os desalojados de Camarate. Nesta altura, Demetrio Alves tambem pediu a intervenção da Policia de Choque que aguardava instruções em Moscavide. O portelense Angelo Correia lá ligou a Dias Loureiro que evitou mais um escandalo. Escandalosa foi a intervenção de Oficiais da Cruz Vermelha com os colchões às costas.

04 janeiro 2008

Piscinas da Portela inauguram amanhã

Após 15 anos de espera
O Complexo de Piscinas da Portela é inaugurado amanhã sábado, depois de um atribulado processo de construção iniciado em 1993 e subsequentemente interrompido por falta de verbas prometidas. A principal novidade deste complexo reside, de acordo com o presidente da Câmara , Carlos Teixeira, em ser "amigo do ambiente", dado que o aproveitamento da energia solar torna a piscina auto-suficiente em 80 por cento das suas necessidades energéticas.Como tal, o edifício é, de acordo com informação disponibilizada, "o primeiro no concelho que pode obter certificação energética, pois a construção obedece às novas normas instituídas pelo Regulamento do Sistema de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior".Por modo a garantir maior eficiência energética e diminuir a emissão de dióxido de carbono, o Complexo de Piscinas da Portela está equipado com painéis solares que permitem o aquecimento da água e da temperatura ambiente.A consequente poupança monetária em gastos energéticos permitirá ao executivo poupar 1.500 euros por mês, o que por sua vez permitirá que o Complexo esteja pago dentro de seis a sete anos.Simultaneamente, o tratamento da água da piscina será feito através de raios ultra-violeta, reduzindo em 80 por cento a aplicação de cloro na água e oferecendo cerca de 90 por cento de eficácia na eliminação de espectros bacteriológicos.
Considerado uma prioridade pelo executivo de Carlos Teixeira, o edifício a ser inaugurado aproveita a estrutura inicial em betão ainda feita pela Associação dos Moradores, mas junta-lhe uma estrutura metálica exterior, esteticamente modernizadora.No interior, a estrutura conta com duas piscinas aquecidas, uma com 25 x 12.5 metros para competição e aprendizagem e outra com 12.5 x 8 metros, para aprendizagem e adaptação ao meio aquático.Fruto de uma parceria entre a autarquia e a Associação de Moradores da Portela, o Complexo de Piscinas da Portela tem também dois pisos a serem utilizados pela Associação, onde haverá três ginásios, destinados aos jovens e aos idosos, bem como salas temáticas e de jogos, destinadas ao convívio entre os moradores e salas polivalentes e de ginástica.No total, o Complexo de Piscinas da Portela conta com uma área de implantação de 2.270 metros e com uma área envolvente de 7.093 metros, num investimento global de perto de 3,5 milhões de euros.O edil aproveitou também para lembrar que o seu executivo tem "conseguido realizar alguns sonhos da população da Portela" e que proximamente haverá novas intervenções na Portela.
Já o presidente da Associação de Moradores da Portela, Álvaro Ferreira dos Santos, frisou a importância da estrutura para os cidadãos mais idosos da Portela, onde 55 por cento dos habitantes já pertencem à classe dos seniores e dos sábios, com mais de 55 anos, e recordou o papel da Associação a que preside, na construção do empreendimento. Depois de muitos anos a bater a muitas portas, "Hoje, sinto-me presidente", concluiu Ferreira dos Santos.
O Complexo de Piscinas da Portela será inaugurado sábado pelas 17:00.
in:http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/QNtFxRqMwDfp1C2z5hAsug.html

03 janeiro 2008

Pois é....

Um Lisboeta, trabalhando no duro, suado, fato e gravata, vê um Alentejano deitado numa rede, na maior folga.
O Lisboeta não resiste e diz:
-Você sabia que a preguiça é um dos sete pecados capitais?
E, o Alentejano, sem se mexer, responde : E a inveja tambem.