29 novembro 2014

Lembram-se do Ze Gato na Portela?

Quem não se lembra do episódio do Ze Gato rodado aqui na Portela?

Etiquetas:

28 novembro 2014

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

SENIORES
Venda Nova - AMPortela  5-9
Grande jogo de futsal entre 2 candidatos ao 1º lugar na serie E da 2ª Divisão Nacional. A AMPortela entra muito bem no jogo e aos 5 min. vencia já por 2-0. Com alguma desconcentração permite que a UP Venda Nova empate a 2 golos e depois permite outro empate a 3 golos. Na 2ª parte a AMPortela foi irresistivel. Com o seu 5 inicial recomeça o jogo com 2 golos de rajada e domina por completo o adversario. Uma questão de tempo e de gestão dos atletas chegou-se ao fim com um resultado confortavel que ate poderia ter sido por numeros mais elevados. Alguns dos golos do adversario foram-no por desatenção e precipitação sem necessidade do guarda redes da Portela. Aquelas coisas a que habitualmente se chamam frangos, mas de resto esteve bem.
Hoje a equipa da Portela surpreendeu-nos pela positiva, na sua entrega ao jogo e pela determinação. Sem duvida o melhor jogo da época.
JUNIORES
SLOlivais -AMPortela  1-3
Bom jogo com resultado excelente para as aspirações da AMPortela. Depois de um inicio de época muito comprometedor a AMPortela evolui bastante, conseguindo bons resultados permitindo-lhe alcançar um lugar na serie dos primeiros.
JUVENIS
Benfica - AMPortela 7-2
Jogo sem grande expectativa. O Benfica dominou e ganhou bem. A AMPortela tem de recuperar alguns atletas que passaram por lesões para poder responder bem à 2ª fase deste Campeonato na Divisão de Honra.
INICIADOS
AMPortela - Milharado 1-3
Jogo muito mal jogado por parte da AMPortela. Há dias maus em que nada saía bem. Merito da equipa adversaria que aproveitou bem.
INFANTIS
AC.Ciencias - AMPortela  1-2
Jogo muito bem jogado pela equipa da AMPortela. Eram duas equipas muito equilibradas em que veio ao de cima a mais valia dos seus atletas. O resultado de 0-0 ao intervalo assim o indicava.Bem gerida tacticamente, com um plano de substituições bem adequado a Portela entra a marcar logo no inicio da 2ª parte. Gere bem o jogo e marca um merecido 2º golo. A partir daí abranda o ritmo e procede a substituições que alteraram o ritmo de jogo sofrendo um golo. Rapidamente o banco da Portela reage e procede ás substituições adequadas que garantiram a vitoria no jogo. Muito bem jogado e merito absoluto no resultado.
BENJAMINS
Povoense - AMPortela  5-10
Jogo simples e facil contra uma equipa simpatica mas bastante limitada de atletas. O resultado poderia ainda ser mais dilatado mas permitiu-se que todos os atletas pudessem participar no jogo. Um aceno de simpatia para as Tecnicas da equipa adversaria.

Etiquetas: ,

25 novembro 2014

Campanha do PW da Associação dos Moradores

☆• O NATAL CHEGOU MAIS CEDO •☆ 
 Baixámos o preço de todos os Livres-Trânsitos

 Mesmo que a sua mensalidade não seja Livre-Trânsito, informe-se dos novos preços na receção do ginásio pois compensa mudar!
 E passe a treinar MAIS por MENOS

Etiquetas:

23 novembro 2014

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

Neste Fim de Semana houve Taça de Portugal.
A AMPortela jogou na Madeira com a equipa do Caniço.

SENIORES ( Taça de Portugal)
Canicense - AMPortela   6-7 (a.p)
 Jogo entre duas equipas muito diferentes que criou emoção até ao fim.
Empatadas no tempo regulamentar, houve necessidade de prolongamento. A AMPortela desembaraçou-se assim do adversario, passando à eliminatoria seguinte.
Nota: Com o mau tempo a equipa da Portela ficou no sabado retida na Madeira, não se sabendo ainda a hora da chegada a Lisboa.
JUNIORES
 AMPortela - Academico Ciências   5-3
Grande jogo com um equilibrio permanente. Com uma 1ª parte sem brilho a AMPortela chegou a estar a perder por 3-1.Só com uma rotação de substituições a Portela conseguiu dar a volta ao resultado. A Portela tem banco que pode efectivamente fazer uma rotação capaz de manter os seus jogadores bem activos
JUVENIS
 AMPortela-Academico Ciências   3-4
Mais um jogo em que a AMPortela não teve a sorte do seu lado. Muitas bolas de golo perdidas, bem como 3 bolas nos postes não animaram os atletas da Portela. Este ano ainda não conseguiram pontuar. Algumas lesões condicionaram esta fase do campeonato. Para uma segunda fase, a recuperação é possivel e com alguma dose de sorte que lhes tem faltado, certamente poderão manter-se na 1ª Divisão de Honra.
INICIADOS
Arroja - AMPortela   1-3
Grande jogo entre duas boas equipas e muito equilibradas que estavam no topo da classificação. O resultado ao intervalo de 1-0 a favor da Arroja e uma grande exibição do guarda redes da Portela equilibravam o jogo esperando-se uma 2ª parte de  emoção tal a vontade com que os atletas da Portela se apresentaram em jogo.
E foi o que aconteceu. Com uma gestão exemplar nas substituições, a Portela mostrou-se bem ao adversário conseguindo  controlar as iniciativas do maior poder físico dos atletas da Arroja. Assim a meio da 2ª parte empata o jogo e na fase final pressiona o adversário conseguindo dar a volta ao resultado com 2 excelentes golos.
Esta equipa da AMPortela alem de moralizada está uma senhora equipa tacticamente evoluída.
INFANTIS
AMPortela - Olival Basto   8-0
Jogo bem ganho e bem jogado contra uma equipa menos experiente. Esta equipa da Portela mantem os lugares cimeiros da classificação, efectuando jogos muito regulares.
BENJAMINS
AMPortela - CPCDesportos   6-4
Jogo com um inicio dificil para a Portela que esteve a perder por 2-1 na 1ª parte. Com outra atitude na 2ª parte, a Portela virou o jogo a seu favor.

Etiquetas: ,

21 novembro 2014

Tertulia " Alimentar o Ser"- 29 Novembro


Etiquetas:

E Hoje, vai estar de Sol ou de Chuva ?

Para norte o ceu estava claro, mas para sul estava fusco.

Transito Complicado no Acesso a Lisboa

Um acidente na CRIL junto à Portela, complicou o trânsito esta manhã.

19 novembro 2014

Palmeira do Concordia

Esta Palmeira no terraço do Edificio Concordia foi atacada e em poucos dias ficou assim com este aspecto. Doente como está e a criar "bichos", não foi cortada e retirada no tempo conveniente, pois tem-se visto dezenas de escaravelhos a sairem e a esvoaçarem para as outras Palmeiras vizinhas. Com tanta impunidade, ninguem é culpado do que está a acontecer. O Ministerio dos "Sacos de Plastico", nunca tomou uma posição sobre esta praga. Nem com esta nem com a dos pinheiros, nem a dos sobreiros, nem a dos castanheiros, nem a das oliveiras....enfim. O ambiente verde, está cada vez mais castanho. Se houve Câmaras e Freguesias que se preocuparam com os seus Jardins e as suas Arvores, outras houve que não se preocuparam minimamente com esta epidemia, nem tentaram sequer.

18 novembro 2014

As Arvores e os Ventos - Tipuanas a tombar

Com o tempo invernoso a chegar, algumas das nossas arvores, especialmente as Tipuanas não irão suportar os ventos "encanados" que se fazem sentir na Portela. Estas arvores ainda jovens, mas com grande copa e raizes muito superficiais, não costumam aguentar os ventos que aqui se fazem sentir. Nos ultimos anos, algumas delas tombam e ficam torcidas pela acção dos ventos, apesar de amarradas a tutores. Para evitar tal situação é recomendavel, uma poda ligeira antecipada, por forma a evitar a resistência aos ventos. Está na altura de se começarem a "limpar" alguns ramos destas arvores.

Tipuanas tombadas e deformadas, devido aos ventos do Inverno passado
Nota: Já em Fevereiro passado se chamava a atenção para o que podia acontecer.  Vêr o link seguinte

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=33841232#editor/target=post;postID=5850198397420677579;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=8;src=postname

Etiquetas: , ,

17 novembro 2014

O Decapitar de uma Palmeira

Esta Palmeira na Rua Eça de Queiros, mais conhecida como a Palmeira do Dr. Morgado, foi decapitada quando ainda não se apercebia que estivesse ja atacada pelo Escaravelho.
Não ha duvida que todas as Palmeiras Canarias da Portela estão condenadas a morrer com o ataque desses tais Escaravelhos oriundos das Canarias. Não havendo vontade de as salvar, vai ser o destino de todas as Palmeiras mesmo as juvenis que ainda seriam faceis de tratar.
Esta Palmeira assim designada, foi mandada ali plantar pelo antigo Presidente da Junta que morava nesta rua e que muito a estimou.




Etiquetas: ,

16 novembro 2014

Desapareceram as Palmeiras

Teatro Musical da Portela

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

SENIORES
Sassoeiros - AMPortela  1-7
Jogo bem abordado pela AMPortela com uma 1º parte dificil. Foram tantas as oportunidades criadas e as bolas que não entravam que isto desorganizou o esquema tactico da Portela. Quase a chegar ao fim da 1ª parte a Portela faz o 1-3 e vai mais descansada para o intervalo. Na 2ª parte, a vontade e a qualidade tecnica dos seus atletas levou a chegar aos 1-7, resultado que poderia ser bastante mais dilatado.
JUNIORES
Ofic. São Jose - AMPortela  9-6
Jogo com muitos golos em que a Portela mais uma vez não se deu com o futsal directo da Of.São Jose. Estes praticam um futsal aguerrido à procura da bola e após 2 passes chutam sempre....e marcam. Pelo contrario a Portela quer jogar bonito e não aproveita devidamente as oportunidades.
Vitória com o mérito da Of. São José.
JUVENIS
Casal do Rato - AMPortela  7-5
Outro jogo com muitos golos. A Portela entrou mal e descrente  começando a perder muito cedo .
Uma 1ª parte apatica chegando a estar a perder por 5-0. Apesar do 5º golo ser logo no inicio da 2ª parte,a Portela reage com uma alteração tatica, chegando aos 5-3 estando ja  a jogar de igual para igual, assistindo-se a uma 2ª parte com muita entrega e emoção. Esta equipa da Portela se recuperar os seus atletas lesionados  para a 2ª fase,  tem todas as possibilidades de se manter na Divisão de Honra
INICIADOS
AMPortela - Bons Dias   4-2
Bom jogo e vitoria certa da Portela.
INFANTIS
Fonsecas Calçada - AMPortela  1-3 
Jogo disputado em Sacavem em que a AMPortela jogou bem e mereceu o resultado.
BENJAMINS
Jardim Amoreira - AMPortela   4-3
Jogo muito equilibrado com vitoria certa da equipa da casa

Etiquetas: ,

Baile Senior No Centro de Dia


Etiquetas:

14 novembro 2014

Feira Rural - 15 Nov




Etiquetas:

13 novembro 2014

Como recebemos ... 


Uma foto de que certamente se vai gostar, é a da primeira selecção Nacional de Futebol. Foi
 tirada em 1911  no CAMPO DA FEITEIRA, com a Igreja de Benfica em fundo., Adiciona-se também uma
 pequena nota histórica de um artigo na internet:
Camisolas ainda azuis e brancas, que foram as primeiras da Selecção, porque a bandeira teve essas cores a
té 1910 e a encomenda chegou atrasada, em Novembro de 1910. ...

Acabem de vez com a ideia militante e generalizada de que as primeiras camisolas 

da Selecção Nacional eram pretas, vermelhas, roxas, verdes e encarnadas ou seja lá o que for.
 As primeiras camisolas da Selecção Nacional foram azuis e brancas, bipartidas. Antes disso
, por falta de dinheiro, a Selecção jogou, em Huelva , com as camisolas do Sporting (verdes e brancas, bipartidas).

Em 1910 o único organismo representativo do Futebol Português era a Associação de

 Futebol de Lisboa (a Federação fora, provisoriamente apenas, suspensa nesse ano,
 regressando em 1914).

É com este equipamento que os «seleccionados» jogam. Entre eles, estão fundadores

 do Sporting, do Benfica e do Belenenses.
O primeiro a contar da esquerda da fila dos que estão em pé é Cosme Damião, o 3 da
 fila dos que estão sentados é Francisco Stromp.

Etiquetas:

12 novembro 2014

Câmara de Loures decide reabrir piscinas de Santa Iria

Câmara de Loures decide reabrir piscinas de Santa Iria

A autarquia explica que decidiu reabrir as piscinas de Santa Iria de Azóia na sequência da comunicação DGS.


A Câmara de Loures anunciou esta terça-feira que vai reabrir na quarta-feira as piscinas municipais da freguesia de Santa Iria de Azóia, que tinham sido encerradas hoje como medida de prevenção do surto de 'legionella'.

Em comunicado, a autarquia explica que decidiu reabrir na quarta-feira as piscinas de Santa Iria de Azóia na sequência da comunicação desta terça-feira da Direção Geral de Saúde (DGS), que referiu não existirem "indícios de extensão do risco de doença para lá da zona já delimitada", aludindo às três localidades do concelho de Vila Franca de Xira mais afetadas por este surto.

Além do encerramento provisório das piscinas de Santa Iria da Azóia, a Câmara de Loures tinha adotado outras medidas de prevenção, nomeadamente o reforço do cloro na água fornecida na rede municipal e o fecho de todas as fontes ornamentais, que voltarão a ser novamente ligadas na quarta-feira.

Os últimos dados divulgados esta tarde, em comunicado, pela DGS, referem que foram identificados até agora 278 doentes infetados com' legionella', mantendo-se as cinco vítimas mortais reportadas na segunda-feira.
 

Etiquetas: ,

GNR monta flagrante a gang de Camarate em plena A1


Grupo actuava com rigor militar. Operações noturnas não demoravam mais de 7 minutos.

 

Desde o início do ano que a GNR se tinha apercebido da diminuição de roubos violentos a carrinhas de tabaco e um aumento nos furtos de máquinas de tabaco em estabelecimentos comerciais – 26 só entre maio e junho e apenas nos distritos de Lisboa, Leiria, Santarém e Setúbal. A investigação conduziu os militares a um grupo com base na zona de Camarate, Loures. 

Vigiados de perto por elementos do Grupo de Intervenção de Operações Especiais, em articulação com o DIAP de Lisboa, foram travados na madrugada de anteontem, na A1. Ainda tinham no carro o produto do último assalto – 294 maços de tabaco, 4173 euros em dinheiro, ferramentas e luvas usadas para arrombar um café na Atouguia da Baleia, em Peniche, pelas 03h00.

Chefiado por Mário M., o grupo de 11 homens – todos detidos – atuava com um rigor quase militar: furtavam sempre carrinhas Ford Transit, vigiavam os alvos na véspera dos assaltos, nunca demoravam mais de sete minutos dentro dos estabelecimentos arrombados, desmantelavam as caixas de tabaco em andamento e regressavam a casa no carro de um dos elementos do grupo que não tinha estado nesse crime. Todos os elementos do gang têm antecedentes criminais, alguns por roubos à mão armada e até homicídio na forma tentada. Um deles estava foragido da cadeia. O grupo é suspeito de ter causado prejuízos superiores a 130 mil euros.

Etiquetas: ,

11 novembro 2014

Baile Senior no Centro Social


Etiquetas:

10 novembro 2014

Magusto de S. Martinho


Etiquetas: ,

06 novembro 2014

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana


SENIORES
AMPortela - Leceia  7-1
Jogo desequilibrado em que a AMPortela acabou por dominar completamente o adversario. Entrada com muito entusiasmo a arrumar logo o jogo para que não houvesse surpresas, mas depois foi a inquietude do costume. Cada um se quis recrear à sua maneira, dando outra vez ideia de equipa desorganizada. Assim ficaram muitos golos por marcar que poderão vir a fazer falta na classificação final.
JUNIORES
Casal Rato - AMPortela  4-7
Jogo  bem conseguido com vitoria certa da melhor equipa. Esta equipa de Juniores que é uma das mais bem apetrechadas dos ultimos 10 anos está efectivamente no bom caminho para fazer um campeonato regular. Pena foram as primeiras jornadas com um descontrole injustificado. Esta equipa tem um banco muito satisfatorio em quantidade e boa qualidade
INICIADOS
Porto Salvo - AMPortela  2-5
Para muitos uma surpresa esta equipa de Iniciados. Tem conseguido bons resultados e este é um daqueles merecidos contra uma equipa que tem bons pregaminhos nos escalões de formação. Vitoria concludente .
INFANTIS
AMPortela - Povoa Sto Adrião  11-3
Diferença significativa entre estas duas equipas. Mesmo assim interessante de seguir.
A equipa da AMPortela tem uma equipa bem estruturada e tambem é das melhores das ultimas epocas.
BENJAMINS
AMPortela - Colegio Monte Maior 3-5
Neste escalão e contra uma equipa de Colegio onde as diferenças nas fontes de recrutamento são significativas é sempre curioso ver a luta que as equipas travam.  A equipa do Colegio apresenta um ritmo de jogo e de conjunto muito proprio. Mereceu o resultado.

Etiquetas: ,

FUTSAL - A Historia de um Portelense que se iniciou na AMPortela

Fernando Parente entrevista Ricardo Caturra

“a minha carreira devia ter terminado há três anos”
Ricardo Caturra 36 anos, Universal, Fez a sua formação no AM Portela, clube que fez a sua passagem aos seniores, no início da década noventa representou o Sporting CP onde se sagrou campeão, e antes de ingressar no Olivais onde na primeira passagem teve nove época passou pelo Atlético CP, após nove anos em Olivais regressou ao clube que o formou durante duas épocas para regressar novamente ao Olivais, clube que ainda representa apesar da sua veterania.
É Internacional “A” e Universitário, pois só deixa de o ser quando largar as sapatilhas e nesta entrevista fala de todo o seu percurso no mundo do futsal.
Fernando Parente [FP]: Caturra, há 23 anos que jogas Futsal federado em Portugal, passaste por todas as transformações da modalidade. Achas que o Futsal evoluiu em todos os sentidos, ou ainda existe algo onde pode evoluir?
Ricardo Caturra [RC]:
E que transformações, dos jogos dos ringues para os pavilhões, das faltas ilimitadas às cinco faltas, do tempo corrido ao tempo cronometrado, e mais taticamente do 1/2/1 para o 4/0 e para o 3/1. Tudo isto ajudou e muito para a evolução do Futsal, em todos os sentidos, assim como para a evolução dos jogadores, treinadores e equipas de arbitragem, mas continua a haver, na minha opinião, muita margem de evolução numa modalidade como esta.
FP: Estiveste ligado a um grande clube em Portugal, o Sporting, na altura treinado pelo Orlando Duarte e onde também te sagraste campeão. Como foi digerido o fato de teres sido campeão e no final dessa época sair?
RC:
Foi um dos momentos mais tristes da minha carreira desportiva, foi uma época extraordinária a todos os níveis, sem derrotas, com um plantel curto, onde havia um misto da irreverência da juventude complementada com a experiência dos mais velhos.
No final da época o Mister Orlando saiu para se dedicar a full-time à Seleção Nacional, chegando o Mister Beto Aranha. Iniciei a época como jogador do Sporting, mas no final da pré-época, o Mister falou comigo, explicou-me que o plantel tinha muitos jogadores o que estava a dificultar o processo de assimilação do modelo de jogo.
Como tinha sido dos jogadores menos utilizados que tinham transitado da época anterior, devido à qualidade que me reconheceu e à jovem idade, achou que o melhor seria “rodar” noutra equipa da 1ª divisão (Atlético), evitando ficar mais um ano com perspetivas de jogar pouco.
FP: Como consideras a tua passagem pelo Sporting Clube de Portugal?
RC:
Foi sem dúvida um ano de aprendizagem do que era o Futsal, era tudo novo para mim, quem conhece o trabalho do Mister Orlando sabe bem do que falo, a qualidade estava lá, no entanto faltava aliar todas as outras componentes que são necessárias para jogar numa equipa como o Sporting, que sempre lutou por todos os títulos.
FP: Como foi trabalhar com Orlando Duarte no Sporting, e depois nas Seleções Nacionais, A e Universitária? Existiam diferenças entre um e outro?

RC: O difícil é apenas o começo, perceber e assimilar todo o trabalho do Mister Orlando, a partir daí, tudo se torna fácil, seja em que equipa for.
FP: Além do Orlando Duarte, tiveste outros treinadores, sendo o mais notório na tua evolução e afirmação como jogador, penso eu, o Luís Alves no SL Olivais. Foram os dois técnicos mais marcantes que tiveste ao longo desta tua carreira?
RC:
Foram sem dúvida dois dos treinadores que mais marcaram a minha vida no Futsal, que me ajudaram a crescer, não só como jogador mas também como ser humano, estiveram nos meus momentos mais altos e fizeram de mim o que sou hoje, embora não possa deixar de lembrar também o Mister Carlos André, que me deu a oportunidade de começar a jogar Futebol 5 nos Juvenis da Portela e uns anos mais tarde me lançou nos Seniores da Portela, mas também de todos os outros, que de uma maneira ou outra, contribuíram para a minha evolução desportiva.

FP: Tu, tal como muitos atletas em Portugal, tornaste-te numa das referências da modalidade, principalmente quando representaste o SL Olivais, clube ao qual regressaste o ano passado. Que diferenças encontraste no clube desde a tua saída em 2011 para o teu regresso em 2013?
RC:
Quando se trabalha nove anos num clube e quando se regressa passados dois anos, em que toda a sua estrutura está inalterada, não se encontram diferenças, é como regressar a uma casa da qual nunca saímos, o que torna a “readaptação” muito fácil, a principal diferença foi a exigência necessária, a todos os níveis, de um regresso a uma primeira divisão.
FP: Fizeste a tua formação na modalidade na equipa do Portela, onde passaste os teus primeiros oito anos, de 1992 a 2000 e onde regressaste 11 anos depois. Pode-se dizer que Portela e SL Olivais são os teus grandes amores na modalidade?
RC:
Sem dúvida, é impossível que assim não seja, são as minhas duas famílias, e não falo só a nível do Futsal, foi nestes Clubes que fiz as minhas principais Amizades, onde cresci como homem e como atleta, onde ganhei alguns dos meus melhores Amigos.
FP: O que te une tanto a esses dois clubes?
RC:
São dois clubes “bairristas”. Na Portela jogava-se por amor à camisola, como se deveria jogar em qualquer seleção nacional, e o Olivais conseguiu recriar esse mesmo espírito de amor à camisola, onde os laços de amizade entre todas as estruturas são muito fortes.
FP: Sentes que depois de seres um dos atletas mais utilizados na Seleção Universitária (22), que 4 Internacionalizações na Seleção A, souberam a pouco, uma vez que o Selecionador era o mesmo?
RC:
Olhando para trás e para a qualidade de todos os jogadores que compunham a Seleção Nacional, era muito difícil ser jogador “não-profissional” e ser chamado à Selecção A. É com muito orgulho que recordo essas quatro Internacionalizações, na minha modesta opinião, foram conseguidas numa geração de ouro do Futsal Português, onde privei com os melhores jogadores da modalidade, e que assim serão considerados por muitos e muitos anos.
FP: Dos quatro mundiais universitários em que estiveste presente, qual foi aquele que te marcou mais?
RC:
Foi o primeiro, sem dúvida, pela minha inexperiência e imaturidade em competições deste género, pela realidade do que é um Camp. do Mundo Universitário, por todo o companheirismo inerente a essa Seleção, pelas aventuras e desventuras vividas, por todo o rol de emoções associados, foram aspetos que me marcaram para a vida. Contudo, o principal e que recordarei para sempre, foi poder jogar pela primeira vez contra alguns dos melhores jogadores do mundo, e que alguns deles, hoje, já são lendas do Futsal.
FP: Além da tua importância no Futsal de alta competição, foste um dos atletas com mais internacionalizações da Seleção Universitária, como referi à pouco. Como vês agora essa competição, quer os Mundiais, quer os próprios CNU´s?
RC:
Em relação aos Mundiais Universitários, mesmo de fora, continuo a acompanhar os 7 dias de competição como se do meu clube se tratasse. Foi uma Competição e uma Seleção que me marcou positivamente, e que jamais esquecerei. Já em relação aos CNUs, deixei de acompanhar desde que deixei o ISCAL. Infelizmente estive presente apenas num, mas fico com a ideia de que era uma competição muito mais forte do que é hoje em dia.
FP: E de todas as equipas que integraste nos campeonatos nacionais, qual a que se tornou inesquecível?
RC:
O Olivais, por tudo o que consegui como jogador a nível individual e coletivo.
FP: De todos os títulos que conquistaste e do teu bom desempenho, qual foi para ti a melhor época desportiva?
RC:
É difícil, mas se tivesse que escolher uma época seria a de 2005/2006, em que fomos eliminados pelo Sporting nas ½ finais dos play-off (no prolongamento do terceiro jogo e num estranhíssimo golo de ressalto num “canto directo”), e que culminou com a chamada à Seleção Nacional A para realizar o Mundialito de Futsal no Algarve.
FP: Para um atleta como tu, reconhecido pela tua capacidade técnica, leitura de jogo, inteligência na abordagem do mesmo, sentes que o Atlético, após saíres do Sporting, foi uma aposta falhada?
RC:
Tal como já referi, o Atlético não foi uma aposta minha, foi um “arranjo” que fizeram para que pudesse continuar a competir e a evoluir na 1ª divisão, e hoje, felizmente, posso agradecer por isso ao Mister Luís Alves, que apostou em mim e me potenciou no Futsal.
FP: Quais as maiores dificuldades tidas nesses dois clubes para apenas permaneceres um ano em cada um?
RC:
No Sporting, a adaptação, sem margem para dúvidas. Vinha de uma realidade completamente diferente a nível tático e competitivo, e encontrei jogadores que para além da sua qualidade, já eram bastante evoluídos nessas vertentes, o que tornou mais difícil ganhar o meu “espaço”, mas que me ajudaram bastante na minha evolução.
O Atlético, foi um projeto que fracassou estruturalmente, como infelizmente continua a acontecer no Futsal. Acabei por sair juntamente com o Mister Luís Alves e com mais cinco jogadores para o Olivais, onde acabámos por relançar as nossas carreiras. Foi mais uma decisão feliz e acertada da minha carreira.
FP: Fazes parte da mobília dos clubes, tanto do Portela como do SL Olivais. O término da carreira penso que ainda vem longe, mas pensas terminar a mesma num desses dois clubes, aos quais estás ligado umbilicalmente?
RC:
Para ser sincero, a minha carreira devia ter terminado há três anos quando me mudei para a Portela. As obrigações de Marido e de Pai estavam e estarão sempre em primeiro lugar, era juntar o útil ao agradável no clube que me viu nascer para o Futsal, estar perto de casa e conciliar os treinos/jogos com a disponibilidade familiar, e numa equipa de amigos, sem grandes obrigações desportivas para uma 3.ª divisão, mas a nossa qualidade não deixou que isso acontecesse, fomos mais longe do que alguém poderia imaginar. Voltámos a criar a verdadeira mística da Portela, subimos de divisão e fomos eliminados pelo Modicus nos 1/4 final da Taça de Portugal num grande jogo, sinal de que estávamos vivos, e o “bichinho” voltou a despertar…
Agora no Olivais voltou o entusiasmo pelos grandes jogos, pela essência da competição, por ser melhor, de provar que apesar da idade ainda consigo competir ao mais alto nível, de poder voltar a jogar contra os melhores da “velha guarda” e ao mesmo tempo contra os melhores da nova geração, mas respondendo à tua pergunta, SIM, vou de certeza terminar num destes dois Clubes, só o tempo e a família dirá em qual e quando.
FP: Foste campeão em todas as divisões nacionais, embora em clubes diferentes. Achaste benéfico o término da 3.ª Divisão?
RC:
É uma questão onde ainda tenho algumas dúvidas, pessoalmente não acho que tenha sido benéfico, embora financeiramente seja menos dispendioso para os Clubes. Já a nível competitivo não me parece que seja mais vantajoso, mas só com o decorrer dos campeonatos é que poderemos ter uma ideia dos prós e dos contras.
FP: Amigo Caturra, deixas-te algo por dizer que não tenhas referido nas questões anteriores?
RC:
Acho que está tudo dito, fizeste-me reviver 23 anos de Futsal, tantos momentos, tantas alegrias, poucas tristezas, tantos amigos, tantos jogadores e alguns treinadores. Queria agradecer-te pelo convite para responder às tuas perguntas, foi um prazer, espero que continues o bom trabalho em prol do Futsal, seja como jornalista, seja como treinador, o Futsal merece uma pessoa como tu. Tenho orgulho de ter tido o prazer de ter sido teu colega e adversário, um grande abraço meu amigo.
http/www.futsal-porto-distrital.com/fdp/index.php?

Etiquetas: ,

03 novembro 2014

Queda das Palmeiras


Entre a Igreja e o Centro
 Entrada de Torre na Av. Republica. Havia 2 Palmeiras

 Rotunda da Farmacia Nova da Portela