30 abril 2016

Mais um Acidente no Entroncamento das Av. do Ralis com a Av. da Republica

Mais um acidente esta manhã naquele entroncamento.
Praticamente é o unico local da Portela onde se verificam acidentes motivados por um deficiente sistema de semaforização do entroncamento.
Para quem vem de Sacavem  via Lidl e quer entrar na Portela, é realmente assustador. 
Há situações em que parece que o transito está cortado nos semáforos para quem vem de Lisboa....mas não está.
As pequenas palmeiras existentes no separador central "escondem" quem vem na faixa esquerda e com sinal verde e quer seguir em frente. Esse tipo de embates são inevitáveis. Se vem da zona das Escolas ou do Lidl e quer entrar na Portela, tenha os maiores cuidados. 
A morte espreita-o.
Mais do que nunca se justifica uma tal Rotunda que anda pensada e repensada há muito tempo pois a Av.do Ralis é uma das vias principais que liga Lisboa a Sacavem e tem um enorme trafego a determinadas horas do dia.
Os acidentes que ali se têm dado e os prejuizos que la foram causados, justificam que seja estudada ali uma Rotunda devidamente estruturada.
Este entroncamento dentro da Urbanização da Portela , foi pensado só como via de entrada na Portela. Com a envolvência da Expo e com a criação de uma das mais importantes ligações de Lisboa a Sacavem,  passando pela Av. do Ralis, criou-se assim naquele entroncamento um dos Pontos Negros do nosso transito urbano.
Justificava-se já na altura,  com este trânsito variado, que fosse  salvaguardada uma entrada segura na Urbanização da Portela.
Isto passaria e deverá passar pela criação de uma Rotunda que "acalme"  o trânsito naquela zona.


Etiquetas: ,

28 abril 2016

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

ALVOR FM dá o relato do Portimonense - AMPortela/ZonaOptica … sábado dia 30  pelas 18H… 
Toca a sintonizar… 90.1…
SENIORES
Portimonense - AMPortela/ZonaOptica  3-2
A AMPortela  esteve a perder por 3-0 mas na 2ª parte recuperou e esteve quase a obter o empate. A maior maturidade dos jogadores da casa não deu muitas hipoteses aos jovens da Portela.

Etiquetas: ,

27 abril 2016

OPTIMISTIC SUBURBIA?

SEMINÁRIO SOBRE A URBANIZAÇÃO DA PORTELA

Etiquetas: ,

26 abril 2016

ESPLANADA DA PORTELA - Obras em Curso

Já se encontra limpo o espaço para o inicio das obras da nova Esplanada da Portela. Depois da autorização da Câmara para demolir todo o edificado da antiga Esplanada, aguarda-se a rapidez da Câmara para dar o devido "andamento" às licenças de começo da construção.


Etiquetas: ,

22 abril 2016

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

Atenção que os jogos em casa são na Escola Bartolomeu Dias em Sacavem, atendendo às comemorações do 25 de Abril que se realizam na Escola Arco Iris
SENIORES
AMPortela/ZonaOptica - Boa Esperança  5-1
Grande jogo com vitoria certa. Foi pena alguns pontos perdidos em jornadas anteriores
JUNIORES
AMPortela/ZonaOptica - Norte Crescente Açores  3-1
Vitoria importante perante uma equipa complicada. A AMPortela necessitava de vencer  e venceu passando assim à fase Final da Zona Sul.
JUVENIS
AMPortela - Leões Porto Salvo  6-7
.
INFANTIS
Olival Basto - AMPortela  2-1
Jogo que podia ter corrido melhor à Portela. Tinha equipa para não sair derrotada de Olival Basto.

BENJAMINS A
Fonsecas e Calçada - AMPortela  0-3
BENJAMINS B
AMPortela - Unidos Arcena  0-6
,




Etiquetas: ,

19 abril 2016

A PORTELA FOI E CONTINUARÁ A SER A MELHOR LOCALIDADE DO CONCELHO

A PORTELA FOI E CONTINUARÁ A SER A MELHOR LOCALIDADE DO CONCELHO DE LOURES, O FUTURO EM LOURES.
2016-04-15
(Editorial - Boletim “Moscavide e Portela Mais Perto, n.º 15,Março / Abril 2016)

Duas localidades, uma freguesia – Respeito pela diferença – A Portela 
Em 2013, aquando da Reorganização Administrativa do Território, que uniu as Freguesias da Portela e de Moscavide, a Portela era reconhecida por ser uma referência no concelho de Loures e na zona Oriental da Grande Lisboa, no âmbito da acção social, do apoio à educação e das actividades culturais e recreativas que realizava. Os Portelenses recearam inicialmente a união das freguesias. Porque Moscavide era uma realidade muito diferente, organizada territorialmente de forma distinta, com espaços públicos aparentemente menos cuidados, com pessoas culturalmente distintas.... Porque se receava uma “desatenção” à Portela, um descuido com os espaços públicos (a Portela era reconhecida por ser  um “jardim”), um distanciamento face à população.... Receava-se, em suma, uma perda de identidade. Por sentir na rua este receio, candidatei-me e reuni uma Equipa a Sério, com o lema “Duas localidades, Uma freguesia” e sempre subordinada à ideia de “um olhar atento, um futuro melhor”.
Pese embora as diferenças e os aparentes receios, continuamos efectivamente a trabalhar para a população da Portela, dos mais novos aos mais velhos, dos mais carenciados aos que vivem sem dificuldades, sem olhar a cores políticas e sem discriminações sociais. Mantivemos a identidade desta localidade. Respeitamos a diferença – sou, no entanto, Presidente de toda uma freguesia, Moscavide e Portela, de todas as pessoas, não relevando as suas ideologias, os seus credos, mas estando sempre atenta às suas necessidades, aos seus desejos; só com esta actuação me revejo enquanto actor interveniente na política local.
As pessoas continuam a ter voz, nomeadamente através do projecto “Arranje a minha rua... Arranje o meu bairro”; é fundamental a sua participação na vida da freguesia e na actuação da Junta de Freguesia, sempre numa óptica de melhoria da qualidade de vida e da segurança de todos. Pratica-se, de facto, uma política de proximidade, estando a Presidente da Junta de Freguesia em permanente contacto com a população, quer presencialmente, quer via telefone ou email.
Os apoios sociais diversos e dirigidos a quem mais precisa são uma realidade: alimentos (Projecto de “Recolha e Distribuição de Alimentos”), roupas, medicamentos, deslocações ao médico, comparticipação de despesas básicas, medidas de apoio a despesas com os estudos, manuais escolares gratuitos , Banco de Ajudas Técnicas, Programa de Emergência Social. Continuámos a reconhecer o mérito escolar de alunos do Agrupamento de Escolas da Freguesia, a promover actividades desportivas, culturais e lúdicas – passeios culturais, exposições, concertos, espectáculos do Grupo de Teatro Musical da Portela, aulas de guitarra clássica para jovens promovidas pelo Grupo Contrastos, e espectáculos realizados pelo grupo, espectáculos do Grupo de Cavaquinhos "Os Lírios" e do Grupo de Concertinas para os portelenses, aulas de cavaquinhos e de concertinas e de danças tradicionais dirigidas a maiores de 50 anos, Reforma Activa, Sábados em Movimento, Portela em Festa, Festivais de Ginástica, Feira “Coisas e... Loisas”, apresentações de livros de portelenses e “amigos” da Portela –, a facultar espaços para que muitas outras actividades aconteçam... E, demos corpo a novos projectos: Aulas de Inglês, Informática para Todos, Festival Gastronómico de StreetFood “Sabores sobre Rodas” da Portela....
Com a união das freguesias, a Portela passou a poder beneficiar de um autocarro, de um Centro de Dia Social e Comunitário, de uma Creche Jardim-de-Infância, de um Centro Cultural e de um auditório, onde se têm realizado inúmeros concertos, festivais de acordeão, espectáculos de teatro, iniciativas no âmbito da Educação, da dinamização do comércio local, entre outras. A Portela passou a beneficiar ainda de todos os eventos realizados na Vila de Moscavide, Desfile de Carnaval, Feira de Saberes & Sabores, Sunset Moscavide, e de todos os outros que ali decorram. Não menos importante, a Portela passou a beneficiar de um grupo de trabalhadores com qualificações e competências que vieram acrescentar valor aos recursos humanos existentes na Portela. E a Portela continua “Um Jardim”! Dos serviços administrativos à área social, das obras à limpeza urbana e às zonas verdes, da Creche Jardim-de-Infância ao Centro de Dia, os funcionários e colaboradores da Junta de Freguesia trabalham para, diariamente, servir todos, sem excepção! A Freguesia somos todos nós! E a PORTELA constitui parte muito importante nesse todo! Ajude-nos a cuidar da Portela! A sua confiança ajuda-nos a querer fazer mais e melhor!

Etiquetas:

Podas Radicais Nunca Mais

 Podas radicais nunca mais.

 Na época do ano em que por todo o país se multiplicam os trabalhos de poda, quer nos espaços privados quer nos públicos, a bióloga da Universidade de Aveiro Rosa Pinho deixa o alerta contra “as podas radicais a que as árvores são sujeitas, que lhes tiram a beleza e reduzem drasticamente as suas funções ecológicas”.
 Um cenário frequente que a responsável pelo herbário da academia de Aveiro quer ver alterado: "as nossas árvores continuam à mercê das vontades e não do conhecimento”
Artigo de opinião de Rosa Pinho, investigadora do Departamento de Biologia e responsável pelo Herbário da UA


O Filme Maxamba



FILME "MAXAMBA"
2016-04-18
O filme “Maxamba”, realizado em 2015 por Sofia Borges e Suzanne Barnard, filmado no Bairro da Quinta da Vitória, na Portela, será apresentado no Indie Lisboa no dia 30 de Abril, às 18h00, no Cinema São Jorge, na sala Manuel Oliveira. 
O filme surge na sequência de um trabalho de pesquisa e criação artística levada a cabo por Sofia Borges, apoiado inicialmente pela Junta de Freguesia da Portela e, actualmente, apoiado pela Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, com o objectivo de levar este projecto de excelência, e o nome da Portela, mais longe, para fora de Loures e da Portela.
A Portela e a Freguesia de Moscavide e Portela estão de parabéns!
Mais informações em
 www.maxambafilm.com

Etiquetas:

A Entrevista da Presidente da Junta de Freguesia à Radio Horizonte FM


Acompanhe no link  a Entrevista dada pela Presidente da Junta

18 abril 2016

FUTSAL - Há 20 Anos era esta a Equipa da AMPortela

Grande equipa, grandes atletas...tudo feito na Portela.
Equipa de 1996/97

1º Plano: Alex Silva, João Felgar, Orlando Serra, Daniel Dias, Nelson, Paulo Pato e Pedro Garção 
2º Plano: Pedro Santos, Nogueira (Mass.), Andre Macedo (Trein.), Luis Macedo (Tr.Adj.), Dir. Domingos ,? e Rui Baptista, 
3º Plano: Pedro Macedo, Carlitos, Sergio Sousa, Jaime Morgado,Nuno Almeida, Tiago Calha,Ricardo Salada e Ricardo Caturra

Etiquetas: ,

17 abril 2016

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

SENIORES
Norte Crescente - AMPortela/Zona Optica  2-3
Excelente vitória da AMPortela em S.Miguel nos Açores. Não foi um jogo fácil, mas foi uma vitória merecida. Apesar da maior experiência das outras equipas da Serie, não se viu ao fim da 1ª volta equipa que tivesse sido superior à AMPortela. Tem sido a experiência que tem determinado os vários resultados menos positivos por parte da AMPortela.
JUNIORES
CR Piedense - AMPortela/Zona Optica  4-3
Jogo emotivo com resultado equilibrado.  Arbitragem irregular com 2 cartões vermelhos completamente despropositados.O jogo decisivo para apuramento será no proximo fim de semana contra a equipa açoriana.
JUVENIS
Casal do Rato - AMPortela  3-8
Jogo que era para ganhar...e ganhou-se.
BENJAMINS A
 AMPortela A - Casal do Rato  3-5
Jogo muito vivo e com muito equilibrio. A AMPortela perde este jogo apesar de ter sido a equipa que mais dominou e mais oportunidades teve de marcar. Uma fase de aprendizagem muito interessante.
BENJAMINS B
AMSAC - AMPortela B  2-4
Vitoria significativa desta equipa no escalão de Benjamins.  Com a mobilidade entre atletas das duas equipas de Benjamins, a AMPortela consegue assim dar-lhes determinada experiencia competitiva,


Etiquetas: ,

16 abril 2016

Feira Coisas e Loisas - 16 Abril - Cancelamento

Não se realizou a Feira porque a Junta de Freguesia desmarcou-a sem informar e avisar os frequentadores habituais.

Esta manhã e com bom tempo, muita gente se dirigiu ao local, estranhando a ausencia de feirantes e dos separadores que já lá tinham sido instalados no dia anterior. Algumas pessoas ainda se dirigiram ao Edificio da Junta, pensando que o local tivesse sido para lá mudado devido à previsão de mau tempo.
Não havia mesmo feira e nem havia qualquer cartaz ou panfleto a avisar do seu cancelamento. Tambem não apareceu nenhum colaborador da Junta a explicar a decisão tomada. O tempo ate esteve bom toda a manhã, tendo ate havido realizações de outras feiras com muito mau tempo e com chuvas perssistentes. A maioria das pessoas dirigiu-se ao quiosque para saber do que se passava, mas no quiosque tambem não se sabia de nada.

Etiquetas:

15 abril 2016

SAUDADES DA ESPLANADA DA PORTELA


Foram quase tantos os cafés que bebi nesta casa como as memórias que guardo dela. Foi nesta casa que apanhei a primeira bebedeira. Foi nesta casa que fumei pela primeira vez. Foi nesta casa que soube que uma pessoa que eu adorava morreu atropelada. Desta casa fui um dia "convidado a sair" porque (por causa de um jogo de futebol) andei à tareia com um dos meus melhores amigos. Nesta casa acabei muitas e maravilhosas tardes e comecei outras tantas noites. Nesta casa participei em inúmeros concursos (Matrecos, Karaoke, Setas, Quiz, etc). Nesta casa vibrei com o percurso de Portugal no Euro 2004. Foi esta casa que deu o nome à minha banda. Em suma: Desta casa fui mobília. Agora, que esta casa foi abaixo, sobra a triste sensação que metade da minha vida foi à vida 😢
Gosto
Comentar

Etiquetas: ,

14 abril 2016

LOURES UTIL - 1º ENCONTRO - Universidades Seniores do Concelho de Loures

Aos Professores e Alunos  da Universidade Senior da Portela

A Câmara Municipal de Loures promove na próxima sexta-feira, dia 15 de abril, o LOURES UTIL - 1º ENCONTRO. Esta iniciativa visa "promover a partilha de experiências e metodologias usadas no dia-a-dia, como resposta social para a promoção de um envelhecimento ativo nas Universidades Séniores do Concelho".
 Todos os alunos são convidados a participar neste evento que se realizará no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, e para o qual a Câmara Municipal de Loures cede, gentilmente, o transporte.
 Inscreva-se, até 12 de abril (terça-feira), no Gabinete de Apoio à Coordenação da Universidade Sénior Portela Sábios e participe ativamente nesta ação.

Etiquetas: ,

A Entrevista da Presidente da Junta vista pelo Filho do derrotado nas Autarquicas.

Ricardo Lima (14/4/2016 /Facebook)                                         
REPOR A VERDADE: Entrevista dada hoje pela Presidente da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela à Rádio Horizonte Tejo
Quanto à entrevista que a Sr.ª Presidente da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela deu na Rádio Horizonte FM. O meu comentário prende-se em primeiro lugar com a enorme falta de vergonha da pessoa em questão. É certo que a Senhora de relevante ou especial interesse, nada disse. A entrevista revela bem o carácter duvidoso da figura. Trata-se do regresso da versão “mentirosa- compulsiva” da entrevistada, que em poucos minutos conseguiu faltar à verdade, tantas vezes, que falou de uma realidade imaginária, completamente inexistente, sem qualquer identificação com a situação real que se vive na União das Freguesias de Moscavide e Portela gerida pela Senhora em questão.
A Senhora Presidente, em dois anos e meio da sua gestão, colocou a freguesia à beira do abismo, em dois anos e meio revelou o embuste das suas promessas eleitorais, demonstrou total incompetência na resolução dos problemas da população e total irresponsabilidade na gestão da freguesia que resultou numa gestão financeira desastrosa. Em suma, em dois anos e meio conseguiu destruir o que de melhor existia em Moscavide e na Portela.
Foi de forma incrédula que ouvimos dizer que os trabalhadores da autarquia estão “muito contentes”, é algo surreal, quando é conhecido de todos que em menos de 3 anos, mais de três dezenas de trabalhadores das extintas Juntas de Freguesia da Portela e Moscavide pediram para sair e deixar de exercer funções nesta autarquia. É público e do conhecimento de todos a existência de processos judiciais que decorrem em tribunal pela forma como os trabalhadores tem vindo a ser tratados, quando existem várias denúncias de assédio moral a trabalhadores, de castigos aplicados sem instauração de qualquer processo de inquérito e/ou disciplinar conforme é exigido legalmente e num total desrespeito dos direitos dos trabalhores. É também do conhecimento público a existência de demissões de trabalhadores que fizeram parte do quadro da autarquia durante muitos anos, por não conseguirem lidar com as atitudes da Senhora Presidente. É necessária muita falta de honestidade intelectual para proferir tantas inverdades.
Relembro resumidamente o desastre governativo da Gestão da Sr.ª Presidente Manuela Dias e do seu executivo: Desmantelamentos dos serviços sociais, aplicação e aumento ilegal e brutal das taxas e preços, regulamentos ilegais, gestão financeira caótica, prestações de contas ilegais, ligações duvidosas com empresas, procedimentos administrativos irregulares, gestão desastrosa na limpeza urbana e manutenção do espaço público, relação de conflito com o movimento associativo, ausência de apoio às forças vivas da freguesia, corte brutal na educação, entre tantas outras coisas.
Tendo em consideração que a senhora em questão, face às suas posturas e atitudes, não merece que se perca muito mais tempo com a mesma, fica aqui registada a minha indignação e inteiro repudio pelas declarações proferidas pela Presidente da União das Freguesias de Moscavide e Portela, Manuela Dias, na entrevista de hoje.

Ricardo Lima (14/4/2016 /Facebook)

Etiquetas:

13 abril 2016

Entrevista da Presidente da Junta - Dia 14 Abril

Bota Abaixo da Antiga Esplanada da Portela

Em bom andamento a demolição das antigas instalações da Esplanada da Portela. Com um projecto novo aguarda-se o inicio das obras.
 A burocracia que existe sempre nestas coisas, com desenhos e mais desenhos , propostas e mais propostas, depois de passar por tantos departamentos das Câmaras, falta sempre qualquer coisa mais. Hà sempre mais um papel que falta. É isso o que se passa em todos os serviços camararios deste nosso país. Coisas que parecem simples levam tempos e tempos a resolver.
Mas porquê? Há quanto tempo os interessados meteram os papeis na Câmara?
Quanto tempo se arrastou o processo do Quiosque no Jardim Almeida Garrett que ainda não foi inaugurado? Dois anos? É assim que as burocracias e os burocratas ajudam a fazer alguma coisa?




Etiquetas: ,

Baile Senior - 17 Abril


Etiquetas:

12 abril 2016

OBRAS - Repavimentação da Rua dos Escritores

Esta manhã já se procedeu à repavimentação da Rua dos Escritores em frente à Alameda da Associação dos Moradores.  Para a ligação dos esgotos do novo Quiosque, foi necessario abrir valas e meter tubaria até uma caixa existente na Av. dos Escritores. Depois de um minimo de consolidação dos aterros, procedeu-se esta manhã à respectiva  repavimentação da Rua.



Etiquetas: , ,

11 abril 2016

Apoio ao Preenchimento do IRS


Etiquetas:

09 abril 2016

FUTSAL - Jogos Próximo Fim de Semana

SENIORES
AMPortela/ZonaOptica - GDR Vinhais  3-4
Jogo muito equilibrado com as duas equipas a não quererem perder. À maior maturidade do Vinhais , a Portela respondeu muito bem com toda a sua juventude, conseguindo ter fases de jogo com boa superioridade.
Chega-se ao intervalo com com um empate a 1-1, mas na 2ª parte a Portela embala e faz naturalmente o 3-1 dominando o jogo e com os atletas do vinhais já de braços caídos.  Um falhanço flagrante  com mais um rodriguilho a Portela não faz o 4-1 que mataria aí o jogo.
Numa atitude mesnos conseguida procede-se a substituições que afundaram de imediato a Portela, Nessa sequência o Vinhais reduz para 3-2 e pouco tempo depois em completo desacerto da Portela o Vinhais empata a 3-3. A partir daqui, com a equipa partida e castigada de faltas o Vinhais assume o jogo e vence o jogo por 3-4 a pouco mais de 2 minutos de jogo.
Alem duma arbitragem que em nada beneficiou a Portela, as substituições efectuadas nos tempos menos adequados, afundou a AMPortela numa fase já adiantada da 2ª parte.
Assistiu-se a uma arbitragem esquisita em que ambas as equipas não se entendiam com as decisões dessa dupla com criterios muito proprios a que não se assistia já ha muito em jogos do Nacional.
Naturalmente saiu mais prejudicada a equipa mais jovem, perante uma equipa mais matreira com atletas que se atiravam ao chão para beneficiar de faltas no tal critério da arbitragem.
A falta de categoria destes arbitros, obriga-os a mostrar amarelos a torto e a direito e a tudo o que "mexe". Expulsaram elementos do banco do Vinhais que às tantas andavam dentro de campo a assistir atletas e mesmo expulsos se mantiveram no tunel de entrada. Como é possivel com tanta dose de rigor?
No final do jogo, com os atletas ainda dentro do campo e os arbitros tambem, estes fizeram vista grossa à provocação que atletas do Vinhais vitoriosos fizeram à assistência, havendo mesmo agressões a elementos do publico por parte de atletas devidamente equipados e identificados. Os elementos da PSP destacados tambem viram, mas nada fizeram para identificar estes atletas que estavam naturalmente equipados e bem identificados.
Gostavamos de analisar os relatórios destas ocorrências quer o dos arbitros quer o das autoridades.
Se calhar o melhor é ignorarem-se estas situações porque no proximo fim de semana há mais futsal.
JUVENIS
AMPortela - Academico Ciências  3-6
Jogo muito mal abordado pela equipa da Portela neste Torneio Extraordinário. A disposição dos atletas em campo não permitiu gerir o jogo e jogar de igual para igual com o adversario. A Portela nos jogos que teve para o Campeonato teve abordagens diferentes e melhores comportamentos. O interesse nestes Torneios Extraordinários são para preparar uma equipa equilibrada para a proxima época. A exibição foi de tal ordem que ate este resultado foi lisonjeiro para a AMPortela.
INFANTIS
AMPortela - Ass. Arroja  4-0
Defrontaram-se as duas equipas que lideravam a serie e foi um jogo agradavel de acompanhar. A Portela neste momento tem uma equipa muito forte e pode naturalmente vencer a sua serie.
A arbitragem apesar de ter sido efectuada por elementos do publico pode-se considerar uma arbtragem normal, sem casos.
BENJAMINS A
Jardim Amoreira - A MPortela   4-1
.
BENJAMINS B
AMPortela - Casa Benfica Torres   1-7
.

Etiquetas: ,

Uma Ciclovia passará pela Portela, vinda de Sacavem até ao Metro de Moscavide

Ciclovia ainda na fase de discussão pública permite recolher ideias

Ciclovia de 250 mil euros liga Sacavém, Portela e Moscavide. Objetivo é promover utilização da bicicleta.O percurso da ciclovia será de 2,6 quilómetros e vai ligar Sacavém a Moscavide, através da Portela, num investimento que vai custar à Câmara Municipal de Loures cerca de 250 mil euros.
O projeto deverá arrancar ainda este ano, prevendo-se a sua conclusão para abril de 2017. Com início na ciclovia já existente na avenida Estado da Índia (Sacavém), o traçado vai fazer-se através da Azinhaga do Cabeço. Entra na Portela pela rua Mouzinho de Albuquerque, segue pela avenida da República e depois pela rua dos Escritores.
A ligação a Moscavide é feita através da avenida dos Descobrimentos, cruzando a Urbanização Jardins do Cristo Rei e descendo até à estação de Metro.
 "Estamos ainda na fase de discussão pública e disponíveis a incorporar as sugestões que venham a ser apresentadas pelos nossos munícipes", explicou  Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures, dando conta de que "um dos objetivos é permitir aos moradores uma utilização que pode ser de lazer ou de trabalho".
As estimativas da autarquia apontam para que a ciclovia possa servir cerca de 50 mil pessoas. "Com este projeto queremos incentivar a utilização da bicicleta, articulada com a rede de transportes já existente", acrescenta Bernardino Soares, embora reconheça que "ainda há muito a fazer para melhorar os transportes públicos no concelho".
Num projeto mais ambicioso, com Vila Franca de Xira e Lisboa, Loures pretende recuperar toda a frente de rio. A meta é criar um passeio ribeirinho que ligue o Parque das Nações a Vila Franca de Xira.
"Da nossa parte falta fazer tudo. Toda a zona junto ao rio está afastada da população. Já decorrem os trabalhos técnicos e talvez nos próximos anos teremos uma via ciclável e pedonal", conclui.
 Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/detalhe/ciclovia_de_250_mil_euros_liga_sacavem_portela_e_moscavide.html

Etiquetas:

08 abril 2016

PORTELA FASHION - 8 de Abril

Para Quando o Arranjo deste Aparelho ?

Há quanto tempo se encontra avariado este Aparelho? Quanto mais tempo vai estar assim? Haverá alguem que se preocupe em manter este Parque nas melhores condições de funcionamento? A celebre Placa da Inauguração do Parque desapareceu e nenhum Serviço se preocupou em repôr ou recolocar uma nova Placa. Situações demasiado correntes e assustadoras.

Etiquetas: ,

07 abril 2016

HOMENAGEM - Espectaculo de Dança

Pelos associados da AMPortela e seus convidados Espectáculo de Dança.
Dia 7 de Maio , pelas 21.30 h no auditório Boa Nova no Estoril

Os bilhetes estão disponíveis na secretaria da AMP e no local , no próprio dia ( caso não esgotem)

06 abril 2016

Os WCs dos Canideos

Isto é o que se faz pelo interior do País. Numa pequena Vila de um Distrito Minhoto com a 4ª parte dos moradores da Portela e percentualmente com muito menos cães, existem 3 destes WCs limpos e muito bem cuidados.
Quando é que isto pode acontecer na Portela? Ou aquilo é luxo ou isto aqui na Portela é uma verdadeira porcaria.



Etiquetas: ,

05 abril 2016

ESPLANADA DA PORTELA - Novo Projecto

Começou hoje o desmantelamento das estruturas da Esplanada da Portela. Um novo projecto com obra de raiz e com o aproveitamento do espaço do antigo Parque Infantil irá dignificar esta zona nobre da Portela que durante decadas foi ponto de encontro de toda a sua juventude.







Etiquetas: , ,

03 abril 2016

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

SENIORES
Olho Marinho - AMPortela/ZonaOptica  3-1
Com este resultado já haverá poucas esperanças de uma qualificação para a subida à 1ª Divisão. Esta época foi praticamente um ano zero para se alterar a filosofia e postura da AMPortela na modalidade,
Era altura de se jogar com jovens atletas oriundos dos Escalões de Formação. Este ano aconteceu e até o apuramento para esta fase foi acontecimento digno de relevo,
A falta de experiência não deixou que se fizesse melhor, apesar de nestes jogos realizados  a AMPortela poder ter saido com resultados favoraveis nos 3 jogos disputados. Foi pena, mas é assim mesmo.

JUNIORES
Norte Crescente ( Açores) - AMPortela/ZonaOptica  2-2
Resultado que no recinto do adversario se pode considerar posititivo atendendo ao esquema da poole de qualificação. A AMPortela tem equipa para passar à fase seguinte.
JUVENIS ( Torneio Extraordinario)
C.Academico Desportos - AMPortela  3-3
.
BENJAMINS A
AMPortela - Academico Ciencias  7-2
.
BENJAMINS  B
Sporting Torres - AMPortela  9-2
.

Etiquetas: ,