28 fevereiro 2017

Tertulia da Portela -17ª . Carnaval

Na Universidade Sénior - Portela Sábios
Dia 25 de Fevereiro foi um sábado e uma Tertúlia diferente, brincou-se com palavras e histórias relacionadas com o Carnaval. Foram uns momentos de recordações e evocações carnavalescas que preencheram as 3 horas da  17ªPortela Tertúlia.
 Aos que participaram aqui fica o agradecimento
 Até à próxima Tertúlia em Março.
Carlos Luis

24 fevereiro 2017

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

SENIORES
AMPortela/ZonaOptica - UDC Sousel    4-2
Jogo muito calmo em que a Portela não quis arriscar muito, gerindo bem a vitória no encontro. Jogou-se contra uma equipa muito inferior, mas tambem não se jogou bem. Esperava-se um espectáculo mais animado e não tão calculista. Ainda se tentou jogar e ensaiar um esquema de 5 contra 4 em campo, mas a Portela não ganhou nada com isso, criando até mais confusão na área adversária.

JUNIORES
AMPortela - CAD Academico Desportos  1-8
Nunca se viu uma equipa entrar em campo tão derrotada como esta equipa que esteve neste jogo. Sabia-se que estariam desfalcados de alguns atletas que se encontravam lesionados e tambem de alguns atletas que não foram convocados por faltarem aos treinos. Com ou sem justificação é demasiado  penalisador entrar-se assim em campo. Um jogo que acabou por não ter historia a não ser o seu resultado. O tentar-se jogar de igual para igual com uma equipa que se apresentou nitidamente superior, merecia ter-se tido maiores cuidados na defesa do resultado. Como há uma segunda mão para efectuar, poderia ser que as coisas se alterassem e se esperasse então pela 2ª mão. Com este resultado há que animar os atletas e ir discutir o próximo jogo com dignidade. Estes atletas estiveram muito próximo de serem finalistas do Campeonato Distrital. Esperemos então pela 2ª mão.

INICIADOS
AMPortela - Maristas  4-5
Uma equipa completamente perdida que em casa não conseguiu superar uma equipa que já se encontrava despromovida. Quem viu esta equipa e estes atletas no inicio do campeonato e os viu agora a jogar, ficou completamente decepcionado com tudo o que aconteceu durante a época. Não se conseguiu construir uma equipa competitiva quando havia elementos interessantes para o fazer durante a época.
É mais uma equipa que poderá ser despromovida a outra Divisão inferior dependendo agora de terceiros.

Etiquetas: ,

23 fevereiro 2017

Brincar ao Carnaval

Isto dá que pensar!!!

Numa atitude incompreensível a Loures Parque permitiu que os seus Agentes andassem a multar as viaturas em Moscavide que tinham sido mandadas encostar, para a passagem de um Corso de Carnaval das crianças das Escolas.
Parece que as pessoas encostaram e pararam à ordem da PSP, aguardando nos passeios adjacentes a passagem do Corso. A maioria destas pessoas nada tinham a ver com o Corso indo de passagem por Moscavide fazer a sua vida normal.
Quando abriu o transito, dirigiram-se às viaturas tendo-se verificado que as que estavam a ocupar lugares de estacionamento foram prendadas com as respectivas multas e os que tinham as viaturas no meio das ruas não foram "castigados". As pessoas multadas e indignadas ainda andaram à procura do tal agente Rui Reis, não o tendo encontrado. Encontraram outros agentes que já sabiam que o tal Rui tinha andado a multar carros parados na altura do Corso, nos percursos condicionados.
Não havendo outras justificações, aconselharam a que se pagasse a multa e que depois se reclamasse. O ato foi de tal modo vergonhoso, que envergonha a LouresParque, a Autarquia e as Escolas que promoveram o desfile de Carnaval.
Esta atitude acaba por denegrir o bom trabalho que a PSP estaria a desenvolver, no apoio e na coordenação do transito permitindo a boa segurança do desfile. Estranhou-se tal atitude e tal descoordenação entre agentes reguladores de trânsito.

16 fevereiro 2017

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

SENIORES
Maritimo - AMPortela/ZonaOptica  2-4
.
JUNIORES
São Bras - AMPortela  4-1
Erros que se pagam caros. Perder bolas  à saída para o ataque dá trunfos e golos ao adversário. Com 2 golos assim é difícil de recuperar.

AMPortela - São Brás  4-2
Uma segunda mão para anular a desvantagem de 3 golos, ate foi conseguida, mas a 3 minutos do fim facilitou-se e o adversário faz o 4-2.
Com este resultado a AMPortela foi eliminada e não passará à Final do Campeonato Distrital da 1ª Div. Honra.

INICIADOS
Academico Desportos - AMPortela  2-1
Um resultado que não interessava nada à Portela. Com esta derrota começam a complicar-se as coisas para esta equipa de Iniciados.
INFANTIS
CPCD - AMPortela  0-4
Boa vitoria da Portela neste jogo.

BENJAMINS
AMPortela - Casal Rato   5-3
Bom jogo e com emoção.

Etiquetas: ,

Percurso Ciclavel na Portela - Ciclovia

13 fevereiro 2017

Novo Aparelho no Ginasio ao Ar Livre

Levou meses mas já se encontra aplicado o novo Aparelho de "Pedalar". Este parece mais robusto mas não é taõ simpatco para os jovens pedalarem.

Etiquetas: ,

12 fevereiro 2017

CICLOVIA na PORTELA

Começaram já as obras da Ciclovia que atravessará a Portela. Uma obra que não entusiasma nem entusiasmará os Portelenses.
Naturalmente que preferiam que com o dinheiro que se irá gastar e com a ocupação de terrenos e espaços, seria mais importante a construção de mais estacionamentos na Portela. Tambem junto à Escola da Quinta da Alegria e da Creche, a Ciclovia vai criar uma confusão na tomada e largada de alunos destas Escolas, prevendo-se um afunilamento de trânsito entre entroncamentos de ruas.Um espaço a criar pela parte de tras das Escolas, para entrada e saída dos alunos, era bem mais proveitosa e mais bem vinda.
É bom relembrar que o Urbanizador teve que adquirir mais terrenos e entrega-los à Câmara para compensar o desvio que se verificou ao Projecto, com o aumento de andares construidos em altura que acabaram por ser construidos, mais uns 30%, e esses terrenos teriam como destino a criação de jardins, de estacionamentos e de estruturas de apoio às necessidades dos moradores da Urbanização.



Etiquetas: ,

09 fevereiro 2017

FUTSAL - Jogos Fim de Semana

SENIORES
AMPortela/ZonaOptica - Sporting Vila Verde  3-4
Jogo incaracteristico em que a Portela não jogando bem tambem não assumiu o controle do jogo na 1ª parte. Começa por estar a perder por 0-2 e recupera quase no final da 1ªparte fazendo o 1-2.
Contra uma equipa mais pesada e mais idosa, esperava-se que a Portela fizesse melhor atendendo a que conseguiria desgastar o Vila Verde.
Chega-se ao intervalo com 0-2 , O jogo arranca com a Portela a querer virar o resultado e faz o 1-2 e com oportunidades para empatar quando a pouco mais de 3 minutos da 2ª parte o jogo é interrompido  porque o piso se tornou impraticável com agua da chuva que caia do telhado no recinto do jogo. Naturalmente que a Portela foi a equipa mais prejudicada com a interrupção, pois o Vila Verde  já não mostrava capacidade de passar do meio campo.
Aguardou-se o tempo normal e os árbitros não acordaram que o jogo continuasse , interrompendo-se o jogo. Entre a arbitragem e os delegados das equipas acabou por se resolver ir fazer o restante do jogo no Pavilhão da Esc. Bartolomeu Dias em Sacavém,
Assim as 3 equipas deslocaram-se para Sacavém para concluir o tempo que faltava.  Assim recomeça o jogo e a Portela faz o empate a 2-2 nos primeiros instantes. Quando se encontra a pressionar fortemente o adversário , um deslize com perda de bola de saída na zona defensiva, permite que o adversário ganhando a bola faça o 2-3.  La vem mais uma vez a Portela para a frente tentar o empate e com falhanços sucessivos não consegue reduzir.  A partir daqui foi o bom e o bonito com o 2º arbitro do lado da bancada a tomar o protagonismo errando em todas as decisões que começou a tomar. Errando na morosidade que o adversário estava a imprimir ao jogo, com quedas simuladas e discussões , acontece que a Portela ao repor uma bola rápida de linha lateral ( o arbitro alentejano) não apreciou a rapidez e dá amarelo ao jogador da Portela que é expulso por acumulação de amarelos.Em vantagem numérica o adversário faz 2-4. A Portela ainda tinha tempo para recuperar  e conseguiu o 3-4 numa penalidade por derrube dentro da área. A Portela volta a pressionar e outra vez o mesmo arbitro numa bola dividida com falta de um atleta do Vila Verde que perde um ténis e joga a bola originando protestos por parte da atletas da Portela, volta a assumir outro erro...expulsando o atleta que se sentiu prejudicado com a decisão. E assim se fez o resultado do jogo que acabou pouco tempo depois. A equipa da Portela não jogou bem, mas jogou mais que o adversário quer em jogo jogado quer em oportunidades, tinha era obrigação de ganhar o jogo. A arbitragem é mais uma para esquecer. Começa a ser inadmissível a canibalização que o Futebol e o Futsal começam a ter com os sectores das Arbitragens, Há protagonismos e erros a mais com ou sem intencionalidades destes agentes da arbitragem.Isto é tão evidente nos jogos de Seniores como nos Escalões de Formação. Há muita má qualidade nos árbitros e hoje neste jogo, foi evidente a trapalhada que o 2º arbitro assumiu, tendo sido mais do que uma vez corrigido pelo arbitro principal que longe teve de intervir.
INICIADOS~
AMPortela - Maristas  ( adiado)
Este jogo nem se iniciou porque o piso do Pavihão apresentava-se com zonas molhadas devido à agua da chuva que caia do telhado.
BENJAMINS
Col.SCM Lisboa - AMPortela  6-0
 Jogo interessante de acompanhar entre duas equipas a praticarem um futsal de modo distinto. A Portela ia jogando, criando muitas oportunidades de marcar mas o adversário é que nas jogadas de ataque que fazia, era quem marcava. Assim das 5 oportunidades de ataque que tiveram na 1ª parte fizeram 4 golos.  Falta algum espírito de jogo e de competição pois querer ir para a frente e não defender trás sempre estes resultados. A equipa da Portela tem alguns atletas interessantes que com os tempos e com treino especifico serão uma mais valia nos escalões de formação.

Etiquetas: ,

Visita de Estudo ao Centro Recuperação do Lobo Iberico

Alunos da Universidade Senior da Associação dos Moradores da Portela efectuou no passado dia 8 uma visita de estudo ao Centro de Recuperação do Lobo Iberico na zona do Picão em Mafra onde se encontra este Centro.
O CRLI não é um Zoo, mas um santuário para lobos que não podem continuar a viver na Natureza. O CRLI não possui animais para exibição, sendo, por vezes, difícil a sua observação, sobretudo em dias de temperatura elevada. Sendo o bem estar dos lobos a primeira preocupação do CRLI, existem algumas condições e restrições para se visitar esta instituição. Assim, o número de visitantes é controlado em função do que entendemos ser a perturbação aceitável para os lobos
Grupo em pose para a fotografia

As cercas onde os lobos se encontram

Em pontos estrategicos a observar os lobos

Almoço dos Alunos no Restaurante Melita na Malveira


Etiquetas: ,

08 fevereiro 2017

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

SENIORES
AMPortela/ZonaOptica - Leões Porto Salvo  4-3 ( apos prolongamento)
Taça de Portugal
Jogo disputado com equilíbrio e emoção. A Portela acaba por vencer e bem, os Leões de Porto Salvo , equipa da 1ª Divisão Nacional e elimina-los da Taça de Portugal. Foi  o 3 ano consecutivo que calhou o Porto Salvo numa das eliminatórias da Taça de Portugal. Nas edições anteriores, a Portela tinha sido eliminada pela diferença de um golo. Agora foi a vez da Portela os ter eliminado tambem por um golo e no prolongamento.
A Portela começou o jogo muito bem, defendendo bem e com golpes de contra ataque tendo tido umas 3 ocasiões para marcar. Num bom lance obtem-se um golo com que se chega ao intervalo a vencer por 1-0. Na 2ª parte os Leões empatam e a Portela começa a vacilar já com alguns cansaços. No entanto a Portela não se encolhe e consegue obter o 2-1 e o adversário empata 2-2 quase no final do tempo normal de jogo. Vai-se a prolongamento e os Leões  assumem o jogo com uma maior frescura dos seus jogadores, tendo as duas equipas alguns cuidados pois tinham 5 faltas cada uma.  Apesar dos Leões terem tentado com 5 jogadores de campo, foi a Portela que numa jogada inteligente à procura de obter falta, o consegue. Na conversão do livre directo a Portela marca, faz o 3-2  , no entanto o Porto Salvo faz o empate 3-3 e já toda a gente esperava pelo desempate por grandes penalidades.quando numa jogada espectacular a Portela  obtem o 4-3 e elimina assim o Porto Salvo.
JUNIORES
AMPortela - Bons Dias (adiado com a 2ª parte na próxima 4ª feira). 5-4
Atendendo à queda de "chuva" no Pavilhão da Arco Íris o jogo foi interrompido ao intervalo quando a Portela perdia já por 0-3.
Um jogo incaracterístico com a Portela a facilitar e a ser surpreendida pelo jogo simples e atacante da equipa dos Bons Dias. Um jogo que em nada altera a classificação do apuramento.
O jogo será retomado na próxima 4ª feira às 20h00 com o resultado em 0-3 desfavorável para a Portela.
Vai ser difícil a recuperação destes 3 golos, mas se o adversário os obteve, porque não a Portela fazer o mesmo? A Portela tem equipa para isso e com a devida concentração pode evidentemente virar o jogo e vencer este encontro. Poderá ate nessa meia hora de competição ensaiar um esquema a aproveitar para a Final Four.
Assim na 4ª feira jogou-se a 2ª parte deste encontro com os 0-3 ao intervalo favorável aos bons dias.
A Portela arrancou com a estrategia bem montada e mal se iniciou a 2ª parte, começa a jogar com 5 jogadores de campo que desorientou completamente o adversário e marca muito rápido 2 golos ficando assim  em 2-3 o resultado nessa fase. Com a proximidade de uma remontada certa, a AMPortela, acalma o jogo, faz substituições para poupar alguns atletas mas o adversário aproveita e faz um golo mal consentido, dando emoção ao jogo.
A Portela altera outra vez o esquema de jogo e com 5 jogadores de campo não deu hipótese nenhuma ao adversário acabando o jogo vencendo por 5-4 com grande determinação.
Castigo para a equipa dos Bons Dias que não quis fazer a 2ª parte no sábado passado, com o argumento de "piso perigoso". Quer a Portela quer a equipa de arbitragem estavam dispostos para fazer a 2ª parte. Consideramos que na altura a perder por 0-3 a Portela não tinha condições nem força anímica para virar o resultado.
Assim com uma 2ª parte inteira para jogar, a Portela preparou-se bem e com determinação pôs em pratica um esquema de jogo que resultou plenamente. Acreditaram os jogadores, acreditaram os técnicos da Portela e também nós acreditámos.
JUVENIS
Fonseca Calçada - AMPortela  4-6
Vitoria importante num jogo que pode ainda salvar a Portela de uma despromoção da 1ª de Honra  para a 1ª Divisão Distrital. Esta equipa não merece a descida pois tinha atletas para terem feito um campeonato descansado. Esta equipa partiu para a fase de Manutenção em ultimo lugar e praticamente sem pontos, resultado de uma incrível 1ª fase. que andava a ser "inconvenientemente"
orientada.  Enfim, foi o que se teve.
INICIADOS
Sporting Torres - AMPortela  6-8
Um bom resultado na deslocação a Torres Vedras.  A Portela via-se na obrigação de fazer um bom resultado para ultrapassar a fase menos boa em que já não pontuava a algumas jornadas. Começaram o jogo muito determinados e muito cedo chegaram a estar a vencer por 0-3 tendo assim oportunidade de controlar o jogo e o seu resultado. Já numa fase adiantada do jogo ainda estiveram a vencer por 3-7 acabando por aliviar a pressão e ganhar  bem por 6-8.
INFANTIS 
2ª Fase - 6ºApuramento
AMPortela - Bairro da Tojeira  8-1
 Atendendo à estrutura física dos seus atletas a Portela, começou o jogo demasiado confiante não pressionando e deixando que o adversário fizesse o seu jogo. Assim já muito tarde inicia o marcador com um golo mais do que merecido. No entanto no livre  por demora de reposição de bola, sofre o golo do empate com que se chegou ao intervalo 1-1.
O intervalo fez-lhes bem, pois deviam ter levado uma reprimenda que os espevitou. A entrada na 2ª parte começou com a Portela a imprimir velocidade com bola mais corrida e a pressionar o adversario logo à saida da defesa. Assim com outra vivacidade se foi construindo o resultado, como jogadas de bom recorte tecnico, terminando o jogo com 8-1.
BENJAMINS
2ª Fase - 6ºApuramento
GR Olival Basto - AMPortela   5-6
 Um jogo sempre com muitos golos, tal o empenho e dedicação dos atletas de ambas as equipes.
A Portela consegui assim um excelente resultado na casa do adversário.

Etiquetas: ,

06 fevereiro 2017

16ª Portela Tertúlia - "Mensagem".

Realizou-se no passado dia 28 de Janeiro, sábado, na Biblioteca da Associação dos Moradores da Portela a 16ª Portela Tertúlia sob o tema "Mensagem". Não foi uma, foram muitas mensagens que surgiram num ambiente poético onde os Poetas mostraram a sua criatividade. 



05 fevereiro 2017

O Aparelho do Ginasio ao Ar Livre

O Aparelho que foi para arranjar há já alguns meses, não teve conserto e foi substituido. Por causa das tentações os novos fixes estão a endurecer e com as devidas cautelas isolou-se a area circundante. Assim o aparelho vai ser inaugurado no principio da semana com o descerramento dos papeis e fitas envolventes.


Etiquetas: ,

O que foi que aconteceu ao Parcometro ?

O Parcometro que se encontra em frente às Piscinas e a caminho do Concordia está caido no chão. Parece não ter ser sido abalroado por qualquer viatura. Seria a chuva sería o vento ?...mas o vento não empurra assim.