04 junho 2012

VISITA GUIADA DO PORTELA SABIOS

Da antiga Fábrica de faiança fundada em 1856 por Manuel Joaquim Afonso, ficou como património valioso e único, o forno 18 da Fábrica de Loiça de Sacavém.

Em torno desta construção de 12m, feita com os materiais, as mãos e o saber dos operários de Sacavém, nasceu por deliberação camarária unânime, a decisão de instalar um Museu que honrasse todos e todas quantos e quantas ali trabalharam.

Inaugurado a 7 de Junho de 2000, com a ilustre presença do Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, o Museu de Cerâmica de Sacavém encontra-se inserido numa nova urbanização – Real Forte, erguendo-se com a simplicidade marcante do seu Património: a entrada é identificada pela obra original de Armando Mesquita, 1946, “ A enforna”, dando a identidade ao acervo deste Museu de História Social e Industrial.

Com Salas de Exposição nos dois pisos, Oficinas, Reservas visitáveis, um Centro de Documentação com o nome do fundador da Fábrica - Manuel Joaquim Afonso, o Museu de Cerâmica apresenta ainda um Auditório e Loja.

A preocupação com a diversidade de públicos traduz-se na existência de gravações áudio, catálogos em braille e orientação específicas para cegos.

Pela forma sensível e inovadora como aborda e preserva este património, o Museu de Cerâmica de Sacavém, mereceu, em 2002, o Prémio Luigi Micheletti (Fórum Europeu dos Museus).

Etiquetas: ,

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Uma visita guiada pela professora de Historia Local da universidade senior do Portela sabios.

9:10 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

A guiada visita, a Drª Ana Paula Assunção, participou activamente na criação deste museu e tem obra publicada acerca do mesmo.

7:06 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial