08 setembro 2006

As Rampas da Portela














Rampa de acesso à Rua Palmira Bastos

Hoje a legislação já contempla a obrigatoriedade de se eliminarem barreiras à livre circulação de deficientes.
Quando esta Urbanização foi projectada, nada disto era lei nem era moda e não era considerada necessidade primária.
A primeira rampa- escadaria, pos urbanizador e pos Severiano Falcão foi mandada construir e entregue ao povo( hehehehhehe ), na altura pela presidente interina Heloisa Aguiar, no topo da Rua Palmira Bastos. Ate se fizeram umas floreiras.








Rampa da Alameda da Associação Moradores
Tambem e por obra e graça da Associação de Moradores foram feitas as rampas e escadarias da Alameda da Associação que liga a Av. dos Escritores ao Centro Comercial.
Para quem não sabe, a Associação ( AMP) com a ajuda da Arqª Antonia da Camara de Severiano Falcão é que planearam, riscaram e projectaram aquela Alameda à revelia da ordem instituida.
Á boa maneira do PREC, a câmara deu os materiais principais e a AMP deu e pagou a Mão de Obra.Para memoria futura, relembra-se que o encarregado da obra foi o Sr. Correia que pertenceu aos corpos gerentes da AMP e era morador na Torre ao lado.

Isto vem a proposito da rampa ( que parece uma rampa de lançamento ) que foi construida recentemente e encostadinha ao celebre Lote 69.
É uma rampa que tem e ha-de ter a sua utilidade.....mas.


Nova rampa encostada ao Lote 69
A alameda que fica no topo dos lotes 60 é uma via de atravessamento e utilidade pedonal com intensa servidão. A sua largura desafogada permitia uma ampla circulação e mais importante, tinha largura suficiente para ser percorrida e atravessada por viaturas de emergência.
Agora não. A rampa veio obstruir em metade essa alameda.
Será que alguem responsavel autorizou tal alteração ? No projecto do predio a rampa não deveria estar contemplada.
Mas ATENÇÃO......ainda há remedio apesar de não ser a ideal.

Para quem se sentir reponsavel por tal......é mandar efectuar um alargamento para o declive dos pinheiros mansos, por forma a poder circular uma viatura de emergência e para que duas pessoas carregadas com compras se possam cruzar. Se não .... ainda ha que montar sinais luminosos.




Nota: Lembram-se de um fogo ha uns anos, numa cave dum predio ao lado do 69? Onde parquearam e circularam tambem os bombeiros e as ambulancias?

5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Pois..... é o autismo político de quem, habituado a mandar e com a garantia do servilismo popular pela altura do voto (garantido, claro nesta Portela)...

Preocupa-me a falta de atenção de quem dirige; preocupa-me a falta de audição de quem dirige; bem, e da visão, já nem falo...

Pergunto:
i.Os Bombeiros foram auscultados (penso que este tipo de obras estão condicionadas a pareceres prévios que, nalgumas circunstâncias até são vinculativos...);
ii.A fazer-se, porque foi feito junto a este lote que, tantos anos esteve por construir!!! Existiu alguma contrapartida à JF por parte do construtor do lote em apreço?
iii.Esta obra era prioritária? Se era porque não se fizeram nos dois anteriores conjuntos de blocos???
E depois, se a gente pede: epá ponha lá uma barreira pedonal ali junto à escola... ai o Carmo e a Trindade que voltam a cair porque, das duas uma: ou é incompetente ou não tem dinheiro...
Ora bolas!!

4:04 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

10:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A rampa da Rua Palmira Bastos foi mandada executar na interina presidência de Heloisa Aguiar secretariada por Ferreira dos Santos.
Foi feita por troca de uns paineis de publicidade lá colocados na fase de construção e ainda com a colaboração de alguns moradores da referida rua.
Praticamente a Junta não gastou um tostão.
Hoje os intervenientes seriam todos processados por ilegalidades.Não se sabe o que faria agora o Ministério do Ambiente, por não ter sido ouvido pelo abate de cardos e matos que lá existiam.

08 Setembro, 2006 22:46

10:37 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Se foram permitidas rampas assim, ou por interesse da Junta ou do Dono da Obra do 69, então porque não fazer outras tão ou mais necessarias do que esta, em topos de ruas junto aos Postos de Transformação ( PTs ) ?
Vou fazer um levantamento e depois apresentá-lo aqui num comment.

10:30 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

O mais espantoso é o facto desta bela rampa não cumprir o regulamento de acessibilidades. as rampas não podem ultrapassar os 6% de inclinação, e o cumprimento máximo de cada lanço de rampa é de 6m, com plataformas de descanso proporcionais há sua largura

Artigo 13.º
(Rampas)



1 - A inclinação máxima das rampas é de 6% e a extensão máxima, de um só lanço, é de 6 m. A cada lanço seguir-se-á uma plataforma de nível para descanso com a mesma largura da rampa e o comprimento de 1,50 m.

2 - A largura mínima das rampas é de 1,50 m, livre de obstáculos, devendo ambos os lados ser ladeados por cortinas com duplo corrimão, um a 0,90 m e o outro a 0,75 m, de altura, respectivamente, da superfície da rampa. Os corrimãos devem prolongar-se 1 m para além da rampa, sendo as extremidades arredondadas. Pode ser dispensada a exigência de corrimãos quando o desnível a vencer pelas rampas seja inferior a 0,40 m.

3 - Os pavimentos das rampas devem, pelo seu lado de fora, ser igualmente ladeados por uma protecção de 0,05 m a 0,10 m de altura, ao longo de toda a extensão, a qual rematará com a superfície do piso através de concordância côncava.

4 - A textura dos revestimentos das superfícies dos pisos das rampas deve ser de material que proporcione uma boa aderência, mesmo com o pavimento molhado, e com diferenciação de textura e cor contrastante no início e no fim das rampas.

Seria um belo exercício para todos aqueles sem deficiência motora, subir e descer esta rampa numa cadeira de rodas!!!

3:53 da tarde  

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