30 outubro 2006

Ainda os limites da Freguesia

Limites da Freguesia da PORTELA

Esta fotografia tirada em 1985 aquando da criação da Freguesia da Portela, ilustra bem os limites que a freguesia de Moscavide impôs à da Portela.
A atribuição do Infantario a uma ou a outra freguesia foi tambem grande tema de conversações. A Portela não tinha ninguem para tomar conta do Infantario, nem a Freguesia que se ia criar na Portela tinha verbas consignadas para manter e sustentar e manter na altura o tal Infantario.
Assim o Infantario ficou para Moscavide com o seu respectivo territorio que foi delimitado por uma rede, como se pode ver na foto.

Limites da Portela e Infantario em 1985

Na altura havia umas barracas de obras do Lote 105 que la foram ficando e que chegaram a ser habitadas por 6 familias onde todas as noites era um festival de algazarra, copos e porrada. A PSP conhecia bem o caminho. Uma parte dessa barracas estavam uns 2 a 3 metros dentro da cerca do Infantario e na freguesia de Moscavide como se pode ver na foto.
Os moradores dos Lotes vizinhos, a nova Junta da Portela e a Camara de Loures levaram uns anitos a realojar esse pessoal e a limpar o terreno.
Aqui ha uns 2-3 anos verifica-se que a Junta de Moscavide resolve, assim tipo minoria activa, ocupar o terreno, cerca-lo e montar umas barracas com todo o tipo de imundícies.
Esta situação tem sido reclamada pelos moradores quer à Junta da Portela quer à Junta de Moscavide. A primeira por ser a titular do terreno, a outra por se ter comportado como " ocupa".
Os moradores sabem que esta situação é do conhecimento das respectivas autarquias, dos seus vereadores e dos membros das respectivas Assembleias.
Uma situação deploravel e de caracter terceiro mundista que desprestigia a civilização ocidental e a democracia participativa.
Local contiguo ao Infantario, é refugio de ratazanas e cobras que se refugiam nas sombras e nas imundicies.

Barracas e Barracões junto do Infantario - 2006

Como se poderá verificar isto tipifica a actuação de " ocupa"

Haverá alguem que queira fazer alguma coisa por isto? O Executivo da Junta da Portela informa que ja solicitou a toda a gente a desocupação e limpeza do terreno. Será?Para quando a 4ª fase do ajardinamento destes terrenos?

Nota: Com algum cuidado pode verificar duas ratazanas junto ao portão

17 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Mete uma nova imagem a indicar as ratazanas.

12:53 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

A estas horas as ratazanas ja fugiram. Com este frio e com esta chuva ja deviam ter ido para o quentinho do Infantario ou da Escola

10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Não era neste local que a Geni queria instalar o novo Parque Infantil.... Ainda bem que a Câmara não ligou nenhuma,... ali não é de facto um bom local por ficar fora do centro da Portela. Mas era preciso desalojar a Freguesia de Moscavide. Isso não será com a Câmara!
OH Teixeirarara!

11:37 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Será que o Tixeira conhece a "lixeira" de Moscavide nos terrenos da Portela?! Ou é uma questão de cores políticas?

11:43 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Eu quero um parque Séniorinfantil...prós avós e prós netos

12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O Carlinhos Teixeira já conhece essa lixeira e parece que ja falou com o Executivo de Moscavide.
Como é natural, fez ouvidos de mercador e o assunto parece que está morto.
Há que apresentar queixas em todas as instâncias.Nas várias delegacias dos Ministerios da Saude, da Educação, do Interior, do Ordenamento do Territorio, à ANAFRE, à ANMunicipios e por aí fora.
Pode ser que apareça alguem que tenha vergona.
O Carlinhos Teixeira se quiser ficar bem na fotografia tem de resolver esta situação muito rapidamente, já que foi ele que pôs cá os pombos para borrarem os parapeitos das janelas para não falar nas dezenas de pombos mortos que aparecem na Portela sem se saber se será da gripe das aves.Haverá algum local onde se possam consultar os relatorios de sanidade dos pombais do Seminario?

3:23 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O Portela dos Pekeninos levantar para a discussão, o problema dos pombos na Portela.
Sabemos que cirurgicamente os pombais foram trazidos para os limites da Portela. Os pombos não têm culpa nenhuma e são livres de voar para onde querem.
Não é que realmente eles gostam dos parapeitos das janelas dos predios proximos?
Já se vêem lotes com sacos de plastico pendurados nos gradeamentos para afugentarem a bicharada.
Começa a parecer um bairro do norte de Africa ( com o colorido dos sacos de plastico).
Senhores autarcas, vamos é ter juizo e acabar com esta cena.
Só ca falta criar os coelhos e as galinhas.

2:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mas quem tem coragem para mandar fazer um estudo dum Parque pros netos e pros avós?
Se não é inedito la fora e se em Portugal já existe um parque desses, porque não criar um na Portela?
Um ATL para avós e netos. Dou já como sugestão e como bom enquadramento a area onde se encontra o actual Parque Infantil,os actuais balnearios e secretaría da Associação e o terreno entre ambos.
Tanto quanto me informei a Associação vai passar para o edificio das Piscinas, podendo aí então,criar-se salas de apoio ao ATL.
Senhores que mandam na Portela, pensem nisso.A Associaçãp de Moradores tem um papel importante nesta area. Se já o teve noutras coisas e noutras situações deveria começar a olhar para esta problematica.

3:39 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ouve-se falar num estudo de requalificação das zonas verdes da AMP. Talvez esse estudo devesse já ter em conta o futuro Parque de Avós e Netos da Portela, ou não?!

7:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Boa ideia essa do Parque de Avos e Netos. Isso cheira-me a paleio e só paleio do Banco do Tempo, será?
Já se parecem com os Gatos Fedorentos, falam falam e não fazem nada.
Vamos a isso então.
Vamos fazer força e já, para que se faça um Parque de Avós e Netos.
Aconselho a ler as revistas " Idade Maior" e a ir chatiar as gentes da portela.

3:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Boa piada! Mas posso informar que está para breve
o início das actividades do BdT.
Quanto ao parque em questão, olhe que não! olhe que não! mas vendo bem até nem parece má ideia! Vamos lá a isso!....

9:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Boa ideia Banco sem tempo. Se abrirem o BTT eu alinho. Em caminhadas a pé é que não. As artroses já não permitem, mas vou a esta Caminhada no dia 4. Ate que enfim que a Junta faz uma caminhada com os Caminheiros. Que seja benvinda ou matilde tanto faz.

11:29 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Vejam lá se n abrem um Pingo Donce nesta zona.

5:42 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Talvez não fosse má ideia abrir um Pingo qualquer coisa. Sempre era melhor do que ter de gramar com os lixos, as ratazanas e aquela poluição visual.
Não ha meio da Junta da Portela tomar posição sobre isto, nem os pais das crianças do Infantário. Será que estes sabem do que se passa, ou despacham as crianças ali e vão levanta-las só à noite, não querendo saber de nada?

9:48 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

o Pingo Doce já tentou abrir um espaço seu na Portela (antigas instalações do vasco) mas não consegiu...
Agora neste local estava a servir as duas freguesias (Portela e Moscavide).

12:36 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

O que me assusta mais é haver por lá ratazanas ao lado das crianças, mesmo no Parque Infantil. Será possivel que ninguem saiba de nada?

11:37 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

O problema a resolver é sem dúvida o da prevenção da saúde pública. Se algum dia daí vier problemas ou até dos pombais é mais que certo que todas a boas obras e atitudes da nossa presidente serão esquecidas. Espero que a Dr. Geni dê prioridade total à prevenção da saúde pública, pois nos tempos que correm ter uma escola perto de lugares assim nem é mais desleixo, a meu ver é cumplicidade e negligência para com todos os cidadãos. Atrevo-me até a dizer que é uma premeditação de crime se alguma criança contrair problemas de saúde por tal desleixo. Dra. Geni tenho tido enorme consideração e orgulho quer pessoal quer profissional na senhora. Assim espero que seja sempre. Por favor resolva esta situação o mais brevemente posível. Obrigado.

1:22 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial