27 outubro 2006

Mas que confusão no " PORTELA em FESTA "

PORTELA em FESTA
Dentro da programação efectuada pelo Executivo da Junta de Freguesia, realizou-se no domingo passado a apresentação das Escolas Espaço Dança da Portela e da Associação de Moradores no Pavilhão Tenda na ex- Esc. Vasco da Gama.
As coisas ate podiam ter corrido bem atendendo ao bom relacionamento anterior que se tem mantido entre as várias entidades.
Como normal, os colaboradores da Junta colocaram os Programas da Apresentação elaborado pela Junta, nas cadeiras para o publico assistente.
A surpresa aconteceu com a actuação de responsaveis do Espaço Dança de Maria João, que abusivamente agrafaram no Programa da Junta um panfleto de publicidade da sua Escola.

Esta colagem de documentos bem como a utilização privilegiada do Pavilhão Desportivo da ex- Escola por uma entidade privada com fins lucrativos e a actuar dentro de um espaço comunitario parece augurar um mau presságio.
A presidente da Junta foi informada da situação e mandou retirar o panfleto de publicidade da Escola de Maria João do Programa da Junta. Pouco valeu, pois foram colocados ao lado um do outro e distribuidos pelos espectadores. Já se começa a não perceber quem manda.

Com o nome de Escola Espaço Dança da Portela a funcionar no pavilhão desportivo da Junta e com uma secretaria e bar no pavilhão ate parecia que era uma entidade desportiva sem fins lucrativos e dependente da Junta de Freguesia da Portela ou da Câmara de Loures.
Mas não é..........

24 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Granda Bronca!!!

5:12 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E como não é, deve a J.F. proceder em conformidade, ou seja, judicialmente perante tal abuso de confiança.

5:32 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Pois é uma bronca é. Havia entidades sem fins lucrativos que tambem tinham interesse em desenvolver classes de dança e foram preteridos.
E agora?
Com esta ocupação ate daqui a uns dias a Ginastica dos Idosos da AMPortela irá ser corrida do Pavilhão, ou deixará de haver horarios para os Idosos.
à borla tambem eu queria um Pavilhão.

8:01 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É mesmo verdade que já houve confusão com as aulas.
Como foi feita uma secretaría e um bar no espaço do ginasio, com um biombo a separar, ouve-se tudo e não ha privacidade para quem dá as aulas, nem sossego para quem esteja a fazer sala ou a tomar conta da secretaría da empresa da sra. Maria João.
Isto nem lembra o diabo.
Não ha duvida que a sra Maria João deve vir a criar um grande problema à dra Geni ou ao vereador da câmara.

10:59 da manhã  
Blogger Zé Kalanga disse...

pois é. Mas e para além destas "abusivas" situações, outras dúvidas assaltam o meu enegrecido espírito:
1º - qual a relação jurídica estabelecida entre a JF e a Escola Privada em questão?
2º - foi escolhida esta escola na sequência do lançamento de um concurso público, ainda que nalguma modalidade menos formal?
3º - quais foram as outras entidades convidadas e preteridas?
4º - qual o modelo jurídico contratado?
5º - quais as contrapartidas públicas dadas pela entidade privada? nomeadamente as que justificam estas contatualizações, tais como, redução/isenção de preços aos moradores carenciados, horários para a realização de desporto social/escolar?
6º - atendendo ao investimento já realizado pela academia no espaço público municipal entregue à JF pela CMLoures, a JF pediu alguma autoriação especial à CMLoures para ceder parte do espaço daquela edilidade à exploração privada?
7º - quais as contrapartidas financeiras pagas pela academia à JFPortela?
8º - A existir, a JFPortela afecta estes rendimentos directamente ao apoio ao desporto comunitário?
9º - Foi considerado no acordo/contrato celebrado com a JFPortela o prejuízo causado à AMP com a concorrência que esta escola privada gera? Isto tendo em consideração que a AMP presta à população um serviço público, a preços não comerciais e de apoio, efectivo, à população?
e, isto só de me lembrar aqui e agora...
Deste que vos estima,

12:45 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Oh Ze parece que ninguem entendeu o que se passou com aquele pavilhão desportivo da Escola Vasco da Gama.
Mas parece que há la um outro pequeno pavilhão que daria para essas danças e assim o pavilhão principal seria para dinamizar a comunidade.
A Junta não criou e parece que não quer ter nada virado para a comunidade.Tirando a Associação de Moradores e a Escola Arco Iris mais ninguem se liga desportivamente com a comunidade da Portela.Os Bombeiros alugaram os seus espaços a particulares, por bons preços.A Gaspar Correia faz do seu Pavilhão um negocio. A escola da Portela comprometeu o seu espaço desportivo com um projecto tal e coisa e coisa e tal que so deve aproveitar aos professores que la vão dar aulas de musica.A escola de Moscavide ao fundo da Portela, eivada do mito democratico começou a priviligiar as minorias activas não havendo ja espaço nenhum. É de referir que esta escola tem o nome de Moscavide mas a grande maioria dos alunos é da Portela

4:59 da tarde  
Blogger **/ disse...

Mas que grande Bronca.O que é que a presidente agora vai fazer?
Quando tiver um Edificio Autarquico, reserva um espaço para um Pavilhão para a Maria João?

3:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sou morador na Portela à 23 anos e posso dizer que sinto mais do que nunca, orgulho em viver nesta Freguesia. Não preciso de justificar este meu sentimento, uma vez que o trabalho realizado pela Dra. Geni e seu Executivo está bem patente e à vista de todos nós e quantos nos visitam.
Lamento que pessoas ou "Entidades" ponham em causa a J.F. da Portela, por causa de um papel que apareceu na Festa da Portela.
Nunca a nossa Freguesia teve um desenvolvimento cultural como aquele a que assistimos ao longo destes ultimos tempos e pelo que sei, a Escola Espaço Dança da Portela tem contribuido para esse desenvolvimento.
Gostaria de deixar aqui uma mensagem de união entre nós, Portelenses: VAMOS SENTIR E VIVER A NOSSA FREGUESIA E DEIXAR-NOS DE "MESQUINHICES". VIVA A PORTELA

11:28 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Eu também acho que sim....mas atenção o problema é mais de fundo do o "papel que apareceu nas festas"....e deveria ser esclarecido, a bem de todos, quanto antes por quem de direito o pode fazer. Por uma Portela unida, Viva!

2:55 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Este anonimo das 11.28 AM parece que tem razão em dizer que gosta da Portela e tem orgulho nisso.
Nunca a nossa Freguesia teve um desenvolvimento cultural como aquele a que assistimos ao longo destes ultimos tempos, o que é uma verdade. So não entendo o dizer-se que a Escola de Dança tem contribuido para esse desenvolvimento cultural. Então e as outras Escolas e os outros agrupamentos não fizeram nada? Esta Escola de Dança, tanto quanto percebo veio ocupar o espaço de outros movimentos e com fins lucrativos.
Parece que é contra isto que as pessoas se insurgem.
O anonimo das 11.28AM ate parece que veio tentar branquear qualquer coisa e passar a mão pelo pêlo à Dra Geni a qual tem tentado muito fazer pela Portela e que não merece ser enganada.
Drª Geni Veloso não se deixe enganar pois quem vier a seguir vai ter um bico de obra.

3:02 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Tambem venho aqui dar os VIVAS À PORTELA para não dar so os vivas à Maria João que conseguiu um pavilhão à " borla " para exercer a sua actividade comercial quando outros anteriormente o não conseguiram.
A dona prudência estará por acaso à espera que alguem de direito venha justificar tamanha anomalia?
O alguem de direito ficará caladinho que nem um rato. Poderão aparecer é anonimos tipo, o das 11.28AM, a dizer que agora é que há cultura. Basta inscrever-se na Escola de Dança que fica logo culta e ate leva uma carta de alforria passada por Hermano Saraiva o tal perito em estorias de encantar.

3:14 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olá a todos!
Foi-me dado a ler todos estes comentários na sequência do artigo aqui publicado, o qual não poderia deixar de comentar.
Eu estive nesta Festa, e quero desde já dar os meus parabéns não só à J.F. como também às Entidades que participaram neste espectáculo, a Assoc. Moradores da Portela e a Esc. Espaço Dança da Portela.
Lamento o Artigo em questão, uma vez para além de só deitar abaixo Entidades dinamizadoras da nossa Freguesia, deturpa a verdade.
Eu já fui frequentador em tempos das aulas de ginástica da nossa Associação de Moradores, e posso-vos dizer que fui obrigado a desistir, por falta de condições do Ginásio. Para além do insuportável frio de Inverno e do calor do Verão no seu interior, o pavimento era carecido de limpeza, para não falar do aspecto degradante do próprio edifício, com aspecto de abandonado.
Posso-vos também dizer que este Ginásio estava apenas com uma ocupação de meia dúzia de horas semanais, sendo o restante tempo ocupado pelo "Sr. Ninguém".
Não sei do tipo de contrato existente entre a J.F. e a Escola de Dança, mas sei que no presente e neste recinto, existem finalmente condições da prática de qualquer tipo de actividade física, resultantes das obras de beneficiação efectuadas por conta da referida Escola. Para quem conhecia as antigas instalações, seria bom visitarem as actuais, para melhor conhecimento do que aqui tento elucidar.
Para terminar gostaria de chamar à atenção de que sou apenas um morador da Portela, e não tendo qualquer tipo de relação ou ligação com as Entidades em questão, e que o artigo aqui publicado em nada dignifica os interesses da nossa comunidade, servindo apenas aqueles que tentam a qualquer custo denegrir o bom nome da nossa Freguesia.
Agradeço a atenção dispensada e desculpem-me se fui frontal demais.
José Fernandes

5:17 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

APLAUSOS!
Esta é a palavra que me ocorre de momento, ao anterior comentário, produzido pelo Sr. José Fernandes.
Não tem que pedir desculpa pela sua frontalidade!
Eu sou testemunha do que escreveu, pois já pratico ginástica pela Associação de Moradores da Portela há 4 anos e as condições deste Ginásio agora oferecidas, nada têm a haver com aquelas que tínhamos anteriormente, tal como foram referidas pelo Sr. Fernandes.
Para além do seu aspecto agradável e estar completamente recuperado, temos um pavimento de madeira sempre limpo. Temos ainda este ano à nossa disposição ar condicionado e água engarrafada. Estas condições foram criadas pela Escola de Dança para os seus alunos, mas que nós usufruímos sem custos adicionais, portanto tudo à “Borlix”.
Assim vale a pena!
Bem hajam!

7:26 da tarde  
Blogger **/ disse...

O post da confusão no " Portela em Festa " foi aqui apresentado no blog, porque realmente alguem se manifestava com determinado desconforto pelo sucedido. É esse o relato exposto com a expectativa comentada no final que isso iria criar mesmo confusão.
Valeu então a pena, pois em pros e contras foram aqui apresentadas varias opiniões e varias posições. Valeu pelo esclarecimento e pelos comentarios aqui apresentados.
Todos afirmam que o Pavilhão hoje é recomendavel e que quem quiser pode usufruir dessas condições.
Ainda bem.
Os ultimos posts são elucidativos e bem cuidados na analise que efectuam. Se o post provocou comentarios contra as entidades envolvidas, tambem permitiu comentarios a favor das posições tomadas pela Junta de Freguesia.
A escola de Dança é ate a menos culpada no meio disto tudo.
Faz o que lhe compete e o que a deixam fazer.
Alguma duvida?

3:55 da tarde  
Blogger **/ disse...

Façam o favor de continuar a comentar pois este é o post com maior numero de comentarios.
Pela actualidade, irá ser passado para um lugar mais visivel na pagina do blog.

3:59 da tarde  
Blogger Zé Kalanga disse...

Pois, mas as questões não têm nada a ver com o ginásio ou a sua qualidade. Não têm a ver com as condições que são dadas a essa academia privada de dança. Têm a ver com a legalidade, dignidade e transparência com que se fazem as coisas.
Repito, porque não estamos a falar de um espaço que seja propriedade da Drª Geni, estamos a falar de propriedade pública cedida para uso da Junta de reguesia da Portela:
Porque razão não existiu um concurso público?
Porque razão não foi a AMP convidada a concorrer por esse espaço?
Porque razão?
Não tem a ver com nada de "mesquinho" como diz o corajoso anónimo, pessoa que até se sabe ser avençada da mesma junta.
Vejam os comentários sensatos da "dançarina" que sabe, na prática, do que fala e, não me parece ter nada de mesquinho...
As pessoas que criticam não podem, só porque não concordam com tudo nem baixam as orelhas ou dizem "amen", ser apelidadas de "mesquinhas". As pessoas independentes não precisam de ser avençadas ou comprometidas financeira ou profissionalmente para discordarem. Aliás, até seria estranho se o anónimo em questão discordasse da Junta!!! Lá se acabava a mama...
A falta de respeito pela diferença e pelas opiniões dos outros parece ser algo que se vai, infelizmente, estendendo nestes espaços onde as maiorias eleitorais são folgadas... veja-se o exemplo brilhante da Madeira!!!
E por aqui me fico.
Deste que Vos estima,

4:19 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Parece que isto ja vai muito lançado. Afinal em que ficamos?
Já se entenderam os comentaristas?
Se eu quiser abrir uma sala de explicações ou de outra actividade para dar cultura à Portela e me disponibilizar a arranjar uma salinha com ar condicionado, com um barzinho e musica ambiente, bem pintadinha, será que me dão uma salinha?
Será que me posso candidatar sem cunhas?
Ou que me sujeitarei a outros processos?

10:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Hei! Será mesmo verdade que a Geni já está em acção através de "avençados"?! Não há direito! Eu acho que os "evençados" não deveriam ser autorizados participar! eheheh!

1:42 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Devem participar todos. eu participo, tu participas, ele participa, nós participamos, vos participais eles participam.
Isto no presente

1:49 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Lamento desiludir o anónimo Zé, relativamente ao seu último e triste comentário, que não passa de demagogia pura e provavelmente com fins políticos (?).
Assim passo a justificar:
1. AMP sempre teve à sua disposição o referido espaço, com uma ocupação diária de “meia dúzia de horas semanais”, tal como referido num anterior comentário proferido pelo José Fernandes;
2. Como é possível afirmar que sou avençado da J.F.? Só pode ter vindo de algum bruxo daqueles ali da esquina! Para seu descontentamento, informo que nunca pertenci a nenhuma J.F., nem faço tensões de pertencer, muito menos ser avençado. Conclusão: Não tenho nenhuma “mama”, mas sim duas mamas, desde que nasci. Por isso aconselho-o a mudar de Bruxo. Ok?
3. Prezo pela liberdade de expressão e sobretudo é saudável que as pessoas tenham a sua própria opinião, tal como tem sido demonstrativo em todos estes comentários. Em Português, o facto de se dizer parvoíces não quer dizer que se seja parvo. Desta forma quando é referido “mesquinhices”, não estou a apelidar ninguém de Mesquinho.
4. Não entendo e duvido que alguém perceba a relação entre a “falta de respeito pela diferença e pelas opiniões dos outros” com as “maiorias eleitorais folgadas (ex. Madeira)”.
Pelo anteriormente enumerado, parece-me aqui que quem não respeita as opiniões / comentários transmitidos neste blog, é o anónimo chamado de Zé.
Melhores cumprimentos

6:20 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Last Drink.
Ultima rodada para comentarem.
Parece que já se arranjou um consenso de divergencias interessantes.
Agora que cada um que medite no que os outros disseram.
Ha quem leve isto demasiado a serio. Aprendam com os politicos, levem tudo na brincadeira e numa boa já que acreditam neles. ate

9:56 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

nnca vi tanta idiotice e pesporrência em tão pouco espaço.
Anónimos todos: vejam lá mas é se aprendem a utilizar os adjectivos com cuidado porque, não raro, os que utilizam, dão azo a confusões.
(p.s.: essa das 2 mamas tá gira. São grandes!!!)
jinhos

2:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

...e também a ver se os ditos "enegrecidos espíritos" respiram e se purificam rapidamente! Talvez assim possamos vir a ter posições mais equilibradas e menos alinhadas!

11:59 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A realidade, e já se sabe , é que mesmo legitimamente, o uso de uma área comunitária por parte de uma entidade privada com fins lucrativos acaba sempre em polémica. Espero que nunca cheguemos a ver no telejornal uma notícia de investigação judicial envolvendo a nossa querida Portela em tamanha polémica. Isto porque é muito fácil ofender susceptibilidades. Será que se eu quiser abrir um ginásio com fins lucrativos poderei usufruir das mesmas regalias ? Cuidado com estas parcerias ou fica sujeito a queixa fundamentada por igualdade de direitos numa instituição como a PJ por exemplo. PS. é uma tristeza envolvimentos desta natureza e JF deveria era cuidar de outros problemas como os ratos e o lixo perto de escolas de crianças.

2:39 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial