18 outubro 2007

O Parque Infantil da Portela

No Jardim da Associação de Moradores
Um mail duma leitora devidamente identificada, veio levantar um problema que é desconhecido de muitos moradores da Portela e relativos ao Parque Infantil. Na génese da Associação de Moradores e ainda em 1975 foi intenção de se criar na Portela infraestruturas de recreio e lazer para a sua população jovem. Assim e em determinado planeamento foi criada uma zona na Urbanização para implantar uma zona desportiva e de recreio.
A AMPortela nesse terreno que delimitou, veio a criar o seu Parque Desportivo com Campos de Ténis, um Polidesportivo, uma Esplanada, um Parque Infantil e uma zona verde a que se veio chamar “ Jardim da Associação”.
A criação do Parque Infantil levantava problemas de vigilância e manutenção não permitindo um horário de funcionamento a condizer com os anseios das crianças utilizadoras.
Também a atribuição de verbas por parte da Câmara para tal manutenção, eram raras e nem sempre estavam devidamente consignadas.
Com a criação da Freguesia da Portela em 1985 já a Câmara de Loures poderia canalizar verbas próprias para a manutenção, desenvolvimento e vigilância do Parque existente criado pela AMPortela dentro dos seus terrenos devidamente protegidos e murados.
O Executivo da Junta de Freguesia no seu âmbito, acolheu de braços abertos a responsabilidade de toda a manutenção do Parque e a Associação de Moradores e bem, transferiu assim para a Junta essa responsabilidade entregando-lhes as chaves do Parque.
Nessa altura e com entusiasmo a Junta mandou lá colocar as tabuletas que ainda lá existem e que praticamente dizem “ Parque da Junta de Freguesia da Portela “.
Há verbas próprias e pessoal destinado à manutenção de Parques Infantis.

Os tempos mudaram e a legislação considera hoje em dia o parque em situação ilegal de funcionamento. Não é aceitável um Parque Infantil com piso de areia, onde o mobiliário urbano do parque não obedece às devidas normas de segurança e também a falta de instalações sanitárias, etc.
É então altura da Junta de Freguesia tentar implantar na Portela, um conveniente Parque Infantil.
Agora com o envolvimento do Complexo das Piscinas Ginásios, o Jardim da Associação vai ser aberto à comunidade com o derrube das barreiras arquitectónicas existentes permitindo assim criar-se um Parque Aberto onde mobiliário para Parques Infantis poderá ser implantado.
o e-mail da nossa leitora

Exmos Senhores,

Penso que a manutenção do Parque Infantil, junto à AMP, fica a cargo da mesma, por isso, gostaria de deixar aqui algumas sugestões.

Uma vez que a freguesia da Portela tem cada vez mais crianças, que com toda a certeza, gostariam de usufruir do Parque Infaltil, e que actualmente não o fazem por dois motivos:
Em 1º lugar porque ninguém tem conhecimento se o Parque tem ou não (penso que não) as condições de segurança necessárias para a sua utilização;
Em 2º lugar pelo facto de o parque ser em areia, o que para além da segurança levanta uma questão muito pertinente e de extrema importância na saúde das crianças, como a Higiene.



Assim, deixo como sugestão que a AMP, para além de tudo o que já faz por nós, na Gestão do Desporto e da Cultura, faça um bocadinho mais pelas nossas crianças mais pequenas dando-lhes melhores condições para brincarem no Parque Infantil e para que ainda mais se possam juntar a estas.
Em meu nome e em nome de muitos Pais, que sei que partilham da mesma opinião, ficamos a aguardar Boas Noticias.
Atenciosamente,
( identificação)
Post repescado de 23out06

15 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

A leitora que enviou o mail tem razão no que alertou, mas explicou quem sabe; e explicou bem.
Agora, ha que passar uma copia desse mail para a J.F., pode ser que fiquem sensibilizados e ponham mãos à obra.

4:15 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não outra Freguesia no Concelho de Loures que não tenha um parque Infantil de acordo com as normas de segurança e higiene.
A Portela parou no tempo.
A culpa é de quem?

5:35 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

não será altura de dar a conhecer este "espaço de liberdade" à Drª Geni?

6:05 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

.... e não sei se a autora do mail conhecerá também este espaço....

6:23 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Qual a entidade fiscalizadora, que fiscaliza os parques?

12:56 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Parece que ainda não é bem conhecido este espaço deste blog.
A Junta se não tem conhecimento é porque estará mal assessorada. Tem de saber o que se passa à sua volta sob pena de andar sempre a levar nas orelhas.
A sovinice e a gestão de mercearia leva a estas situações caricatas da Junta se alhear do que a rodeia.

1:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

O tal contentor que estava no passeio do dr. Morgado já la não está. Talvez tivesse tido efeito o post sobre o contentor.
O pior agora é que em vez do contentor, despejaram a areia e os lixos no passeio.

5:04 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Parabéns
Zé kalanga
bom blooge, vale a pena visita-lo
Beijinhos
Manel Covingua

9:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Parabéns à senhora que se lembrou deste problema, pela sua coragem e atitude dinâmica, pelo interesse, pelo tempo dispendido e acima de tudo pela preocupação do bem estar das nossas crianças. É este tipo de cidadão que o nosso país precisa.

3:14 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Pois é, mas já que a Junta não quer gastar dinheiro, veio a Junta de Moscavide gasta-lo numa creche em terreno da Portela que serve em mais de 60% para as crianças da Portela. Bem feita.
Daqui a uns dias quem faz um Parque Infantil junto à creche ainda vai ser a Junta de Moscavide. Nessa altura ate os portelenses irão apoiar essa iniciativa. o que anda a fazer um tal vereador Guedes da Silva? Andará distraido ou propositadamente deixou lançar aconfusão?

10:21 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

A Junta de Moscavide não vai fazer um Parque Infantil. Vai fazer um outro Parque de Sucatas por tras da Creche e esta-se a preparar para fazer um Parque de estacionamento para Viaturas e Maquinas alem de estar a fazer uma serventia que parece uma auto estrada.
Afinal onde é que começam os limites da Freguesia.
Porque é que a Portela por causa da invasão, não veda os seus limites junto à rua e com acessos só pela escadaria existente? Pelo menos Moscavide já anda a fazer uns muretes de delimitação. Só não se sabe onde acaba o atrevimento e onde vai acabar o murete.
Deve ser a olho.

8:54 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Mas eles ja andam a murar la um terreno que dizem que é da Portela. Será assim possivel?

11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

esse "zé kalanga" é falso. Não fui eu quem escreveu isso. Ai,ai,ai, estamos a exceder-nos e a portar-nos mal.
Mas, já agora, aproveito, para dizer que, quanto à questão do entulho de Moscavide, disse-me uma pássara que a Junta da Portela já "meteu" uma providência cautelar em tribunal visando impedir o avanço das obras.
Cumprimentos do verdadeiro,

10:56 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Mas Moscavide la vai fazendo um muro com mais de 2 metros a sacar na largura e no topo ja esta uma espera, para se continuar a sacar mais terreno. Aonde é que isto vai acabar?
E já ha refilanços por parte dos moradores, com aquela cobertura em chapa zincada tipo telheiro a espelhar para os lotes. Começa a ser insuportavel e ja começa a cheirar mal.

9:41 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A leitora tem razão...parabéns pelo esforço... espero que o espaço melhore (até não é mau de todo)...

Mas levanta-se outra questão... os pais agora estão muito importados com "cuidados com higiene", e "cuidados de segurança", e esquecem-se que as crianças precisam crescer, ser livres e arranjar defesas por si próprias...não ganhar medos... que um dia, e esse dia é mesmo na juventude estarão no mundo quase sozinhas...e depois...levarão esse medo dos país...o resto da vida, porque nunca se souberam defender... do bicho, da queda... de tudo...

1:16 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial