10 outubro 2006

Pinto Monteiro - Um homem da Portela


Fernando José Matos Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República (PGR), tem 64 anos é juiz de carreira e presidia anteriormente à primeira secção do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Tomou posse no dia 9 de Outubro.
Nasceu a 5 de Abril de 1942 numa freguesia do concelho de Almeida e é morador já há uns anos na PORTELA. José Pinto Monteiro formou-se em Coimbra onde foi assistente e iniciou-se na magistratura como Procurador do Ministério Público em Idanha-a-Nova.
O PGR foi secretário-geral da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) nos anos 80, alto-comissário-adjunto na Alta Autoridade Contra a Corrupção, juntamente com o Coronel Costa Brás, membro da Comissão de Gestão e do Conselho Pedagógico do Centro de Estudos Judiciários, onde também leccionou e presidiu a exames.
Nomeado para o Supremo Tribunal de Justiça em 1998, José Pinto Monteiro foi ainda juiz desembargador no Tribunal da Relação de Lisboa e é professor convidado na Universidade Autónoma de Lisboa.
Perfil de José Matos Pinto Monteiro
Um homem «muito inteligente» e «ambicioso»
Fernando José Pinto Monteiro é irmão do professor catedrático de Direito, de Coimbra, Pinto Monteiro. Ingressou na magistratura em 1966.
Fontes judiciais adiantam tratar-se de um homem «ligado ao bloco central», «ambicioso», «muito inteligente» e com «grande capacidade de comunicação». «Vai ser de certeza absoluta um bom gestor de imagem do Ministério Público», refere uma fonte ouvida.
«Não é uma virgem pudica ao contrário de Souto Moura» e «sabe gerir muito bem as suas relações, designadamente com a Comunicação Social», garantem fontes da magistratura.
Pinto Monteiro pode ser «desbocado»
Se for preciso «é desbocado». Recentemente criticou duramente o actual sistema de graduações para acesso ao STJ, nomeadamente o antigo vice-presidente do Conselho Superior de Magistratura, Noronha do Nascimento, a quem acusou de colocar os amigos no Supremo.
Pinto Monteiro esteve contra a greve dos juízes. «Como todos os magistrados judiciais, tendencialmente não é susceptível a pressões». Tem «todas as condições para fazer um mandato marcante».

5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Sinto orgulho de ter Fernando Pinto Monteiro, como vizinho. Foi um dos melhores professores que os meus filhos ja tiveram. É uma pessoa super inteligente tem um grande dom da palavra e um excelente sentido de humor (irónico). Cativante, lider natural, simples e muito carismático.

7:16 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Gostei de algumas frases do novo PGR, nomeadamente quando refere que os magistrados não deveriam ter filiação partidária, facto com o qual estou inteiramente de acordo e mais, acrescento que nem partidária nem futebolística.
Para além do mais, parece ser alguém enérgico, independentemente do curriculum impressionante. Politicamente falando, poderemos também analisar a médio prazo se existiu consenso político para a nomeação ou se a escolha foi natural, pois daqui por uns tempos veremos se ocorrerá a privatização da Segurança Social ou não e se o pacto também se estenderá a outras áreas, ou seja, se estivemos perante um acordo político do género de nomear sim, mas governar de acordo com as directrizes e programa partidário social-democrata, uma simbiose tentada aquando da formação quando se pretendia a criação de um partido único socialista e social democrata, um sonho de certo modo alimentado por Guterres e agora posto de certo modo em prática através da dupla Cavaco/Sócrates. Seja como for, tenhamos esperança.

9:49 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Antes de mais desejamos a melhor saúde para o novo Procurador-Geral e expressamos os votos para que tenha sucesso na sua missão que se avizinha árdua e difícil.
Não deverei comentar a pessoa que me é so conhecida de vista e, quanto ao trabalho que se espera, o nosso maior desejo é que o correr dos dias venha a revelar o acerto da escolha.
Nós queremos viver num estado de direito. Contamos pois com alguém capaz de manter a independência e a distância necessária relativamente ao Executivo e que tenha a coragem de pugnar para que o combate à corrupção e ao crime organizado possa dispor dos meios necessários e das vontades imprescindíveis para que se consiga libertar a sociedade portuguesa de um dos mais fortes obstáculos ao desenvolvimento.

10:55 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ele já tem 1 policia a porta?

2:44 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Pois tem de ter um policia à porta se não ainda aparece por aí um "pobrezinho" dos corruptos que lhe manda limpar o sebo.

9:43 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial