27 novembro 2006

Esplanada " Espaço Portela "

Do nosso leitor João Micaelo recebemos o email que a seguir se transcreve. Já não é a primeira vez que recebemos neste blog, reparos sobre o que se passa na Portela, quer no Centro Comercial quer na Esplanda.
Por haver razões justificadas, aqui fica a respectiva divulgação.
Pensamos que os gerentes da Esplanada irão ter em conta este reparo bem como os responsáveis da Associação.


Nota: Pelos comentarios feitos a este post, recuperamo-lo para uma data mais actual

Não posso deixar de manifestar o meu profundo desagrado com o Serviço prestado pelo “Espaço Portela”.
Higiene e brio não constam das preocupações dos responsáveis pela gestão do Espaço; é frequente encontrar mesas, cadeiras e chão da zona de esplanada bastante sujas.

A Portela já não tem esplanada; ao construir-se aquela estrutura de toldos fica-se com a sensação de que se está engaiolado e perdeu-se o encanto e o prazer de usufruir do sol e ar puro. Mesmo o pouco espaço que ainda resta ao ar livre raramente está acessível. Como era bom nas manhãs do fim de semana passar ali alguns momentos de descontracção bebendo um café e lendo um pouco.
Ainda este domingo de manhã, me dirigi ao espaço Portela na esperança de ali poder beber um café e ler o jornal aproveitando o sol e a luminosidade do lindo dia que estava. Ao chegar deparei com um cenário triste; os toldos estavam quase todos fechados e o acesso ao pequeno espaço que ainda resta ao ar livre estava vedado; resolvi beber o café no C.C e ir para o Jardim Almeida Garrett. Já em outra ocasião questionei um empregado sobre a possibilidade de ir para a parte exterior ao que me foi dito que naquele momento não, sem mais justificação.
É triste a Portela não ter neste momento uma única esplanada com qualidade, onde se possa usufuir do sol e ar livre.


É urgente criar um espaço alternativo que possa concorrer com este. A Associação de Moradores, ao concessionar o “Espaço Portela”, deveria exigir o cumprimento de padrões de qualidade de serviço que o não sendo faria cessar a concessão.

Não fosse a falta Brio e Profissionalismo na Gestão do Espaço Portela e este teria condições únicas para prestar aos Portelenses um serviço de excelência. Um espaço renovado, com um restaurante com qualidade e uma esplanada ao ar livre devidamente cuidada é uma exigência para a PORTELA.

João Micaelo

10 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

O Sr. Micaelo ate tem razão em que alguns dos empregados são mesmo mal educados e inconvenientes. A maioria deles até são da Portela e foram colegas ou amigos dos gerentes do espaço Portela. Deve ser por isso que se acham no direito e dever de serem mal educados.Como ha clientes que so vão tomar banhos de sol e um cafe, deve ser por isso que seleccionam os clientes. Bons são aqueles que bebem umas cervejolas valentes e uns shots.

6:17 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Gostei de ver a intervenção do Sr. Micaelo, pois nota-se que é uma pessoa interessada pelas causas da Portela.
Já nos habituou a varias intervenções do estilo, quer mostrando quer denunciando casos que passam despercebidos à maioria dos moradores da Portela.
Estão neste caso tambem as criticas prementes, efectuadas no forum da freguesia da Portela em que alerta para muita coisa que ainda ha a fazer na Portela.

9:34 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

eu cá acho que a associação devoia exigir mais a essa esplanada miserenta.

3:20 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A Associação deve andar em gestão. Não tem ligado nada às coisas da Portela e nem mesmo à sua Esplanada.

9:32 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

É verdade, este espaço que poderia reunir todas as condições para ser um local acolhedor, por uma razão ou outra nunca o consegue! para além de alguma clientela "selecionada" mais 2 exemplos: há dias durante a transmissão de um jogo de futebol estava um cão do tamanho do cliente que o tinha pela trela que insistia em reclamar o facto de ali estar; outro exemplo deplorável é o das obras de reparação do telhado, iniciadas no verão, que não foram concluídas, mantendo-se o estaleiro junto aos acessos ao Parque Infantil, com folhas e lixo. Não há ninguém que olhe por isto? Associação, Junta? Câmara? Ouve licença para as obras? Qual o prazo para a sua conclusão? O desleixo tem limites!

3:52 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não é de agora que o problema existe. Este talvez seja o facto mais importante para a contínua degradação do espaço e bons costumes. A impunidade transformou-se num passaporte de se poder fazer o que se quer como se quer. Eu mesmo me sinto responsável civilmente por nada ter feito até hoje. Em parte por pensar que seria só eu a assistir a situações desagradáveis e também com receio de me tornar um alvo de perseguição como já antes aconteceu. Por de nada valer fazer queixa à polícia por esta já ter respondido diversas vezes que o melhor é escolher outro lugar, deixo aqui a quem tenha mais coragem do que eu as entidades competentes que regulam, inspeccionam e têm dever e competência para averiguar irregularidades. Todos os estabelecimentos de restauração são regulamentados pelas leis de gestão hoteleira e é da competência da câmara municipal a acção, pedidos de inspecção, investigação de competências legais, licenciamento, fecho de actividade inclusive. As queixas poderão ser feitas no livro de reclamações do estabelecimento que têm um prazo fixo de 5 dias úteis para serem remetidas para a competência da câmara municipal ou da direcção geral de turismo. Caso contrário o estabelecimento incorre numa coima agravada que pode ir até valores altíssimos e até o fecho do mesmo. A ASAE tem também competências na inspecção de sanidade, da formação do pessoal (por vezes esquecido, mas legalmente exigido), e de todos os tipos de queixa que se refiram ao cumprimento das leis que regulam a actividade de restauração. Por isso ao invés dos leitores se queixarem aqui peço coragem que eu não tenho de fazerem queixas nesses lugares, de contrário a tendência é da agravação do espaço que a todos dizem respeito e degradação física e moral da área, que por muitas vezes foi alvo de venda de narcóticos, gente de má índole e até de agressões físicas a clientes por parte de traficantes, ladrões e gente menos própria. Se por acaso os gerentes da esplanada se designarem a ler este comentário espero que tomem medidas urgentes para que o espaço retome o vigor e alegria de outros tempos antes que seja tarde demais ao ponto de a área poder ser "catalogada como um antro de gente sem escrúpulos sem respeito pelos moradores e transeuntes que ali se deslocam". Obrigado

12:19 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Reclamam, reclamam, mas quando é preciso efectivar uma "queixa / denúncia" os outros que a façam. É como aquele conselho da PSP: "se tiveres aflito, grita fogo e não socorro. Se fôr socorro o "portuga" à sua boa maneira ignora, se fôr fogo vem a correr para ver a desgraça alheia". Tenham juizo! O Estado tem ao vosso dispôr "n" mecanismos de fiscalização. É só ligar, enviar fax, carta, e-mail, que pode ser anónimo, que eles actuam mais cedo ou mais tarde! Pessoalmente, e até a pedido dos "gerentes" da Esplanada, denúnciei uma determinada situação às Forças de Segurança. Conclusão: Houveram Rusgas na zona circundante da Esplanada, que se podem repetir se tornar a haver denúncias. A zona da esplanada foi toda vedada para não haver o sentido de segurança de algumas pessoas com possibilidades de "fugirem" para qualquer lado; foram colocados os toldos a pedido de muitos clientes. Agora,... falem, reclamem, denúnciem, etc,... mas façam! O problema também é VOSSO!!!!

11:01 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Seus tebas, o espaço portela não é para os tios irem beber cafezinho. É para se fumar umas birras e socializar, querem mamar cafezinhos vão ao tabuleiro madafakas

1:55 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Frequentei a esplanada desde o início, já lá vão uns 20 anos.

Fiquei apreensivo com a visão que tive da última vez que lá fui:

- Espaço interior degradado e transformado num "coisa qualquer" de jogos e afins.

- Esplanada mal arranjada..e o pior
o Ambiente-...

Ali trafica~se, ou "deala-se" como se diz na gíria aquele ambiente já matou o espaço. Aquela "xungaria" matou a esplanada.

Porque não há rugas, corram com aquela escumalha dali, investiguem os proprietários.

A esplanada já teve um restaurante aceitável.

10:48 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Alguem sabe como se concorre a concurso para o espaço? Tenho um projeto deveras interessante para este espaço. Obrigado

7:26 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial