30 novembro 2006

O Banco de Tempo - Banco da boa vontade


O Banco de Tempo é uma rede de infra-estruturas de apoio social baseada da gestão do tempo para troca de serviços. Esta rede apoia-se no Banco Central, coordenado pelo Grall, e as Agências, inseridas em cada comunidade, resultado da parceria de instituições locais com esta instituição.
Objectivos do Banco de Tempo- Apoiar a família e a conciliação entre vida profissional e a vida familiar através da oferta de soluções práticas da organização da vida quotidiana;- Construir uma cultura de solidariedade e promover o sentido de comunidade e encontro de pessoas que convivem nos mesmos espaços, a colaboração entre gerações e a construção de relações sociais mais humanas;- Valorizar o tempo e o cuidar dos outros, estimular os talentos e promover o reconhecimento das capacidades de cada um;- Promover a cooperação entre várias entidades públicas ou privadas.
Princípios do banco do Tempo:Todos temos algo a dar e a receber: obrigatoriedade de intercâmbio. O Banco de Tempo não é uma estrutura em que se dá sem receber em troca, nem em que se recebe sem dar nada em troca.Não há troca directa de serviços: o tempo prestado por um membro é-lhe retribuído por qualquer outro membro; Troca de tempo por tempo: a unidade de valor de troca é a hora; Todas as horas têm o mesmo valor: não há serviços mais valiosos do que outros, nem escalas de valor de serviços. O serviço prestado não tem de ser igual ao recebido;A circulação de dinheiro só é possível para reembolso, previamente acordado, de despesas específicas e documentadas; Os serviços prestados correspondem a actividades não profissionais que se realizem com gosto: a troca assenta na boa vontade, na lógica das relações de “boa vizinhança”. São serviços de ajuda, não incluindo aqueles que exigem um certificado ou habilitações especiais. Quem é que não se queixa da falta de tempo para resolver todos os problemas do dia-a-dia? Quem é que não gostaria de poder ajudar os outros e de poder participar activamente na vida da sua comunidade? Talvez já tenha pensado nesta questão muitas vezes, mas o que é que imediatamente vem como resposta a estas perguntas? - “Não há tempo”. E, de facto, as novas vidas são hoje, para uns lutas contra o tempo, para outros formas engenhosas de gastar aquilo que tanto têm – tempo.
A Freguesia da Portela tem agora uma resposta para si, uma resposta que vai rentabilizar a sua boa vontade e o seu espírito solidário. Basta abrir uma conta no Banco de Tempo. Uma conta pessoal com ganhos essencialmente colectivos. O Banco de Tempo é um banco em tudo igual aos outros. Tem agências, horário, cheques, depósitos e a particularidade de utilizar o tempo como moeda de troca. O Banco de Tempo funciona da seguinte forma: qualquer investidor que esteja disposto a dar uma hora do seu tempo para prestar um conjunto de serviços, recebe em retribuição uma hora para utilizar em benefício próprio. Troca por troca, hora por hora. Pense na sua trajectória de vida e nas diferentes actividades que tem vindo a desenvolver a nível profissional, nos seus tempos livres, na sua esfera familiar: Há actividades que gostaria de fazer por outras pessoas? Gostaria de ter companhia para realizar algumas destas actividades? Pense nas tarefas/actividades que realiza com dificuldade ou sem gosto… Acha que alguém poderia realizá-las por si? Pense em actividades que ao longo da sua trajectória de vida não lhe foi dada oportunidade de realizar. Gostaria de poder contar com o apoio / acompanhamento / companhia de alguém para as realizar? Brevemente terá conhecimento da data de abertura da Agência de Banco de Tempo da Portela, mas neste momento estamos a receber pré-inscrições, por isso venha conhecer melhor este projecto dirigindo-se à Junta de Freguesia da Portela, ou à Associação de Moradores da Portela.
Contactos: Secretaría da Associação dos Moradores da Portela (tel 21 943 51 14)
Secretaria da Junta de Freguesia da Portela (tel 21 943 12 33) - Agência de Banco de Tempo da Portela.
by Antonio Mesquita membro da AMPortela e do Banco de Tempo

8 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

onde é isso!! aiiiiii, vopu ter quue chamar o Ninô, vocês tão-me a fazer concorrência, atãoooooo!!!!

4:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O Banco de Tempo agradece a divulgação deste artigo e para os potenciais interessados informa ainda que é possível obter toda a informação marcando uma entrevista com um dos nossos colaboradores através da Secretaria da Junta de Freguesia da Portela (tel 219.446.417/193)
Está já a ser agendado um primeiro encontro de membros que deverá ter lugar nas próximas semanas em data a anunciar. Mantenha-se atento!

12:19 da tarde  
Blogger JL Portela disse...

Nem tudo é mau neste mundo...

Por isso, deixo aqui o blog do núcleo da PORTELA da Juve Leo (claque do Sporting):


www.JLPortela.blogspot.com


Quem quiser ir ver jogos connosco, é só ir lá e escrever nos comentarios que depois entramos em contacto com a pessoa.

Sempre grande ambiente !

SPORTING SEMPRE !

COMO SEMPRE, PORTELA PRESENTE !

2:52 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Então e não ha por aí uma Juve Red Boys?
Azuis é que não, estamos fartos de azeiteiros.

11:35 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Banco
tempo
naaaaaa

11:39 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Mas o Banco arranca ou não arranca?

3:32 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Atenção: É "Banco de Tempo" e não "Banco do Tempo".
Haverá outros bancos, mas do que aqui se trata é "de tempo". Ou seja a unidade de troca é o tempo, hora por hora, sempre com o mesmo valor, o valor de servir, de ajudar, com o objectivo último de contribuir para combater o isolamento e de criar laços de solidariedade entre as pessoas.

A agência do Banco de Tempo da Portela já está a funcionar, aliás o seu anúncio oficial estará para muito breve!

3:26 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Estou a fazer um trabalho sobre, o Branco de Tempo, e se alguém me pudesse dar mais alguma informação ou ajuda, eu agradecia..

Desde já agradeço

6:20 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial