24 novembro 2006

O "Noticias da Portela" entrevistou o Portela dos Pekeninos



O Notícias da Portela apresentou hoje na sua edição de Novembro, a entrevista tida no fim de Outubro com o Portela dos Pekeninos. Práticamente, deixámos que fosse o Notícias da Portela a fazer as nossas apresentações.
De uma maneira coerente e profissional cumpriram na apresentação.

1 - Porquê Portela dos Pekeninos? O nome é uma alusão implícita à falta de algumas infra-estruturas e serviços fundamentais na Portela?
Não. O nome é alusivo às pessoas que cá cresceram. Às pessoas que se fizeram pessoas na Portela. À pequena dimensão da Urbanização. É tambem uma alusão sim, ao chamado "Portugal dos Pequeninos" que critica mentes curtas, mentes comprometidas com a incapacidade de mudar, em suma as mentes pequenas que impedem que Portugal seja grande. Também temos disso na Portela e, por tudo isso, pareceu-nos um nome que poderia pegar e uma homenagem à antiga e à actual juventude.

2 - Este é um blogue contra-poder?
Este é um blog de discussão livre e desembaraçado, não é pelo poder, nem contra-poder de nada nem de ninguém. É sim pelo poder escrever. Aliás, se repararem, com o pouco tempo de vida que tem, já "bateu e puxou pelas orelhas" em muita gente e instituição. Até no vsso jornal se não estamos em erro.

3 - O blogue é independente? Alguns moradores afirmam que estará associado à Associação de Moradores. Confirmam?
O blog é completamente independente. Não está ligado à AMP como não está ligado à JF, à Paróquia, ao CCP, à CML ou a quem quer que seja. Por isso as participações são de diferentes e vários bloggers que consideram ser interessante abordar os mais diversos temas aparecendo assim opiniões que são muitas e muitas vezes contraditórias umas das outras. Realmente grande parte de documentação ou informação é-nos facultada pela AMP que detem muita informação desde o inicio da Urbanização da Portela e que tem um acervo histórico que mais ninguem tem. Desde os projectos iniciais da Urbanização, ate à abertura e o rasgar das 4 entradas da Portela que era feito por quelhas, à iluminação, aos tranportes, às escolas, às intervenções policiais ( Riço Calado e Demetrio Alves), à criação da propria Associação de Moradores, à construção da Igreja, à criação da Freguesia, à construçãodo Complexo Desportivo, à criação do Parque Infantil, aos desalojados de Camarate, à rectificação do traçado da via Ralis-Sacavem por fora das escolas, à envolvente da Escola Primária, à criação de um Pavilhão Desportivo na escola Arco Iris. Outras entidades têm participado tambem com posts de seus colaboradores e mesmo com documentação apropriada.

4 - O blogue é naturalmente interventivo. Qual o seu objectivo essencial? Denunciar as situações a melhorar na Portela e os projectos a desenvolver com o fim último de solucinar esses problemas?
Lançar a discussão em 1ªlinha sobre o que está ínsito na pergunta. Mas, também e muito, chamar as pessoas a intervir, a olharem, a preocuparem-se, a zangaram-se, em suma, a saírem dos casulos onde vivem e a olharem para o pequeno mundo portelense. Isto é feito pelos tais Pekeninos da Portela que cá cresceram, viveram e estudaram.

5 - Os autores assinam com pseudónimos. Porquê essa necessidade de manter o anonimato? Não há necessidade nenhuma. É uma prática corrente neste tipo de instrumentos de comunicação que permite, com responsabilidade e procurando manter o crédito, que as pessoas falem sem receio de serem conotadas ou rotuladas com este ou com aquele interesse. A colagem deste blog à Associação de Moradores é um bom exemplo disso e do queremos evitar.

6 - Que feedback tem o blogue tido por parte os moradores?
Para o pouco tempo de vida que tem e o ainda reduzido conhecimento por parte da população, estamos admirados com o numero de visitas e de intervenções. Como se pode ver chegamos a atingir mais de 20 respostas/comentários.

7 - O blogue dá também grande enfoque às actividades e projectos culturais e artísticos provenientes da Portela ou que nela têm lugar. Consideram a Portela um aglomerado de cérebros?
É, como também é um aglomerado de pernas, de mão, braços, etc, etc ... dizemos brincando. Claro que a Portela tem tido a fama, não sabemos se certa, de conter, no seu reduzido espaço, algumas pessoas de relevo interventivo na sociedade portuguesa. Certo é que, de deputados, ministros, secretários de estado, directores-gerais vários, autarcas, médicos, engenheiros, juizes, procuradores, advogados, jornalistas, professores universitários, etc, temos tido de tudo um pouco.
Cérebros nesse sentido,talvez.

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Muito bem!Parabéns ao portugaldospekeninos e ao Notícias da Portela, politicamente correctos!

10:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Afinal Neste blogue São todos bons rapazes

2:35 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Pois são todos bons rapazes. Os maus andam por aí de noite na esplanada e nas escadas. É cá um cheiro que a polícia até foge deles. Nem aparece.
Qualquer dia aquela escadaria até parece a Quinta do Mocho.

10:24 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

parabéns ao blogue, parabéns aos bloguistas. Alguém sabe quem está por trás disto?

4:12 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ha uns atras e outros à frente acho eu. Mal fora se não sera.

11:49 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

PARABÉNS AO BLOG EM SI. O PORTELADOSPEKENINOS é já uma realidade e não uma promessa. Parabéns a quem teve a brilhante ideia e se mata a trabalhar para que tudo isto possa acontecer.
Eu, por acaso ate sei quem é, mas não digo.

3:17 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial