18 dezembro 2006

O General Taveira Martins deixa o comando da Força Aerea

Portelense deixa a Chefia do Estado Maior da Força Aerea
O GEN. TAVEIRA MARTINS vive na Portela há muitos anos e nasceu em Vila Real de Tras os Montes. Ingressou na Academia Militar em 1963 no Curso de Aeronáutica. Após o terminus do Curso, frequentou o tirocínio na BA 1 - Sintra na ESQ. 102, tendo sido Brevetado em Março de 1967. Frequentou o Curso Complementar de Aviões de Combate em 1967 e ficou colocado na BA2 - Ota, como Piloto Instrutor de T-33. Em NOV72 foi colocado na BA 3 - Tancos, onde foi qualificado em Avião NORD ATLAS. Após a qualificação cumpriu um destacamento de um mês na BA 12 - Guiné. Em MAR73 iniciou uma comissão de serviço na BA 10 - Beira - Moçambique como Comandante da ESQ. 103.
Regressou do Ultramar em JUN75 e foi colocado na BA 5 - Monte Real como Oficial de Operações na ESQ. de Instrução Complementar de Aviões de Combate.
Obteve, entretanto a Qualificação de Piloto Operacional na ESQ. 51 em Aviões F-86 e em 1976/77 frequentou o Curso Geral de Guerra Aérea, findo o qual regressou à BA 5 onde assumiu o comando da ESQ. dos T-Bird em JAN79.
Em AGO82 foi colocado no SACLANT - USA tendo desempenhado as funções de Oficial de Estado-Maior na área de Infra- -Estruturas Aeronáuticas, por um período de três anos.
Após o regresso em AGO85, é colocado na Academia da Força Aérea, no Corpo de Alunos, como professor de várias áreas e responsável pelo Departamento de Formação Militar.
Em SET87 foi colocado na BA 5 como 2º Comandante onde obteve a Qualificação de Piloto Operacional de A7-P.
Em NOV89, após promoção a Coronel, é colocado na BA 11 - Beja, onde assume o Comando da Base Aérea até JUN92.
É então colocado no Estado-Maior da Força Aérea como Chefe da Divisão de Operações - 3º DIV, onde permanece até ser escolhido para o Curso Superior de Guerra Aérea.
No Ano Lectivo de 1994/95 frequentou o CSGA e foi promovido a Brigadeiro em AGO95 tendo assumido a Direcção de Instrução da Força Aérea em SET95. Em JUN97 é nomeado Comandante da Academia da Força Aérea e em MAI2000 ao ser promovido a Tenente-General, assume a Direcção do Instituto de Altos Estudos da Força Aérea. Em JAN03 foi empossado Comandante Logístico e Administrativo da Força Aérea.
Em 16 de Dezembro de 2003, é promovido a General e toma posse como Chefe do Estado Maior da Força Aérea.
Na sua folha de serviço, constam várias condecorações e louvores de que se destaca a Medalha de Prata de Serviços Distintos com Palma. O GEN Taveira Martins tem um total de 5.800 horas de voo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial