28 janeiro 2007

Historico:A Portela regista a 3ª precipitação de neve em meio século

Aguaceiros de neve estão a cair nalguns pontos da Portela e mesmo em Lisboa, segundo relatos de moradores confirmados por fonte do Instituto Nacional de Meteorologia presente no aeroporto da Portela.Segundo o IM, a temperatura na Portela rondava às 11:00 os 4 graus centígrados na estação localizada no aeroporto da Portela, onde eram visíveis «farrapos» de neve que derretem ao chegar ao chão. O mesmo cenário é descrito por moradores nas zonas da Olivais, Expo,Sacavem, Moscavide,Amadora, Belas e Loures. A fonte do IM adiantou que a situação se deve à passagem de uma «massa polar muito fria», pois a chuva só precipita em flocos de neve com temperaturas abaixo dos 4 graus. Há precisamente um ano (29 de Janeiro), os portelenses assistiram à queda de neve, o que não acontecia há 52 anos na zona e na cidade de Lisboa. Às 15:00 desse dia, as temperaturas chegaram aos 0,5 grau em Lisboa, abaixo dos 4 graus que o Instituto de Meteorologia previa como temperatura mínima, e caiu também neve noutros 10 concelhos do distrito.
As primeiras imagens publicadas pela imprensa portuguesa e internautas mostram flocos de neve caindo na Portela e em abundância em muitas localidades.Por volta das 9:45, o IM começou a receber chamadas a dar conta da situação, na Portela e junto ao aeroporto, em Loures e na Amadora. Trata-se de «pequenos fiapos de neve» associados à chuva, explicou a mesma fonte, acrescentando que «faz amanhã, 29 de Janeiro, precisamente um ano» que Lisboa ficou coberta de branco. «Mera coinciência», assegura o meteorologista. As previsões para os dias seguintes apontam para uma subida das temperaturas com ocorrência de aguaceiros na Portela. A neve deverá cair apenas nas zonas altas do país e longe do litoral.
A última vez que havia nevado na Portela foi em 29 de janeiro de 2006, o que não ocorria desde 1952 no sul do país e na capital portuguesa.
Nota: Fotos do Ricardo Reiçadas

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Eu cheguei a medir a temperatura por volta das 10h 15 m e estavam só 2ºC.
Estava mesmo um frio do caneco.

3:06 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

ate o meu cao tremia de frio ;)

5:32 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

ò Pedro mas o teu cão andava à solta na rua?
Agora há uns agasalhos pros caninos não terem frio.
Há uns cobertores electrificados.

9:08 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

foi quando fui passea-lo ;)

é interessante este fenomeno acontecer cada vez mais em lisboa...sempre dá para ver as pessoas mais alegres por estar a nevar. só mesmo pela neve, porque o frio penso que não põe ninguém alegre.

10:45 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial