14 janeiro 2007

Portela no Perdidos e Achados da SIC

Os desalojados de Camarate, a celebre Escola Azul na Portela e o " pequeno truque politico" de Demetrio Alves.
Em Janeiro de 1993, uma ordem de desocupação põe 650 pessoas na rua. A ordem do Tribunal Judicial de Loures cumpre-se sem incidentes, com uma forte presença da GNR. As pessoas retiram os seus haveres dos dois edifícios onde estavam a morar. Sem outra casa para onde irem, os então desalojados ficam ali mesmo, na rua. Vivem ao relento durante vários dias, até que são abrigados provisoriamente numa fábrica desactivada, em Sacavém, e num armazém, em São João da Talha, alugado pela Câmara de Loures.
Nos anos 70, o Instituto de Apoio ao Retorno de Nacionais (IARN) tinha alugado dois edifícios em Camarate, para albergar provisoriamente portugueses vindos das ex-colónias, a maioria de Moçambique. Mas, após a extinção do IARN em 1981, os edifícios conhecidos como Lar Panorâmico de Camarate continuaram cheios de gente. Alguns dos que inicialmente ali tinham sido alojados nunca abandonaram o local, outros vieram já nos anos 80 ocupar quartos que entretanto tinham ficado vagos. O proprietário quis reaver o imóvel. Em 1991, pôs uma acção no tribunal de Loures em nome de uma Fundação – a Fundação Santa Maria da Silva - e ganhou. Na altura, a SIC acompanhou a história e o drama humano dos desalojados do Lar Panorâmico, desde o dia do despejo. O processo foi longo e difícil, com inúmeros episódios de tensão social e luta política, entre o então governo de Cavaco Silva e a Câmara liderada por Demétrio Alves. Em vários momentos, os desalojados foram hostilizados por populações de bairros vizinhos em Camarate, Apelação, Frielas, Loures, Unhos, Catujal, Olival Basto, Povoa de Sto Adrião e Sacavem onde os quiseram realojar. O País testemunhou o racismo mal disfarçado, mas também a generosidade e a solidariedade que se gerou em torno de quem tinha perdido pela segunda vez a anterior forma de vida. Cidadãos anónimos mostraram-se chocados e deram apoio. A Camarate chegaram alimentos, cobertores e a ajuda da Cruz Vermelha. A escola C+S de Camarate albergou 50 crianças, os bombeiros ofereceram duches, os donos dos cafés permitiram o uso das casas de banho a quem dormia na rua...
Demetrio Alves num golpe de mágica descobriu que provocando os habitantes da Portela que não eram seus clientes, poderia obter dividendos do Governo Central. Foi o que fez e ate teve a ajuda inesperada do Presidente da Junta de Freguesia da Portela que entregou as chaves da Escola Azul e a Cruz Vermelha Portuguesa.
A reportagem foi saber o que aconteceu a essas pessoas deslojadas, adultos e crianças, que protagonizaram a história do maior despejo alguma vez feito em Portugal e que foram alojados posteriormente na Quinta das Sapateiras, em Loures.Quiseram ouvir as memórias que os então desalojados guardaram dos dias e das noites que passaram ao relento, e testemunhar o que mudou na vida dessas pessoas.
Ouviram tambem o saneado Demetrio Alves dizer que tinha aplicado um " pequeno truque politico" com os moradores da Portela.
Pena foi não terem ouvido tambem os intervenientes moradores da Portela que tiveram de lutar contra tudo e contra todos.
O pequeno video que se encontra no sapo em:
http://sic.sapo.pt/online/noticias/sic+tv/perdidos+e+achados , não apresenta a intervenção dos moradores da Portela tal como na reportagem apresentada na SIC.

O trabalho foi da jornalista: Carla Castelo *Imagem: Nuno Fróis *Montagem: Manuel Dias da Silva *Grafismo: Rita Esteves Correia *Produção: Eduarda Batalheiro, Conceição Andrade *Coordenação: Sofia Pinto Coelho *Direcção: Alcides Vieira e um pouco de PorteladosPekeninos

12 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Ontem no Jornal da Noite na Sic, na rubrica "Perdidos e Achados",
teve como tema "Desalojados de Camarate".
Quem não se lembra desses tempos? A reportagem mostrou pouco da Portela do protesto que fizemos a porta da escola e não deixamos ninguém entrar as camionetas, mas foi lamentavél o comentário do Sr. Demétrio Alves (ex-presidente da CMLoures) ao afirmar que rejeitamos os desalojados devido a questões políticas (porque as pessoas da Portela eram todas apoiantes do Cavaco). Esqueceu-se de referir que aquela escola não tinha condições para os desalojados.
Voltanto ás imagens da Portela que apareceram nesta reportagem, deu para ver alguns jovens da Portela na altura.

9:24 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

é pena a SIC não dar a palavra ás pessoas q tiveram na frente da lutra. A Portela ficou mal vista nesta reportagem, e o Demétrio Alves ainda teve a lata de dizer que já sabia q as pessoas da Portela iriam rejeitar os desalojados e já tinha outro local para os mesmos?
PQ a SIC não foi falar com o ex-presidente dos moradores da Portela e saber a razão pela qual recusamos os desalojados? Nem que tirasse 30 segundos da reportagem ou mesmo dizer que a escola já estava ocupada por ratos.

10:05 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não ficou nada mal vista. Toda a gente atenta sabe quem era e quem foi Demetrio Alves. A Portela e os seus moradores mostraram que com coisas serias não se brinca. A Portela fica e esse tipo já despareceu do mapa. Hoje em dia já toda a gente lhe mija pras botas.

12:20 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Eu lembro-me de andar a levar nas orelhas da polícia de intervenção. Lembro-me de uma mulher grávida a levar umas bastonadas ali à porta do centro comercial. Lembro-me de o eng. ferreira dos santos ter mandado vir uma máquina aplainar o terreno que a população ocupou. Lembro-me da demagogia dos nossos governantes, lembro-me da ordinarice do tal demétrio. Lembro-me da falta de coragem e dignidade do presidente da junta de freguesia.Lembro-me da força e determinação da Associação de Moradores da Portela (que hoje em dia parece votada ao ostracismo). Lembro-me dos seus dirigentes de então: o Tavares Regal, o Ferreira dos Santos, o Andrade Mendes, entre tantos outros.
Infelizmente a portela e os portelenses ficaram conotados com alguma xenofobia que foi, labregamente e falsamente criada pelos srs. jornalistas.
Eu também sou retornado e tenho pena de ver os camaradas sucessores do demétrio continuarem a ser namorados e justificados pelas sucessivas juntas de freguesia da portela.

11:45 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

A ver o trabalho de Carlos Teixeira e seus muchachos... volta DEmétrio estás perdoado

4:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Que venham todos, o Scolari, o Severiano Falcão, o Artur Jorge, o Demetrio Alves, o Joaquim Mourinho, o Adão Barata, o Carlos Queiros, o Carlos Teixeira. Venham todos e tragam muitas prendas. A gente já cá estava e está à vossa espera. O Campeonato Europeu...foi-se. Mas as Piscinas já cá cantam e o Conservatório da Musica tambem.

12:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O Conservatório é apenas temporário. Quando o Pavilhão de Macau estiver concluído, no parque da cidade, será aí que os pequenos musicos terão que ir tocar.

10:39 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A serio que o Conservatorio vai para Loures? Foi por isso que o presidente da Associação foi corrido. Estava feito com a Geni e com o PSD e prejudicou as crianças da Dança Jazz que ficaram sem aulas.

2:49 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Manda esse presidente ir tocar pifaro tambem.Como são os dois baixinhos,ele e a Geni faziam cá um dueto de cordas.

5:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

PORTUGAL AOS PORTUGUESES !

2:58 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A PORTELA AOS PORTELENSES era o que querias dizer, não era?
E a Europa aos europeus, ou não? E a Africa aos africanos ou não?
E ha gajas boas ou não?
NS tem calma rapaz, já falta pouco.

11:53 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

DEVEM ESTÁR MUITO MAL INFORMADOS MEUS CAROS:- O DEMÉTRIO ALVES NÃO FOI SANEADO.SAÍU PORQUE QUIS E EM PROTESTO POR TER SIDO CRIADO O CONCELHO DE ODIVELAS DAQUELA MANEIRA E ENTREGUE INCONSTITUCIONALMENTE E DE MÃO BEIJADO AO PS. ANOS DEPOIS TODOS PERCEBEMOS QUE TINHA RAZÃO. CLARO QUE PODIA EVITAR A "SINCERIDADE" DE DIZER QUE FEZ UM TRUQUE POLÍTICO AO PROPOR A VINDA DOS DESALOJADOS. MAS ESQUECEMO-NOS DAS PROVOCAÇÕES QUE LHE FIZERAM NA ALTURA? JÁ AGORA, SABEM QUE É UMA VIGARICE TEREM DITO QUE ELE FOI PARA MOÇAMBIQUE ONDE TERIA UMA GRANDE FORTUNA?! AINDA HOJE ESTÁ EM PORTUGAL ONDE VIVE DO SEU TRABALHO COMO TÉCNICO, E SIMULTANEAMENTE DESENVOLVE TRABALHO ACADÉMICO.

10:08 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial