23 fevereiro 2007

Sabia que.....

A freguesia da Portela foi criada pela Lei n.º 111/85, de 4 de Outubro.



A Igreja de Cristo Rei é uma igreja de linhas modernas. O projecto deve-se ao arquitecto Luís Cunha. Inaugurada a 15 de Novembro de 1992, teve, no entanto, um longo caminho a percorrer, desde o nascimento da comunidade paroquial, em 1975, até à actualidade.
Das diversas curiosidades desta igreja destacam-se o carrilhão de 14 sinos colocado na torre sineira e a capela do Santíssimo, onde se pode observar o Sacrário inspirado num templo grego. À esquerda encontra-se a imagem de Santo António e, à direita, a de S. José. Em cima duas figuras, um touro e um leão, que representam, respectivamente, S. Lucas e S. Marcos. Observe-se, ainda, a imagem da Rainha Santa Isabel, no topo das escadas para o balcão.
Aproveite, vá fazer uma visita. Com as suas linhas modernistas, o templo tem um toque que lembra o interior da igreja de São Pedro, no Vaticano.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Parece que toda a gente sabia quem foi o arquitecto. Eu cá não sabia e agradeço ao blog do Portela dos Pekeninos o vir dar a conhecer a muitos de nós, o que existe na Igreja da Portela.
A data da inauguração, os sinos, os peditorios, os padres que cá andaram, as catequistas, os leigos....

2:48 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial