21 março 2007

Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado


Dos seus Estatutos
A Associação adopta a designação de "ACADEMIA DA GUITARRA PORTUGUESA E DO FADO", e vai ter a sua sede na Urbanização da Portela, lote um, terceiro andar direito, freguesia da Portela, concelho de Loures.

PRINCÍPIOS DE FUNDAÇÃO (ABRIL DE 1994)
A Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado constituiu-se a 7 de Abril 1994.
Os seus objectivos estatutários são:
"A recolha, o estudo e a divulgação de documentos sobre a guitarra portuguesa e o fado."
Na sua Fundação a Academia produziu um documento de Princípios que presidem à sua actividade desde então:
A Academia organizará documentação escrita, audio e visual sobre a guitarra portuguesa, a viola de fado e o fado utilizando, sempre que adequado, modernas técnicas de tratamento da informação.
No seu âmbito estatutário, desenvolverá colóquios, conferências e actividades afins e publicará uma Revista ou Boletim com informações e notícias sobre actividades artísticas e culturais, da Academia e de outras organizações, incluindo edições de livros e discos e a realização de espectáculos ou sessões musicais.
A Academia contribui para a protecção do património cultural e para a formação de um espaço de encontro e discussão sobre os temas relacionados com a guitarra portuguesa, a viola de fado e o fado. A sua actividade deve ser partilhada por todos aqueles que se interessem pelos temas em causa, não sendo limitada a artistas ou profissionais relacionados.
A Academia está a proceder ao levantamento dos solos de guitarra portuguesa dos discos de 78 rpm, com o objectivo de formar um arquivo de referência e base para estudo pelos sócios.Encontra-se em desenvolvimento um catálogo de Fados de Coimbra e estão previstas várias contribuições na temática da investigação histórica e consolidação bibliográfica.
A Academia não pretende arbitrar ou validar opiniões, mas sim assegurar e coordenar o diálogo entre as diferentes correntes de opinião e a colaboração activa com outras organizações de interesses semelhantes.
A Academia é uma instituição sem fins lucrativos que se baseia, fundamentalmente, na participação voluntária para atingir os seus objectivos.

"A protecção e o estudo do nosso património cultural são uma manifestação essencial da nossa identidade"

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial