23 março 2007

Olhar atento



Andando com um bocadinho, só um bocadinho de atenção pelas ruas da Portela, não consigo deixar de me espantar.
De um lado jardins bonitos e esverdeantes.
De outro lado terra árida, deserto, abandono e sujidade.
A separar estes 2 mundos um gradeamento, qual muro de Berlim, de Israel, do México, sei lá...
De um lado, o dos jardins, adultos a passearem-se e a passearem higienicamente os seus animais de estimação, deixando aqui e ali, alegremente, os restos que lhes entopem os intestinos.
Do outro, crianças a brincar na terra árida e a olhar com a gula própria de quem não tem para a relva onde os cãezinhos vão defecando. Como gostavam de ter, também, um bocadinho de relva!!!
Não para fazer o que os cães fazem mas, para com a mesma alegria da dos nossos melhores amigos, poderem dar uns chutos numa bola! Como gostavam de se imaginar, sonhando, a fazer as fintas do Cristiano Ronaldo num campo de relva limpo, fôfo e verde...
Estes cães são os que todos conhecemos e que enchem a Portela de alegria e de cheiro....
Estas crianças são os nossos filhos ali na Escola Primária ao pé da Igreja...
Esta é a realidade, triste, mas é.

12 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Sim para quem tem tanta gente para alindar a Portela e o qual acho bem, custa-me efectivamente suportar tanta porcaria de cão por esses passeios fora.
Ha legislação para controlar esta situação, mas porque não é aplicada? Se as autoridades foram requisitadas para actuar, elas actuarão concerteza. Porque a Junta não pede aleatoriamente que as autoridades comecem a actuar?
Haviam de ver que os donos dos cães andariam todos de saquinho na mão ou iam com os cães para sitio proprio.

2:29 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

realmente deveriam ajardinar o espaço da escola.
qyanto aos cães, uma solução era criar um espaço próprio para a descarga, tipo etar a céu aberto, que até se podia apelidar de KAGÓDROMO...

2:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ja alguma vez alguem aqui comentou no blog que seria interessante criar umas ilhas proprias na Portela com o patrocinio de alguns donos de cães aos quais se chamariam Kagalhodromos com o nome do patrocinador ou da rua . Exemplo
- Kagalhodromo dos Descobrimentos , Kagalhodromo Jose Maria Carvoeiro
A legislação que vai sair quanto a cães de raça e de companhia, vai agilizar o que a Junta poderia e devia fazer.

3:04 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Já agora exija-se também umas redes para proteger a relva das crianças, permitido que estas brinquem nos passeios sem incomodar a relva! Sim porque, salvo melhor opinião, não há relva que resista num pátio de recreio de crianças. Mas quem sou eu, um simples jardineiro! Os arquitectos da Câmara saberão?!

6:58 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

mas se em vez de relva puserem grama talvez a conversa seja outra.

7:11 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

deixem lá os cães cagar à vontade pá. Vôcês pensam que estão onde? Na Europa?
fosgasse

7:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Tão culpada é a Junta como é a Câmara. Se arranjaram meios para multar e arrastar os carros estacionados fora de horas, não era mais simples multar logo os cães e os donos dos cães que conspurcam os passeios e os jardins?
Era logo um 2 em 1.

8:41 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Aqui na Portela, qualquer dia há mais cães que pessoas.
Ora vejam lá se agora todos os residentes desta urbanização começassem também a largarem por aí os seus excrementos?! simporque ninguém pode assegurar

12:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É verdade pois e é mesmo uma questão de saude publica.
Não ha vergonha nenhuma.

7:51 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Por muito que se repita, não tem dado resultado.
A JF em tempos passados até colocou uns recipientes com sacos plástico para os donos apanharem os tão incómodos KAGALHOTOS, mas também não resultou.
Eu nem sou contra os animais, mas sim contra os IRRACIONAIS donos destes.

11:56 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Mas isto é chover no molhado. Quando um desses donos foi chamado à atenção pelo bichano estar a fazer uma kagadinha no passeio, ainda se virou refilante a perguntar se aquilo fazia algum mal.
Que descaramento !!!!
Nem no Roque Santeiro em Luanda, as coisas estão assim....

12:50 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Pró amigo jardineiro: nos anos 60-70-80 nos Olivais Norte e Encarnação com criançinhas a jogar à bola diariamente na(s) relva(s) os jardins estavam um brinco. Hoje que as criançinhas já não jogam à bola, onde havia relva e jardins, HÁ MATO! As crianças e a juventude nunca deram cabo de relva. Haja simples manutenção e os donos dos cães que apanhem as respectivas poias. Talvez as futuras gerações sejam mais educadas e civilizadas. Também só terão em jogo a sua Qualidade de Vida, senão mesmo a Sobrevivência. Também dependerá do Lixo que deixarmos e se a nossa geração não gastar, também, a água toda. Felicidades filhos deta geração. Damo-vos tudo, dinheiro, bens diversos, roupas de marca, etc, mas não cuidamos do vosso futuro. Será que poderão vir a usufruir do que vos é (materialmente) dado? Terão planeta para isso?

12:13 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial