19 abril 2007

ATENÇÃO - Brigada Século XXI


Mais rápido e com menos papéis. É assim que vai funcionar o novo Sistema de Contra-Ordenação de Trânsito (SCOT) da BT. Operação com o mesmo nome marcou, ontem, a sua entrada em funcionamento.
A partir de agora, os papéis em triplicado das multas de trânsito vão deixar de existir. Com o novo Sistema de Contra-Ordenação de Trânsito (SCOT), da Brigada de Trânsito (BT), todo o processo vai ser feito por computador, de forma muito mais rápida e com menos papéis. O pagamento será feito através do sistema Multibanco.
O SCOT já está “em vigor desde dia 1 de Abril”, mas o dia de ontem foi uma espécie de oficialização do sistema: “a partir deste momento não há retrocesso”, “este é o futuro das polícias”.
Uma das vantagens do SCOT é que “o auto, ao ser elaborado, é remetido on-line para a Direcção Geral de Viação” (DGV), algo que “antes tinha de ser feito novamente no destacamento”. Além do tempo que os agentes da BT deixam de perder em frente do computador, o sistema até é amigo do ambiente, uma vez que, em vez das anteriores multas em triplicado, agora são impressas apenas duas folhas A5, uma para a BT, outra para o condutor autuado. Para a DGV segue apenas via Internet, não sendo impresso qualquer documento.
Além disso, ao introduzir os dados no sistema, o agente fica a saber se existe alguma irregularidade em relação ao condutor ou à viatura.
O tempo é outra das vantagens. Agora, em vez de preencher aquele enorme formulário, o agente apenas tem que introduzir no computador a matrícula do carro e o número da carta de condução da pessoa que o dirige e todos os dados lhe são fornecidos. Para a multa, também basta inserir o código correspondente e o sistema apresenta uma descrição da contra-ordenação. Muito mais rápido, portanto.
Uma questão importante é, claro está, o pagamento. O condutor “não tem que pagar as infracções na hora. Se não o fizer, os documentos são-lhe retirados e é-lhe dada uma guia de substituição válida para 15 dias”. Esse é o tempo que o cidadão tem para pagar. Para reaver os documentos, o pagamento deve ser feito, nos primeiros cinco dias, no destacamento e, a partir do oitavo, na DGV.
Para aprender a trabalhar de acordo com as novas tecnologias, os agentes da BT receberam “formação, em Janeiro. “Qualquer agente está apto” a trabalhar com o SCOT.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial