23 abril 2007

METRO - Linha Vermelha - Estação Encarnação

Estação Encarnação

Entidade Projectista: Ferconsult, S.A.
Arquitecto: Alberto Barradas
Comprimento do Cais: 105m
Profundidade media: 27,29m
Processo construtivo: Escavação a céu aberto Túnel mineiro
Contenção: com recurso a escoras
Volumetria: 45.000m3
Acessos: Rua General Silva Freire
Área Comercial: 24,57m2

A estação Encarnação localiza-se, sob a Rua General Silva Freire e os espaços públicos ajardinados adjacentes, de acordo com 0 traçado da linha, em projecção planimétrica. A configuração espacial da estação Encarnação, desenvolve-se a partir de 3 volumes principais;
· uma galeria longitudinal com secção em abóbada de arco circular e com um diâmetro de aprox.15m, percorrendo os 105m de extensão dos cais, construída em NATM;
· um poço central que secciona a meio a galeria principal, de planta rectangular, que se desenvolve desde 0 átrio superior ate aos cais e que será construído "a céu aberto", acolhendo quer os acessos internes ­escadas fixas (24UP) e mecânicas e elevadores cais/átrio - quer a totalidade dos espaços técnicos principais entre os quais uma Subestação de Tracção
· um volume construído a menor profundidade, obtido a partir do alargamento da plataforma superior dos acessos internos, contendo a barreira de controle , os acessos à superfície e espaços anexos. Subsidiariamente, serão construídos 4 pequenas galerias laterais, onde serão instalados os 4 núcleos de escadas fixas e mecânicas, lançadas entre 0 nível do átrio inferior e os cais em ambas as direcções, bem como elevador de acesso à superfície. A Estação Encarnação, apresenta, entre outras, as seguintes vantagens :
· Diminuição do impacto das obras no espaço urbano envolvente, viabilizada pela adopção do método de construção em túnel.
· A possibilidade da manutenção da circulação automóvel na rua General Silva
Freire
e nos acessos ao interior dos lotes, durante a realização da obra.
· A implantação dos acessos em lugar mais favorável, face aos edifícios.
· A concentração do estaleiro numa área reduzida, junto à rua
· Uma menor volumetria da construção sem perda de condições de conforto e segurança para os passageiros e da capacidade para as instalações técnicas e complementares.

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