23 abril 2007

METRO - Linha Vermelha - Estação AEROPORTO

Estação Aeroporto

Entidade Projectista: Ferconsult, S.A.
Arquitecto: Leopoldo de Almeida Rosa
Intervenção Artística: António Moreira Antunes
Comprimento do Cais: 105m
Profundidade media: 20,059m
Processo construtivo: Escavação a céu aberto
Contenção :com recurso a escoras
Volumetria: 53. 500m3
Acessos: Rua General Silva Freire
Área Comercial: 71,21m2

A estação Aeroporto situa-se na área adjacente aos edifícios do Aeroporto de Lisboa, junto à área das "Chegadas", desenvolvendo-se ao longo de um eixo perpendicular às pistas da Placa do Aeroporto.
A estação compõe-se de dois cais laterais, um átrio inferior central, dois átrios intermédios de topo e um átrio superior novamente central.
Deste serão feitos dois tipos de Iigações:
· À superfície, por meio de duas bocas de saída com escadas fixas e por elevador, que levará os seus utilizadores deste átrio superior em zona não paga até à superfície, tanto ao nível das "Chegadas" como ao das "Partidas" do Aeroporto de Lisboa
· Ao edifício do Aeroporto, por meio de um túnel pedonal com 8 metros de largura e aproximadamente 68 metros de extensão, até à "fronteira" estipulada com a A.N.A. - Aeroportos de Portugal S.A .
. Os cais têm 105 metros de comprimento por 4,20 m de largura, sendo a este nível que estão localizadas, a maioria das dependências técnicas relacionadas com 0 funcionamento da Estação. A circulação dentro da estação far-se-á por meio de elevadores, escadas mecânicas e escadas fixas.
Dos átrios intermédios saem duas escadas fixas e duas mecânicas no sentido da área central do atiro superior onde, como centro distribuidor de fluxos de circulação, está situada uma única barreira de controlo de passagens.
Saindo do corpo que constitui 0 volume-Estação, e depois de cruzar a barreira de controlo de passageiros, desembocamos num espaço, a que se poderá dar 0 nome de Hall dos Acessos e de onde partem os acessos à superfície por via de duas bocas­-de-saída por escadas fixas, uma a Sul, outra igual a Norte, esta complementada com o elevador à superfície com acesso tanto ao nível das "Chegadas" como ao das "Partidas" do Aeroporto de Lisboa.
Do eixo transversal deste Hall, perpendicular ao desenvolvimento da Estação, parte 0 túnel de acesso pedonal em direcção ao interior do Edifício do Aeroporto. É no Hall dos Acessos que se encontram localizadas as Bilheteiras, assim como a zona comercial, onde também se situa a sala de Apoio ao Cliente.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial