16 abril 2007

Metro - A Linha Vermelha ( II )

Os Aspectos Ambientais e Sociais do METRO

O Metro é um Transporte Público assumidamente "amigo do Ambiente", rápido, seguro, e isento de interferências com outros modos de transporte, com benefícios sociais e ambientais associados que são de realçar. Para o prolongamento da Linha Vermelha entre Oriente e Aeroporto foram quantificados os Benefícios Sociais e Ambientais inerentes à transferência de passageiros de outros modos de transporte para o Metro, nomeadamente: ganhos de tempo de deslocação; redução de poluição atmosférica; consumo energético; redução da ocupação do solo; menor número de acidentes rodoviários; menor pressão sobre o estacionamento; Ainda centrada nas preocupações sociais e ambientais, a actuação do Metropolitano de Lisboa traduzir-se-á num conjunto de medidas a implementar durante e após as obras de construção do Prolongamento da Linha Vermelha, entre Oriente e Aeroporto. Destas, destacam-se pela sua importância:
· Limitar medidas que visem minimizar a afectação da mobilidade da população (quer rodoviária, quer pedonal) e da acessibilidade a bens e serviços;
· Adoptar medidas que visem minimizar a afectação das actividades económicas desenvolvidas nas zonas adjacentes à obra, nomeadamente facilitando os acessos e, em colaboração com os comerciantes potencialmente afectados na zona de estaleiros e de construção a "céu aberto", proceder à colocação de painéis informativos das actividades comerciais aí existentes, que potenciem a sua procura;
· Limitar a destruição do coberto vegetal às áreas estritamente necessárias à execução dos trabalhos e garantir que as espécies arbóreas são convenientemente replantadas, quando possível;
· Assegurar a limpeza periódica da área envolvente as zonas de construção, principalmente nas áreas residenciais e comerciais mais afectadas pelas obras;
· Efectuar, previamente à execução das obras, um levantamento fotográfico sobre o estado dos edifícios situados na zona envolvente, como forma de garantia e criação de um registo que facilite, na hipótese de ocorrência de quaisquer alterações, o apuramento das respectivas responsabilidades;
· Remover todos os sinais de intervenção, antes da conclusão da obra, e recuperar convenientemente as zonas afectadas pelos estaleiros e pela circulação de viaturas pesadas.

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