15 abril 2007

METRO - o prolongamento da Linha Vermelha até ao Aeroporto.

Antecedentes e Descrição do Empreendimento
No âmbito do programa Especial de Obras Publicas lançado em Julho de 2002 pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação (M.O.P.T.H.), 0 Metropolitano de Lisboa foi incumbido de fazer um estudo de viabilidade do prolongamento da Linha Vermelha, de Oriente ao Aeroporto. Este prolongamento da Linha Vermelha terá três novas estações - Moscavide, Encarnação e Aeroporto - e um comprimento de exploração de 3,6 km.
Os comprimentos de exploração, entre eixos de estações e do término, são:
Oriente - Moscavide 1024 metros
Moscavide - Encarnação 1072 metros
Encarnação - Aeroporto 1272 metros
Término do Aeroporto 249 metros

O traçado será todo enterrado, tendo a localização das estações sido optimizada por forma a servir o melhor possível o Aeroporto e os núcleos habitacionais e de serviços atravessados. Através da ligação da GIL ao Aeroporto, o Metro reforçará a ligação às denominadas redes transeuropeias de transporte (RTE- T) e à rede ferroviária suburbana e regional e servirá simultaneamente os bairros de Moscavide e da Encarnação, garantindo 0 acesso rápido destes bairros a toda a área de influência deste meio de transporte.
Procura Com a construção do prolongamento de Oriente ao Aeroporto, 0 percurso do Aeroporto Internacional de Lisboa à Gare Intermodal de Lisboa (GIL), a maior e mais importante interface rodo-ferroviária nacional, demorará apenas 5 minutos. 0 percurso do Aeroporto ao Saldanha, 0 centro empresarial da cidade de Lisboa, será de cerca de 15 minutos. A ligação do Aeroporto às restantes linhas do Metro será feita com um único transbordo, através da extensão Alameda / S. Sebastião, que se encontra em construção.

Os resultados globais de procura das novas estações traduzem-se em estimativas de cerca de 15 milhões de passageiros logo no primeiro ano de exploração, 13 milhões dos quais serão novos passageiros do Metro. A procura anual prevista para a estação Moscavide, logo no primeiro ano após entrada em exploração, é da ordem dos 7 milhões de passageiros, dos quais fazem parte não só a população do bairro, mas também passageiros que, neste local, fazem transbordo do transporte colectivo rodoviário.
A definição da localização da estação Encarnação foi fortemente condicionada pela respectiva atracção/geração de passageiros, situando-se no local que se considera com maior área de influencia. A procura anual prevista e de cerca de 4,5 milhões de passageiros. A estação terminal deste prolongamento, que se situa na área adjacente aos edifícios do Aeroporto, servirá cerca de 3,2 milhões de passageiros. o acréscimo de procura previsto para o ano cruzeiro do projecto e de 27%, ou seja, prevê-se que no ano 2015 a procura seja de 18,5 milhões de passageiros. Aspectos Ambientais e Sociais.
O Metro é um Transporte Público assumidamente "amigo do Ambiente", rápido, seguro, e isento de interferências com outros modos de transporte, com benefícios sociais e ambientais associados que são de realçar.
Para o prolongamento da Linha Vermelha entre Oriente e Aeroporto foram quantificados os Benefícios Sociais e Ambientais inerentes à transferência de passageiros de outros modos de transporte para o Metro, nomeadamente: ganhos de tempo de deslocação; redução de poluição atmosférica; consumo energético; redução da ocupação do solo; menor número de acidentes rodoviários; menor pressão sobre o estacionamento; Ainda centrada nas preocupações sociais e ambientais, a actuação do Metropolitano de Lisboa traduzir-se-á num conjunto de medidas a implementar durante e após as obras de construção do Prolongamento da Linha Vermelha, entre Oriente e Aeroporto.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Justificava-se mais que a Estação ficasse na Portela na Quinta da Vitoria entre o Ralis e a Urbanização.Haveria um melhor desfogo de acessos e de estacionamentos. tambem a densidade populacional da Portela permitiria uma melhor rentabilidade ao Metro e serviria muito melhor as populações envolventes. como parece que vai haver Metro na Portela dentro de 10 anos, aí se calhar vão estragar muito mais coisas e ter que indeminizar muito mais gente interessada que isso aconteça. Já estamos habituados.
Só não conhecemos quais as reacções a partir de 2002, que tiveram a Junta da Portela e a Câmara de Loures. Deixaram andar como é natural. Como se diz o metro vem do concelho de Lisboa sempre nas bordinhas de Loures. Cquer

10:47 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Se o aeropoto permanecesse na Portela, esta obra faria muitíssimo sentido, porque ligaria, por um lado, o aeroporto à Gare do Oriente e, por outro, estas estruturas ao centro de Lisboa, com a extensão Alameda-S.Sebastião.
Agora, sabendo que o aeroporto está de saída, não sei porquê esta ligação... Só se estiverem a pensar naquele projecto da Alta de Lisboa, não sei...

12:57 da manhã  

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