26 maio 2007

Para que a Ignorância não seja atrevida

Sempre que na Portela se pretende podar, cortar ou abater algumas arvores ou arbustos, aparecem sempre uns curiosos defensores da natureza e da naturaleza que não percebem mesmo nada da "poda". Por vezes, e quem sabe, é confrontado com o atrevimento ignorante dos tais entendidos que apelidam de outros nomes, as varias arvores existentes na Portela.
Aquando das recentes podas higienicas dos eucaliptos á volta da Rotunda Nuno Rodrigues dos Santos ( um nome que alguem quer fazer esquecer na Portela) ouviram-se barbaridades na identificação de tais arvores. Desde sobreiros, a choupos, a carvalhos e castanheiros ouvimos chamar aos pobres eucaliptos...mas enfim
A exemplo do que se faz numa grande maioria de jardins e ajardinamentos cuidados de outras urbes, sugeria-se a colocação de placas identificativas da grande quantidade e diversidade de arvores e arbustos existentes na Portela.
Quem sabe o que é um lodão, uma acacia, um acer, uma catalpa, uma gravilia, um carvalho americano, um castanheiro da india, uma olaia, um platano, um freixo, uma românzeira, um medronheiro, um azevinho, um damasqueiro, um salgueiro, um olmo, um vinhatico, um loureiro, um negrilho, um abrunheiro, um pinheiro manso, um pinheiro bravo, um sabugueiro, uma amoreira, o pau branco, a araucaria, o cedro, as tuias, etc....para não mencionar arbustos como o alecrim, a urze, as azalias, o rosmaninho, as estevas, a giesta, o folhado, os ibiscos, as lantanas, os loendreiros ...e tantos outros. Estas arvores e arbustos existem na Portela.
Só que ninguem as conhece. É como aos vizinhos, a quem se dão só os bons dias e as boas tardes mas só às vezes.

5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Boa ideia essa de identificar as arvores da Portela. Não é inedito ao nivel de algumas freguesias. Seria muito interessante fazê-lo, pois como diz o post, a ignorância é atrevida.
Haveria a oportunidade para os professores poderem dar verdadeiras aulas de ciências da natureza ao ar livre e entusiasmar os alunos para tal, chamando nomes às coisas e identificando as especies existentes na Portela que não são tão poucas como isso.

2:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mas porque é que a Junta não promove a divulgação das arvores, arbustos e plantas que existem na Portela. A sua presidente ficaria assim na historia da Portela por um bom motivo.

5:23 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E se a Sª. Presidente não souber o nome das árvores (não sei qual 'e o curso dela, mas certamente não foi tirado na UNI) pode perguntar a alguem que até é Eng. de máquinas com mestrado em soldadura, eheheh, e é mesmo verdade, e que até sabe destas coisas.
Quem sabe, Sabe; e quem gosta, aprende.

5:34 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olha que tambem ha bananeiras. Ha uma na Esplanada da Associação que dá bananas e tudo.
Esta tem ficado a memoriar o sr. Pereora da Silva que julgo ter sido presidente da AMPortela nos finais dos anos 80.

4:26 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É escusado insistir para que se identifiquem as arvores na Portela.
Como houve alguem que fez essa proposta ao actual e ao anterior executivos da Junta e como na era da cor deles, não foi para a frente.
Enquanto a memoria não apagar esse proponente já falecido, não teremos identificação das arvores e teremos gente atrevida que chamará eucalipto a um choupo.
isso haverá, não tenham duvidas.

9:42 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial