25 junho 2007

Ginasio para Seniores no Jardim Autarquico


Os "maiores" de 50 anos da Portela irão ter ainda este ano, um "ginásio" ao ar livre, no Jardim Autarquico, um dos primeiros espaços de manutenção para a prática de desporto sénior que pretende promover o envelhecimento saudável. Os aparelhos adquiridos pela Junta de Freguesia encontram-se já há algum tempo nas suas instalações e aguardam a sua colocação. Não foram ainda montados por causa da contestação levantada pelos moradores das Torres na Rua dos Escritores. O Banco de Tempo da Portela já criou circuitos de caminhada e marchas com saidas das instalações da Junta que percorrem as ruas e jardins da Portela. Tambem a Associação de Moradores está já a desenvolver um acompanhamento de grupos, à noite e após o jantar, para um Circuito Idade Maior com um tecnico credenciado para acompanhamento dos caminhantes e com testes de fadiga e de tensão no posto Medico do Parque Desportivo da AMPortela. Estas saídas irão ser feitas junto ao novo Complexo de Ginasios e Piscinas. Tambem hoje foi inaugurado em Lisboa no Jardim da Estrela um com 16 aparelhos. Desenvolvido em parceria entre a Direcção-Geral de Saúde, a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e um laboratório farmacêutico, o Circuito Idade Maior, integrado no Projecto Idade Maior, que visa "desenvolver comportamentos saudáveis" e "educar para a gestão da doença os adultos de idade maior (mais de 50 anos)". A socialização e a redução dos níveis de sedentarismo são outras finalidades do circuito. "A morte para a vida começa muito cedo e é preciso criar estímulos para os mais velhos praticarem alguma actividade física orientada por profissionais de saúde e desporto". A partir de hoje, os "desportistas" da Estrela vão poder treinar gratuitamente nos 16 equipamentos disponíveis no circuito, que foi desenhado de forma a permitir o acesso a pessoas portadoras de deficiências motoras. Os aparelhos foram criados especificamente para cada grupo muscular, com vários graus de dificuldade, de forma a adequar-se às exigências de cada um Nos pontos de paragem está disponível informação de leitura fácil sobre o modo mais adequado de praticar cada exercício.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Não fosse a falta de tempo que a todos nos condiciona, os passeios pedestres á volta da Portela deveriam ser feitos todos os dias.
ainda assim, entende que "se vai fazendo o que se pode", em prol do contacto com a rua e o convívio entre caminhantes. "Aprendemos sempre algo de novo com as pessoas que vão", destacando-se "a mistura de vivências e de impressões".

12:01 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

As pessoas aderem cada vez mais.
Por mero convívio ou sugestão médica, a prática das caminhadas nocturnas tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos na Portela, tendência também visível ao nível dos passeios pedestres. As pessoas já estão mais vocacionadas para andar, as pessoas já habituadas a estar em casa são as que mais aderem.Têm uma pedalada que uma pessoa até fica alarmada. Mas, a minha admiração recai sobre os mais velhos – sexagenários e septuagenários – que não perdem uma caminhada nocturna. As pessoas entusiasmam-se e é impressionante.A faixa etária acima dos 50 anos é a que mais tende a participar. Quando estes percursos forem bem enquadrados e acompanhados, maior será a adesão das pessoas.

12:11 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial