21 junho 2007

SMAS de Loures - Recolha de Residuos Orgânicos

Em 2007, foi realizado pela VALORSUL um inquérito à satisfação dos produtores domésticos da Urbanização da Portela, participantes no Programa +Valor. Os resultados obtidos foram bastante positivos. Um dos aspectos referidos pelos inquiridos como necessário para a melhoria da qualidade do serviço prestado foi a realização de campanhas de sensibilização.
Este ano, os SMAS pretendem dinamizar a recolha selectiva de resíduos orgânicos na Portela, e aumentar a participação neste programa, através de uma série de acções de sensibilização, algumas das quais são agora dado conhecimentos nesta informação:
Inquérito de Opinião -Durante o mês de Junho realizou-se um inquérito aos moradores da Portela sobre a recolha selectiva de resíduos. Do inquérito constavam questões sobre opiniões, conhecimento e hábitos de participação na recolha selectiva de resíduos, nomeadamente de resíduos orgânicos.
Caixas de Sugestões - Para que o Programa +Valor esteja mais próximo da população, e de forma a que esta possa participar mais activamente, os SMAS instalaram em vários locais da freguesia daPortela, 5 Caixas de Sugestões, que se encontram ao dispor dos moradores da Portela e aguardam as suas opiniões e sugestões.
As caixas encontram-se localizadas em:
- Junta de Freguesia da Portela (recepção)
- Centro Comercial da Portela (recepção)
- Associação de Moradores (secretaria)
- Bombeiros Voluntários da Portela
- Igreja (entrada da secretaria)
Concurso Orgânicos no Castanho - ...Caminho Certeiro! Para distinguir as melhores práticas de separação de resíduos orgânicos na Portela, os SMAS vão, a partir de Julho, seleccionar os 5 melhores Lotes participantes de cada mês, com base no número de vezes que o contentor é colocado para recolha, na quantidade de resíduos colocados e na presença de contaminantes visíveis. A lista dos lotes a distinguir será divulgada todos os meses junto às caixas de sugestões e a estes lotes será atribuída uma planta como recompensa pelo esforço e participação.
COLABORE! OS SMAS CONTAM COM A VOSSA PARTICIPAÇÃO E SUGESTÕES!

A SEPARAÇÃO - Aproveita-se para relembrar o que pode ser colocado no CONTENTOR CASTANHO:
A recolha é realizada diariamente de Domingo a Sexta-feira, das 23h00 às 6h00 (inclusivé à4ª Feira). A lavagem de contentores é efectuada pelos utilizadores à semelhança do que acontece com os outros contentores de recolha porta-a-porta.
COLOCAR• Restos da preparação das refeições erestos de alimentos (crus ou cozinhados):- Legumes, fruta, carne, peixe, ovos- Restos de pão e bolos- Borras de café e saquetas de chá• Toalhas, toalhetes e guardanapos depapel
NÃO COLOCAR• Qualquer tipo de embalagem• Óleos e gorduras• Copos, talheres, pratos, chávenas• Papéis higiénicos e fraldas• Papéis impressos, vegetais ou de alumínio• Caricas e rolhas• Beatas• Lâmpadas

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial