30 junho 2007

Aqui tambem é Portela



Portela: Luxo ou Lixo?
Paredes-meias com uma urbanização que se considerava exemplar e de luxo existe, há mais de 30 anos, um “condomínio” de barracas. Esta é a vergonha da Portela, dizem os moradores, mas ninguém faz nada! HÁ quem desconheça que a Quinta da Vitória, um bairro de barracas onde vivem cerca de cem pessoas, pertence à freguesia da Portela, uma zona considerada de grande qualidade urbanística. Mas esta é uma qualidade que não chega a todos. Que o digam os moradores da Quinta da Vitória. Muitos já lá vivem há mais de 30 anos. Os autarcas, quer a Câmara de Loures, quer a Junta de Freguesia da Portela, pouco ou nada têm feito por esta população.
“Não nos têm ajudado nada... No entanto, não só os moradores nas barracas apontam o dedo aos responsáveis. Uma moradora num dos prédios em frente à Quinta da Vitória contou ao EXPRESSO do Oriente que quando adquiriu a sua habitação, há 20 anos, havia a promessa de demolir as barracas, mas até hoje nada: “É horrível, o que a gente aqui passa... São distúrbios dia sim, dia sim. Quando vim para cá já cá estavam. Na altura houve a promessa de que ia ser tudo demolido, mas como se vê...
Já aconteceram aqui vários tiroteios que põem em risco até a nossa vida. À minha vizinha já lhe partiram o vidro com uma bala... Ali é tudo à mistura, brancos, pretos e indianos...” A moradora pediu anonimato com medo de retaliações, já basta a violência e a insegurança a que assiste diariamente. “Esta é a mancha negra da Portela, é pena que ninguém queira saber desta parte da freguesia... Só se preocupam em embelezar outros locais mais centrais. Aqui é uma vergonha, existem os mesmos buracos de há 20 anos...”
Isto foi o que se escreveu no Expresso do Oriente em Janeiro deste ano.Tambem a lixeira de Moscavide junto ao Jardim Infantil é uma vergonha para a Portela e para os seus moradores que se deparam com esta lixeira diariamente

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

O bairro de barracas não está lá ha 30 anos. Foi em 1982 que se montou la a primeira barraca com ar de barracaria. A Câmara na altura de Severiano Falcão teve informação completa do que se estava a passar. Tambem um celebre engº Baptista que lá andava na câmara teve conhecimento e condescendia-se com materiais para ajudar a construir as barracas. Não ha duvida que o feitiço vira-se sempre contra o feiticeiro. Houve muita gente que ganhou massa a construir e a vender barracas e outras coisas mais. É o preço do progresso e da pobre democracia.

4:06 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial