25 julho 2007

Vale a pena lutar por aquilo em que acreditamos

Este Slogan que saiu publicado no ultimo numero do Noticias da Portela na página da Junta de Freguesia fez recordar os tempos de grande afirmação da Urbanização da Portela e dos seus Moradores.
Grandes datas aconteceram e fizeram história, porque alguém lutava por aquilo em que acreditava.
Foi assim que se lutou em 1979
contra a intervenção da Policia de Choque, para se obter da Câmara de Riço Calado os terrenos onde hoje é o Jardim Autárquico e o Parque Desportivo da Associação dos Moradores.
Foi assim que se lutou para que em 1984 se construíssem os Campos de Ténis e o Polidesportivo da Associação de Moradores, contra ventos e mares e sem um centavo de ajudas por parte da Câmara.
Foi assim que se lutou para que em 1985 fosse criada a Freguesia da Portela, contra as vontades de Moscavide e de Sacavém e delimitadas as áreas territoriais ora pertença da Portela.
Foi assim que se lutou para que a partir de 1989 se pensasse em construir um Pavilhão e um Conjunto de Piscinas em terreno de matagal junto ao Centro Comercial, evitando-se ali o nascimento de um bairro tipo das casinhas brancas das pombinhas.
Foi assim que se lutou em 1991 para que as recusas por parte da Câmara de Loures e da Junta de Freguesia da Portela em apoiar o projecto de Pavilhão e Piscinas não fossem levadas em linha de conta e se conseguisse levar à DGOT o reformulado PIDAC de 1989.
Foi assim que se lutou para que em Janeiro de 1993 a Portela não deixasse acampar os desalojados de Camarate na antiga Escola Azul , hoje Jardim Autárquico, com a perfeita conivência do tal presidente de Câmara Demétrio Alves, da Cruz Vermelha Portuguesa e pasme-se, da presidência da Junta de Freguesia da Portela que entregou as chaves das instalações, com TVs e tudo. Foi assim que em Novembro de 1993 contra tudo e contra todos se fez o lançamento da primeira pedra no Complexo de Piscinas e Ginásios da Associação de Moradores da Portela.
Foi assim que se lutou para que em fins de 1994 se sensibilizasse a Câmara de Loures para a sua falta de cumprimento nas entregas de valores que eram devidas para cumprir os 30% a que se obrigou. Foi assim que se lutou em 1998 para que nos acessos à Expo, a servidão a Sacavém não passasse pelo meio das Escolas Gaspar Correia e Arco Íris.
Foi assim que se lutou para que finalmente em 2004 a Câmara de Loures e a Associação de Moradores da Portela assinassem um Protocolo de cedência de terrenos e instalações que permitissem a conclusão do Complexo de Piscinas, da sede da Associação de Moradores, dos Ginásios e dos Arranjos Exteriores.
Foi assim que se lutou para que em 2007 o Complexo de Piscinas fosse colocado á disposição da População com uma gestão bem profissional à responsabilidade da Gesloures e que a Associação de Moradores tivesse uma sede social condigna com um grande complexo de Ginásios em dois pisos do edifício.

Outras lutas vindouras, serão também bem vindas.
Se há entidades que não ajudaram nada, há uma que nem ajudou nem atrapalhou.
Como ainda há uns 4 meses não acreditava que as obras chegassem ao fim, espera-se que agora não atrapalhe mesmo.
Cá estaremos para festejar o evento mesmo com o atraso dos AVACs.
Vale a pena lutar por aquilo em que acreditamos

11 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Essa é boa. É preciso descaramento ou não ter nada para se afirmar que a presidenta vem dizer que fez obra.
As unicas obras que tem feito é colocar uns manjericos pendurados nos postes e numas taças para os cães mijarem.
As barracas da Quinta da Vitoria, mal seria se não viesse agora a reboque do acordo estabelecido entre a Camara, a Sogiporto e Moscavide.Sobre as Piscinas limitou-se a ver passar os comboios ou seja a ver assinar os protocolos entre os interessados.
Ainda ha dois anos queriam deitar o edificio a baixo para fazer uma sede e um hiper mercado. Ha uns meses ainda duvidavam na Junta que a Camara tivesse dinheiro para fazer as Piscinas e os Ginasios.Só agora sem os tapumes é que parece que acreditam que a obra será feita e mesmo assim...não sei.

11:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Vem ai o gajo do PS a falar.

1:22 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Qual gajo ? O Guedes da Silva? o tal que é contra as Piscinas e que ficou sem pelouro distribuido na Câmara?

9:07 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Qual foi o papel da Junta no meio disto tudo? Andou a reboque do seu comissario politico?
Agora que as tais grandes obras que preocupavam os ultimos executivos da Portela, a Quinta da Vitoria e as Piscinas estão em fase de resolução, neste seu mandato e desta Câmara, qual vai então ser as proximas dores de cabeça? Será a construção da sede da Junta e as ultimas fases das zonas verdes da Portela? Porque não começaram ainda a tratar disso? Porque meteram na gaveta o Projecto da Sede da Junta que seria numa zona do Jardim Autarquico? Porque não avançaram com o Projecto de um novo Parque Infantil? Porque não avançaram com o Projecto do Circuito de Manutenção? Parece que é para não gastar dinheiro. Os Bancos agradecem e fazem boas aplicações com o dinheiro da Junta.

9:44 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Parabéns ao autor. Concordo!

Eu também fiquei perplexo, ao ler no NP a referência da Srª presidente da Junta às Piscinas, o tal objectivo nº 2, desvalorizando o papel da AMP nesse processo. É preciso, de facto, muita desfaçatez! Mesmo para quem como eu, tenha alguma simpatia pela pessoa e tenha tendência para aceitar com alguma benevolência as posições da DRª Geni, não pode ter deixado de sentir perplexidade!
A Srª presidente sabe, como eu sei, e todos os portelenses, que minimamente tenham acompanhado todo o processo, sabem, que se limitou, na melhor das hipóteses, a deixar andar sem atrapalhar, e por isso, e só por isso, lhe estou grato!
A Srª Presidente sabe, como eu sei e a maioria dos portelenses sabe, que a senhora nunca acreditou que a obra pudesse ser concluída. Mesmo agora, deverá estar ainda a recear que as infraestruturas possam ruir ou o tecto possa vir abaixo!
A Srª Presidente sabe, como eu sei, que foram os sucessivos executivos da AMP que tudo fizeram até hoje para que o projecto fosse finalizado, para benefício de todos os portelenses. É verdade que a dado passo a AMP, não por culpa própria, mas por falta dos prometidos apoios, teve de transferir a sua posição para a Câmara e por isso as Piscinas serão geridas pela Gesloures, EM. Mas nunca a AMP deixou de ser a parte mais interessada na finalização do projecto.
Não lhe fica, portanto, nada bem o que afirmou no último NP: “Reconhecemos que foi uma das grandes bandeiras da Associação de Moradores mas que, por ironia do destino, não se concretizou”. Por que a verdade é que se está a concretizar, mas não com o seu empenho. Na melhor das hipóteses, com a sua tolerância! Mas será isso suficiente para reivindicar para si, como o faz, “vejo com muita satisfação que dois dos objectivos marcantes da minha actuação alcançarem as metas…..”, sendo um desses objectivos a concretização das Piscinas?!
Srª Presidente, estou de facto perplexo como, estou certo, muitos associados da AMP e muitos portelenses estarão!

AM

10:32 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ora esta!Claro, ela devia era esclarecer os portelenses em que que consistiu o seu empenho e o empenho da JFP, para que as Piscinas estejam agora em fase de concretização!

10:45 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A Srª. Presidente da JFP sabe que eu sei que ela sabe que não meteu prego nem estopa na construção dos Ginásios e Piscinas da AMP. Por isso, "Vale a pena lutar por aquilo em que acreditamos" frase da dita Srª., aplica-se como uma luva a quem, com responsabilidades na AMP, lutou por tudo o que agora está feito, e como tal, já estão a aparecer os abutres a porem-se em bicos de pés a chamar os louros para si... coitados...
"OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA" E OS PORTELENSES SABEM MUITO BEM QUEM SEMPRE LUTOU PELAS CAUSAS DO NOSSO BAIRRO.

12:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ate o vagabundo se assustou com a dondoka.Deixa ladrar os cães que já não são poucos os que por cá andam. É cocó e xixi por todo o lado. Esta é que é a grande bandeira da Portela e desta Junta?
Esta é a bandeira deste executivo pois não consegue nem vai fazer nada ate ao fim da sua legislatura.
O Guedes da Silva não a irá reconduzir e tambem não sabe quem é que ha-de propor.
Preparem-se para o que aí vier.
Agora ate ao fim, vão ser só asneiras.

4:41 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Aquando da inauguração das piscinas, atirem-na à agua, tipo batismo matinal. Se for necessario arranjem-lhe umas boias para não se afogar. Ironia do destino,vai ser uma empresa municipalizada a ensina-la a nadar...geni não sabe nadar..iehieh...geni não sabe nadar..eieheieieh

11:10 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Já lhe arranjaram uma touca e uns oculos.

3:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não queria, não queria…mas não resisti! Então, aqui vai…a Dra. Geni foi uma lufada de ar fresco na Portela, depois de termos, durante vários anos, um presidente intragável, quer para os seus fregueses, quer para com os seus pares na CMLoures.
No entanto, faça-se justiça…a Dra. Geni “fez” as obras (arranjos exteriores fase x, fase y, etc.) que “fez” porque apanhou 2 vereadores no DOM (Adão Barata – posteriormente, presidente da Câmara - e José Manuel Abrantes) sensíveis à especificidades da Portela (única freguesia laranja, onde a CDU não tinha muitas aspirações mas onde não seria possível fugir, durante + tempo, à execução de alguns investimentos). Enfim, (digo eu)“depois de fazermos os esgotos no concelho já podemos gastar uns trocos e ajardinar uma das freguesias que nos dá mais $”. Concluindo, o esforço dela não foi muito grande.
Quanto ao PSD em Loures, posso dizer que é preferível um Guedes da Silva a um Galhardas….o Guedes…não tem pelouros porque “chumba” algumas burrices do PS. O Galhardas…herdando o dom do Frasquilho, está lá para fazer passar as propostas(boas e menos boas) do PS, em troca ficou com o Turismo e o Ambiente.
Parabéns, à AMP que lutou para não deixar morrer o sonho dos portelenses: as piscinas.
Parabéns à Câmara porque cumpriu a promessa.
Reforme-se Dra. Geni. Haverá quem faça melhor! Afinal, não sendo por falta de dinheiro…não fará melhor por….falta de ideias???

6:50 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial