12 setembro 2007

Os terrenos para a Creche

Este assunto já vai dando pano para mangas.
Ninguem sabe se as obras pararam ou não. O que é certo é que o terreno está ocupado e cercado e agora a Junta de Moscavide invade mais os terrenos que se destinavam ao Circuito de Manutenção da Portela e fazem um estradão de serventia para uns terrenos por tras da creche e da Escola e que andam a colocar vedações e portões. As pessoas já questionam e perguntam: - porquê a serventia por este lado e não pelo outro lado e pelas traseiras da escola?
Porque é que a Junta da Portela não veda ja o seu terreno e começa já por plantar umas arvores logo junto ao PT? Acaba-se logo com as tentações e evitavam-se as construções clandestinas.

Do nosso leitor Rui Still captamos uma correspondência estabelecida com a Presidente da Junta de Freguesia sobre o espaço ocupado indevidamente pela Freguesia de Moscavide nos terrenos da Portela.

Pela gravidade do assunto, atrevemo-nos a publicar o referido email dirigido a Rui Still. Tambem tivemos conhecimento que na mesma data foi enviado pela JFPortela mais um Oficio ao Sr. Presidente da Câmara, o qual é conhecedor desta situação.

Enviados:
sexta-feira, 24 de agosto de 2007 16:17:26
Para:
ruistill@hotmail.com


Exmo. Senhor Rui Still
Assunto: Obras junto ao Infantário
Na sequência do mail de V. Exa. sobre o assunto em epígrafe, informamos: Na realidade o terreno junto ao infantário é pertença desta Freguesia por Decreto-Lei n.º 111/85 de 4 de Outubro. Porém, abusivamente, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Moscavide,utilizou aquele espaço, para colocar lixo e, apesar de ser solicitada a suaretirada, nunca respondeu. Actualmente tivemos conhecimento que pretende alargar a creche e já está a fazer obras. Trata-se de uma creche privada. Face a esta situação solicitamos ao Senhor Presidente da Câmara a sua presença e a retirada imediata da Junta de Freguesia de Moscavide. Estamos a aguardar a decisão do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Loures. Aproveitamos a oportunidade para apresentar a V. Exa. os nossos respeitosos cumprimentos.

A Presidente da Junta
MARIA GENI VELOSO DAS NEVES

Podia-se estar a ser injusto com a Junta da Portela, pois havia já comentarios no Blog culpabilizando a Presidente Maria Geni.
Tambem contactamos a Associação de Moradores que foi a genese da criação da Freguesia da Portela que confirmam que aquando das negociações para o estabelecimento do territorio a pertencer à Portela, foi bem vincado e evidente pelas partes que aquele terreno pertenceria à Portela, pois os limites eram por uma cerca do Infantario la existente na altura.
Mais tarde, para alindar o espaço, Moscavide sacou uns metros para fazer uma cerca com murete e rede que la existe( na altura com a responsabilidade do actual vice da Câmara).
Não se sabe no que isto vai dar, mas alguem vai sair chamuscado destas indecisões, lá isso vai.
Aguarda-se pelo bom senso do presidente da Câmara, pois ainda é tido como pessoa de bem.

Foto de 1985, aquando da delimitação das Freguesias. Nota-se a cerca do Infantario e umas barracas de obras que foram demolidas ja com a responsabilidade da Junta da Portela e que entravam uns metros dentro da cerca. Este terreno ficou desocupado durante muito tempo, ate que os elementos deste executivo de Moscavide, acharam por bem ocupar á boa maneira do mata mata. Ver post de 30 de Outubro 2006 deste blog sobre o assunto.

27 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Parece que não acreditam que ha bruxas. Mas que raio de envolvimento tera Moscavide para ocupar um espaço e da-lo a uma empresa privada?
Não sei se sabem mas agora a Creche tem uma gestão privada, explorada por particulares. Deve haver alguma coisa debaixo do pano para que não se saiba com transparencia o que la se passa. Quem vai construir as Obras? Quanto é que os particulares irão pagar e que tipo de contrapartidas vão dar à Junta de Moscavide. Quanto vão pagar os pais das crianças? Será que uns serão filhos das mães e outros filhos dos pais?. Que a Creche é necessaria, lá isso é. Que seja aumentada, isso sim. Agora quem paga os impostos e quem paga para la ter as crianças tambem gostará de saber quem é que está por tras de toda esta rebaldaria. Penso que andam a querer tramar o Presidente da Câmara. Andam por lá uns achadiços a querer empurra-lo para escanteio.

5:30 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Kum Kaneko. É mesmo a xerio. Akele bezunta de Moscavide é um okupa du karassas.Xa lixou a Portela e prepax para esminfrar u pissua com as crianxinhas todas.
Tem olhos de karneiru mal mortu. xamem a mafia pra lhe ixplikar komo é ké.

6:04 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

pois eu cá para mim acho que a Geni deu uma resposta um bocado da treta.
Então é assim: Muscas "rouba" o que é da Portela e a pessoa que devia ser a Guardiã do Bairro toca a fazer aquela merdúncia que não serve para rigorosamente nada e que se resolveu apelidar de "OFÍCIO". Uma queixinha ao Presidente da Câmara como se este tivesse competência para resolver este diferendo. A competência do Presidente da Câmara é para os actos lícitos... Ora, ao que parece, o que Moscavide está a fazer chama-se roubo e, entre particulares e na província dá direito a tiro. Ora bolas! Tamanha incompetência tem limites. Existem leis neste país e devem ser cumpridas. Se não a bem, seja a mal.
Ou será que a Junta da Portela não tem quem a defenda?
Depois eu é que sou preto...

12:02 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Isto não vai dar em nada!

Presidente da Junta de Moscavide=PS e amigo pessoal do Presidente da CMLoures.

Presidente da CMLoures= PS e fala mal da Geni nas costas.

Presidente da J.F. Portela=PSD.

12:34 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

E o pior de tudo isto é ainda o Guedes da Silva que anda de cabeça perdida. Como ninguem alinha com ele pede a desconfiança politica dos seus anteriores apoiantes. O que lhe vai acontecer e ja devia ter sido ha mais tempo, é retirarem-lhe a confiança politica.
Tambem não merece mais por aquilo que tem feito e essencialmente por aquilo que não tem feito pela Portela.
É altura de correrem com ele. Podia ser que isto tomasse rumo.
Dele não se sabe nada quanto a este diferendo territorial.
O diferendo tinha-se resolvido com ja com o inicio da execução do projecto que esta previsto e aprovado para aquela area e zonas envolventes. A Junta da Portela tem esse projecto na gaveta, porque será que não o apresenta à população?
se esse projecto já fosse de conhecimento publico, havia de ser bonito que os trauliteiros invadissem a zona.

11:06 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

será que a associação de moradores não pode intervir? É altura de voltar a mostrar os pergaminhos dos seus habitantes.
Ferreira dos Santos acorda carago.

5:02 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Agora com as obras das piscinas paradas é melhor a associação n virar-se contra a CML.

7:59 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Como sempre em Portugal as pessoas preocupam-se mais em criticar do que em criar alternativas para o que está mal ou neste caso menos bem. Partindo do pressuposto de que os terrenos são mesmo da freguesia da Portela não será preferível ter esses terrenos ocupados por um jardim-de-infância do que baldios? Não deveria a junta de freguesia da Portela preocupar-se mais em criar creches do que com terrenos baldios é que muitos dos meninos da Portela frequentam o Jardim de Moscavide porque não existem muitas alternativas até aos 3 anos na Portela. Que tal a cedência do espaço mesmo que isso implique algumas contrapartidas para a população da Portela. Meus senhores vamos ser construtivos e não destrutivos.

Assinado: Mãe residente na Portela

5:02 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Pois é fácil estar em casa de pantufas a "cagar" postas. A Junta e a Associação são apenas o espelho de todos nós... temos apenas aquilo que merecemos...Mái Nada! Cidadania Participativa e Activa = Zérinhos...Todos Doutores e Marqueses! Não nos associamos (leia-se unir...fazer força em conjunto sem ser em rebanho, é claro!) e depois queremos que alguns carolas façam alguma coisa...ACORDAMOS QUASE SEMPRE TARDE!

11:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

eu ca acordo cedinho e não me deito tarde.
Porque é que Moscavide e a Portela não se entenderam para resolver o diferendo e fazer uma creche em condições que sirva as crianças da Portela e de Moscavide.
Ate parece que se está a fazer uma obra clandestina.

10:32 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

As crianças mereciam que as dus Juntas se entendessem, pois as crianças ate são das duas freguesias. É uma entidade privada que vai explorar a creche? Neste caso concordo que a Junta da Portela fosse ouvida e participasse nas negociações. tinha direito a isso ou não?
Será que assim as crianças da Portela vão pagar mais por não apresentarem contrapartidas?
Ha que estarem atentas as mães residente para não serem comidas por lorpas.

4:23 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

M O S C A T E L A
È ASSIM QUE SE VAI CHAMAR A NOVA JUNTA DE FREGUESIA NA ZONA DESTA INTERVENÇÃO.
HEHEHEHEHE
DISSE

12:28 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Certo e achei piada. Aquele terreno passará a chamar-se o terreno da Moscatela ou a Creche da Moscatela.
Era tempo das duas Juntas deixarem de ser cabeçudas. É o que dá ter velhos e reformados à frente das autarquias.Alem de teimosos são mesmo nhurros.
As crianças e os pais é que se tramam. mas qual foi a ideia de Moscavide e a Câmara terem feito a ocupação à revelia e sem conhecimento nem concordância da Portela.
Se houver acordo, acho necessaria que se prossiga o alargamento da creche num enquadramento arquitectonico com o Jardim, o Circuito de Manutenção e o Parque Infantil que está previsto para a zona e com projecto já apresentado.
Julgo que ninguem ignora que para ali já havia projectos apresentados pela Portela .

10:14 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Tenho lido e relido estes assuntos da Creche. Será que está o assunto no segredo dos Deuses? Não se ouve um comentario nem se vê um comunicado à população quer pela parte das Juntas envolvidas, nem da Câmara nem dos responsaveis da Creche. Será que os pais das crianças não devem saber?
É assim que estes responsaveis tratam as pessoas?
Alguem sabe realmente o que se passa aqui?

9:04 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Isto parece que está para durar.
A meu ver, se o terreno é propriedade da JFP, deve esta apresentar JÁ um projecto com a sua colocação naquele espaço e submete-lo à aprovação de quem de direito. Se oSr. Presidente da CML não tem competência para resolver este assunto, como diz o Zé Kalanga e bem, uma simples queixa de ocupação na PSP com seguimento para os tribunais deverá resolver o assunto; e para já provocaria o ambargamento da obra que esta a ser iniciada.
Mas, repito. Faça-se um projecto de arquitectura para o local para que este não volte a ser lixeira.
dixti.

10:09 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

O pior é que alem do terreno que esta cercado, agora estão a ocupar um espaço muito grande, fazendo um estradão como serventia para passar para as traseiras da Creche.
Mas será possivel tal impunidade? Daqui a uns dias ainda lá metem uma tabuleta a proibir a entrada às pessoas da Portela.
Aquele vereador das antenas não terá nada para dizer?

6:41 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Falo por conhecimento que esse j.i. perdeu o subsídio da segurança social.Poque sera?condições são más e não são as exigidas pelas entidades competentes, não dão condições às funcionárias, existem mais crianças por sala do que a lei permite...as mensalidades aumentaram abrupatamente para cerca e 300 euros e é a Junta de Moscavide que continua a lucrar e não é pouco! Acho bem que a Drª Geni actue pois isto é uma questão muito grave!Fora as obras que estão a decorrer com as crianças lá dentro!

12:02 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Essa não sabia eu. Mas afinal é realmente verdade. Ninguem faz nada. Ninguem disponibilizará terreno para que se faça uma creche? Com tantos cuidados com os coloridos bairros de genese ilegal e nada com as crianças dos rostos palidos?
Vamos a isso . Arregacem as mangas.

4:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Isto é um verdadeiro assalto e roubo. Agora andam a vedar o terrenoentre a creche eo IC2 com serventia pelos terrenos da Portela. A ocupação desse terreno é ilegal, pois tem uma parte de um terreno particular que não foi vendido ao urbanizador Manuel da Mota nem posteriormente aos acessos da Expo98 ( Cril,IC2..etc).
O que ali se fizer será clandestino.Essa fatia sim, está em terrenos de Moscavide e não da Portela.
Chamem os homens da Portela e de Moscavide que negociaram os limites das freguesias. Esses sabem bem quais os limites e o porquê da Creche ter ficado a pertencer ao territorio de Moscavide. O terreno onde se encontram os Bombeiros na Portela têm uma historia tambem para contar.Esse terreno foi dado para Moscavide, porque não havia Bombeiros na Portela. Hoje o problema não se punha, pois os bombeiros são Voluntarios de Moscavide e Portela.

3:01 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mas será que os nossos dignos autarcas têm a memoria curta?
Aceitaram, combinaram, assinaram e agora ninguem se lembra?
Quando Jose Morgado da Portela e Jorge Neves de Moscavide eram Presidentes de Junta,a vereadora da Câmara, Zelia Amorim sentou-os esclareceu-os e formalizou-se os de limites das freguesias por falta de melhor definição topografica dos mapas existentes saidos em Diario da Republica.Nessa altura derrubaram-se algumas das barracas. A Lusoponte ainda negociou com a Freguesia da Portela a ocupação para ajardinar uma determinada area desse terreno para barreiras sonoras,o que não se chegou a verificar.Mais tarde e já na transição de mandato de Jose Morgado e Geni Veloso a Vereadora Teresa Ferreira veio reafirmar a Borges Neves de Moscavide e a Geni Veloso da portela os limites das freguesias, tendo-se mandado derrubar as ultimas duas barracas e fechando a rede de vedação que delimitava a Creche e separava as duas freguesias.
Como estas 5 pessoas, felizmente ainda não faleceram e estão em perfeito estado de saude, porque não se pronunciam sobre estes assuntos?
Teve de se esperar que aparecesse um pedreiro para vir fazer obra?
É altura da Portela se movimentar.
Senhor Presidente da Camara será que o seu Vice já não se lembra do compromisso que assumiu com a Teresa Ferreira, quer quando era Pres.Junta quer quando foi para a Camara de Loures? Olhem que foi nessa altura e não lá muitos anos.
É mesmo considerado o mais culpado esse vice Borges Neves, ate pelas funções que ocupa e pelas ambições declaradas.

3:29 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Parece que quando se faz algo de novo e ainda por cima com o propósito de criar melhores estruturas para as crianças, INCOMODA!!!

Meus amigos, cada vez que atirarem uma pedra à obra que ali se está a fazer, lembre-se que maior parte das crianças que frequentam aquele jardim-de-infância são da PORTELA.

Já agora Portela e Moscavide não pertencem ao mesmo conselho? meia dúzia de metros de terra ainda por cima usados maioritariamente pelas crianças da portela faz assim tantas ondas, será que o grande alarido não terá a ver com a frustração de algumas pessoas que quando vêm algo a ser feito com utilidade pública, gostariam que esse protagonismo fosse laranja?

Quanto à DREL e à Segurança Social não estarem a par do que ali se está afazer, meus amigos mais uma vez mordam a língua, pois ambas as instituições conhecem o espaço e o projecto que ali vai ter lugar.

Por fim um apelo este bairrismo Portela-Moscavide não faz sentido poisa portela sempre se apoiou em Moscavide, e os Moscavidenses nunca com isso se importaram, bem pelo contrario.

Deixem-se de m... façam obra ou já não têm ideias?

10:41 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Parece que não ha quem entenda o que se passa neste terreno. Antes de tentarem decidir o que fazer naquele terreno, ja este Executivo da Junta de Moscavide ocupou o terreno da Portela para la fazer um deposito de lixo e de sucatas e já la vão uns 5 anos ou mais. A JF Moscavide nunca se importou com as crianças,com as ratazanas e com as cobras que la eram criadas. Os ventos mudaram e toca a privatizar a Creche ou seja entregou-se a uma entidade particular a exploração e toca a fazer obras. Nem perguntaram a ninguem se podiam ou não fazer obras naquilo que não era deles. Nem perguntaram a quem de direito se podiam lá fazer obra e se quereriam participar em tal empreendimento. Toda a gente sabe que a grande maioria das crianças são da Portela. O que moverá a JF de Moscavide por fazer obra tão altruista para as crianças da Portela? Devia-se perguntar mas era, porque é que a JF da Portela não faz obra identica para as suas crianças. tambem se devia perguntar à JF da Portelaonde para o ante-projecto e os projectos que tinha para aqueles terrenos. Onde para esse tal Jardim Infantil, a Ciclovia, o Circuito de Manutenção, o Mini Botanico e as barreiras anti sonoras de protecção? Será que esses projectos ficaram inviabilizados pelo atrevimento da JF de Moscavide?
Que as Freguesias se entendam, porque eu é não consigo entender o que se passa. quero la saber se são rosas ou laranjas os responsaveis.

10:33 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Portela e Moscavide pertencem mesmo ao mesmo Concelho. Por isso deviam entender-se.
Ali o anonimo das 10h41 deve ser societario das minorias etnicas e dos tadinhos desfavorecidos que atira com as criancinhas para a fogueira para defender os interesses dos adultos. Tenho ultimamente visto cenarios destes com as criancinhas ao colo nos sinais luminosos. Já dei muito para esse peditorio. Ponham é os marmanjos responsaveis politicos ca da zona a fazer as coisas como devem ser. Será o aumento de barracas ou barracões para alojar as crianças da Portela e de Moscavide a solução?
Não se antevê ali uma construção a serio que obedeça á legislação sobre termica dos edificios, ao ar ambiente e ao ruido.
Vamos expor as criancinhas a todos esses atropelos?
O anonimo antes quer alguma coisa pra bicharada, do que não se faça nada.
Ainda se pensa muito pequeno neste país.

3:31 da tarde  
Blogger Alberto Ribeirinho disse...

Antes de mais vou agradecer a correcção ortográfica depois vou continuar satisfeito pelo facto de ter atingido o ego de alguns, apenas com a verdade.

Quanto a ser alegadamente “societario das minorias etnicas e dos tadinhos desfavorecidos” não estou a ver onde é que o meu comentário introduz tal ideia, essa de atirar com crianças para a fogueira é forte mas justifica alguma falta de argumentação senão veja-se “Ponham é os marmanjos responsaveis (responsáveis) politicos (políticos) ca (cá) da zona a fazer as coisas como devem ser. Será o aumento de barracas ou barracões para alojar as crianças da Portela e de Moscavide a solução?
Não se antevê ali uma construção a serio (sério) que obedeça á legislação sobre termica dos edificios (edifícios), ao ar ambiente (ambiênte) e ao ruido.” ( já agora ruído ) enfim são tantos que não vale a pena deve ser do nervoso!!!

Marmanjos responsáveis – todo o pessoal técnico da Câmara ( note-se não partidário )
Barracas ou Barracões – estruturas indicadas pelos técnicos da DGU com experiencia em edificações escolares em todo o concelho.
Alojamento de crianças – o que se está ali a fazer não é um orfanato.

Quanto à legislação térmica dos edifícios – só uma informação adicional aqui há pouco tempo todos vimos nos noticiários uma escola construída de raiz no cabeço de Montachique ser referenciada como um modelo a seguir, pois o fornecedor destas estruturas é o mesmo que forneceu a escola modelo.

Enfim se o Jardim de Infância de Moscavide está a ser alargado é pelo facto de haver pouca oferta deste tipo de espaço no Concelho e até na Freguesia da Portela, pois em vez de se alugar espaços aos amigos na antiga escola ( agora desactivada ) para encher os cofres e os bolsos sabe-se lá de quem se calhar poderiam pensar em projectos com mais utilidade pública.

Têm tanto por onde começar a fazer obra, não percam tempo com o que os outros fazem tenham o prazer de fazer.

10:52 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ali o camarada Alberto Ribeirinho criou o blog do moscavidevilaviva para começar a afinfar-lhe.
Ou está por dentro do assunto e defende o projecto das barracas e barracões para as criancinhas ou nomearam-no como cabeça de cartaz.
Mas é bem feita atirar-se contra a Junta da Portela, que não fez, não faz e não quer fazer. Nem sequer zelou pelo terreno que recebeu como herança.
Havia de ser bonito a presidenta da Portela, cercar um terreno em Moscavide e construir uma escolinha de equitação. Ao menos fazia obra.

9:52 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Este é o retrato fiel das intenções do camarada Ribeirinho que foi dizendo:
Enfim se o Jardim de Infância de Moscavide está a ser alargado é pelo facto de haver pouca oferta deste tipo de espaço no Concelho e até na Freguesia da Portela, pois em vez de se alugar espaços aos amigos na antiga escola ( agora desactivada ) para encher os cofres e os bolsos sabe-se lá de quem se calhar poderiam pensar em projectos com mais utilidade pública.
Já o ppl que tinha construido barracas no concelho dizia que não havia ofertas de terrenos...eheheheh.Ha pois, na antiga Fabrica de Munições, no Parque das Nações e toda a frente de rio ate ao Samouco... e ainda ha muito terreno entre a Creche e a via rapida, ou aquilo é para lixeira e guardar sucata?
Gostei do ataque que faz ao espaço da ex-Escola Vasco da Gama é uma boa malha.
Aquilo não é peixe nem é carne.
Se quiser malhar na Junta da Portela é dar-lhe com força e se quiser malhar no Guedes da Silva tambem pode malhar. Apoio essas iniciativas.
Apareça mais, vou ser seu fan nesse novo blog em defesa de Moscavide.

10:16 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

"Quanto à DREL e à Segurança Social não estarem a par do que ali se está afazer, meus amigos mais uma vez mordam a língua, pois ambas as instituições conhecem o espaço e o projecto que ali vai ter lugar."

Ninguém disse isso, simplesmente o Jardim de Infância não está inscrito nas escolas da DREL nem Segurança Social! E até agora não tinham as condições exigidas!Acesso por escadas??!!!30 crianças por sala?crianças de 1/2 anos misturadas com 3 e 4 anos??!!!no total 27 ou 28??!!Como funcionária da DREL sei que isto não é legal.Como insituição privada só pode funcionar segundo atribuição de alvará!

9:38 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial