10 agosto 2007

PORTELA - Estacionar por SMS


A falta de moedas para efectuar o pagamento do parquímetro, na Portela e em Moscavide já não é um problema. A Vodafone e a Loures Parque estão a implementar um sistema de pagamento através do telemóvel. O projecto está em fase experimental desde Março, passando a definitivo se a adesão por parte dos clientes for positiva.
Comodidade e segurança são as grandes vantagens apontadas por estas empresas para a implementação de um projecto inovador, em fase experimental nos parquímetros concessionados à Loures Parque (Loures, Portela e Moscavide). Os utilizadores poderão efectuar o pagamento do parque de estacionamento, dando um "comando no seu telemóvel, não necessitando de se deslocar ao parquímetro, nem de colocar o impresso na sua viatura", refere a Vodafone. A utilização deste serviço é simples e pode ser feito de duas maneiras: ligando 12610 a partir do telemóvel e seguir as instruções. Ao utilizar este serviço pela primeira vez e não tendo feito previamente o registo parques.vodafone.pt deverá indicar a matrícula do veículo a estacionar que será a mesma até que defina uma nova matrícula, informa a Vodafone. A segunda opção é através do envio de códigos, disponível num folheto que está a ser distribuído nas zonas abrangidas por este sistema. Até ao dia 31 de Julho este serviço não tinha custos. A partir desta data paga-se 18 cêntimos por cada utilização. O cliente receberá ainda avisos indicando que o tempo de estacionamento está a expirar, e caso deseje, poderá alargar esse tempo, até porque os custos serão inferiores aos normalmente praticados. Este é um sistema totalmente seguro, garante o operador, "que entrega as transações electrónicas de forma inviolável ao sistema bancário". O projecto está a ser implementado através de um protocolo com a Loures Parque e a Vodafone, mas no futuro poderá estender-se a outras operadoras. Esta não é a primeira experiência do género da empresa municipal responsável pelo estacionamento. No passado, a Loures Parque foi pioneira no pagamento do parquímetro através do telemóvel, em colaboração com a Caixa Geral de Depósitos. Actualmente este sistema está desactivado, uma vez que está a ser alvo de melhoramentos, informou fonte da empresa municipal. Se a adesão dos clientes se justificar, o projecto passará a definitivo. Falamos com utilizadores dos parques de estacionamentos da responsabilidade da Loures Parque que se mostraram surpresos com este novo sistema de pagamento de estacionamento. Maria de Lurdes nunca tinha ouvido falar, normalmente opta pela colocação de moedas: "Talvez passe a utilizar o novo sistema de pagamento, apesar de ter sempre comigo moedas. No entanto, é uma boa alternativa". Alzira Dias parece estar convencida: "É muito simples e prático pagar o estacionamento através de um SMS. Este sistema devia ser implementado em mais zonas. Por exemplo, vamos a uma consulta, demora mais tempo do que o esperado e assim podemos prolongar o parquímetro pelo telemóvel, sem termos de nos deslocar ao local. É muito bom".

Para mais informações ligue 1241 ou consulte o endereço: parques.vodafone.pt

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Mas será que ja está a funcionar?
Vou experimentar tal coisa.

9:22 da tarde  

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