10 agosto 2007

PORTELA ganhou espaço cultural


A exposição de pintura de João Mário, intitulada "Sentir Portugal" marcou a inauguração da galeria Óscar's Arte Contemporânea, localizada no Centro Comercial da Portela. Cerca de 16 quadros deram a conhecer diversas paisagens de todo o país. O blog Portela dos Pekeninos esteve lá.
O convite para expor na recém-inaugurada Galeria de Arte Contemporânea foi desde logo aceite. A pintura corre nas veias de João Mário. Desde pequeno que se lembra de olhar para um tela e ter um prazer enorme em lhe dar forma. Hoje, recorda, já participou em mais de cem exposições e é com orgulho que afirma "vivo da pintura. Sou um privilegiado". João Mário nasceu em 1932 e realizou a sua primeira exposição individual em 1962. A Sociedade Nacional de Belas Artes atribuiu-lhe a Medalha de Prata, a Associação Centro Histórico de Florença (Itália) conferiu-lhe o Óscar Della Cultura e a Academia de Artes e Letras de Paranaguá (Brasil) a medalha de mérito Cultural. Não exibe os seus triunfos, mas é com orgulho que mostra as suas pinturas . "Pinto tudo, mas prefiro paisagens. Sou um homem de ar livre, gosto muito da natureza e é assim que me sinto bem". A inspiração surge naturalmente: "Demoro muito mais tempo a conceber, a imaginar um quadro na minha cabeça do que depois a executá-lo, onde chego a demorar uma hora. A imaginar num quadro chego a demorar anos". Paisagens dos Restauradores, Parque Eduardo VII, do eléctrico de Lisboa, de Sintra, do Rio Lima compõem a mostra de arte. Para ficar a conhecer mais pinturas a óleo do artista, em Alenquer, terra natal, João Mário tem um museu, onde se encontra uma colecção de mais de 600 quadros de vários pintores. "Tenho dedicado a minha vida à pintura. Participo em cursos de pintura, gratuitamente. Tento contribuir para criar o gostinho por esta arte noutras pessoas". Rui Óscar, proprietário da galeria, realizou um sonho ao inaugurar um espaço cultural na Portela. "Sou marchant de arte há 22 anos e com 58 anos já estava cansado de andar com os quadros de um lado para o outro. Surgiu esta oportunidade e não hesitei". Agora o grande objectivo é oferecer cultura às pessoas, mostrando as "várias linguagens da pintura e escultura". Por enquanto a galeria colherá uma exposição individual de dois em dois meses. Em Novembro e Dezembro estará patente uma exposição de pequeno formato, ou seja, com quadros pequenos que normalmente as pessoas compram para oferecer. Diversas personalidades marcaram presença na inauguração da galeria Óscar's Arte Contemporânea e da exposição de pintura de João Mário. Entre elas, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira, que marca presença em todos os eventos do género, como forma de incentivar a cultura no seu concelho: "Este é o primeiro espaço de arte a abrir nesta zona do concelho. Será um pólo cultural, mais uma atractividade para a freguesia". Por outro lado, o presidente vincou que as galerias municipais estão sempre abertas aos artistas do concelho, o que "tem permitido mostrar às pessoas que vale a pena apostar na arte em Loures que acolhe os melhores pintores do país".
A galeria Óscar's Arte Contemporânea está aberta no Centro Comercial da Portela de segunda a sexta-feira, excepto à quarta-feira, das 11 às 15 horas e das 18 às 21 horas. Sábado das 10 às 14 horas.
in Exp. Oriente

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial