04 setembro 2007

Loucura na Vasco da Gama - Corrida na ponte a mais de 200 km/h


Apos a Expo 98 e todas as Obras envolventes à Portela, tem-se notado um recrudescer dos ruidos provocados quer pelo normal aumento de trafego rodoviario, quer por algumas das habilidades nocturnas de certos condutores.
Quer a Ponte Vasco da Gama, quer a CRIL, quer o IC2 e mesmo a EN.10, têm vomitado ruidos anormais que começam a ser insustentaveis na Portela, essencialmente nos Lotes da zona oriental da Portela. Ha moradores que dizem que já nem com vidros duplos la vai.
As tão prometidas barreiras arquitectonicas não passaram duns poucos muretes a ladear a CRIL e a plantação de umas arvores meio raquiticas ainda não cresceram.
O ISQ tem vindo a fazer testes periodicos à qualidade do ar, mas ainda ninguem lhes pediu para analisar a qualidade do ruido.

Ha que começar a alertar as autoridades. Ha legislação que já obriga a determinadas protecções. Neste momento a Auto Estrada do Norte está a ser ladeada em enormes extensões para proteger do ruido, habitações que foram construidas depois da AE lá existir. Na Portela já os Lotes e as habitações existiam quando foi feita a Ponte Vasco da Gama, a CRIL e o IC2 e parece que ninguem ainda se preocupou com a saude e o bem estar dos moradores.

Ora vejam o que vai sendo noticia.
Já passava das duas da madrugada de domingo, quando uma viatura descaracterizada da Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa detectou cerca de 12 condutores, na CRIL, a iniciarem uma corrida em alta velocidade – actividade ilegal conhecida por Street Race. Os jovens dirigiram-se, em despique, para a Ponte Vasco da Gama sem saberem que estavam a ser seguidos pela polícia.
Depois de detectarem os indivíduos, os agentes iniciaram uma perseguição aos infractores durante mais de dez quilómetros. Com o carro de alta cilindrada equipado com o sistema ‘PROVIDA’ (que grava os infractores), os dois elementos da PSP, vestidos à civil, conseguiram registar as imagens do percurso louco feito pelos corredores.
Dois dos 12 street racer’s foram apanhados a conduzir, em plena via pública, a 200 e a 216 quilómetros por hora. Outros quatro condutores que participavam no despique foram identificados pela PSP – que se mostrou a meio da corrida e mandou parar os street racers.
A ponte Vasco da Gama tem sido palco de várias corridas de automóveis nos últimos anos. No entanto, e de acordo com o Código da Estrada, este tipo de infractores apenas podem ser punidos com uma coima por circularem em excesso de velocidade, uma vez que não há legislação específica para estas actividades.
À semelhança da noite de sábado, as concentrações foram evitadas por várias Equipas de Intervenção Rápida.

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Ha dias em que é insuportavel o ruido provocado por aceleras. Isto não é so na Ponte. Quer IC2 ate Sacavem quer as ligações ao Tunel do Grilo,são belas pistas para ensaios de viaturas artilhadas.
Em paises mais desenvolvidos esta brincadeira já teria acabado, pois não deixa de ser considerado crime.

9:42 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Vivo perto dos Bombeiros e tb sofro com esta situação durante a noite, pq na Avenida Doutor Alfredo Bensaúde tb existem corridas.

O pior é qd eles dão umas voltas pela portela (por vezes para fugir a policia) e ainda dão aquelas voltas a rotunda e ainda fazem mais barulho.

7:39 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Independentemente destes aceleras, o ruido residual do transito começa já a ser perturbador.
De certeza que já atinge indices de ruidos não recomendaveis.
Qual é a autoridade que deve zelar pela saude publica, ou seja, pela nossa saude?

4:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Talvez a Junta de Freguesia é que deveria contactar as autoridades competentes para zelar pelo bem estar publico que está aqui ameaçado.

11:39 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

A solucção é radares fixos na Avenida Doutor Alfredo Bensaúde, IC2 e algumas zonas da Expo.

1:26 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Tambem é uma hipotese, considerar esta zona como urbana e reduzir os limites de velocidade nas proximidades dos aglomerados populacionais.
E porque não a Câm. de Loures actuar como a de Lisboa fez na sua jurisdição?
Carlos Teixeira faria um figurão se tomasse essas medidas o mais rápido possivel e ninguem se importaria com tais medidas e até aplaudiria.

4:02 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial