22 setembro 2007

Serviço do 'Rodinhas' melhora a mobilidade


Frota de dois autocarros faz sucesso entre a Portela e Moscavide
O Rodinhas é um autocarro que já conquistou utentes certos. Chega a horas, pára a meio do percurso para apanhar passageiros, tem ar condicionado e o bilhete custa 30 cêntimos. Circula no concelho de Loures, entre a Portela e Moscavide (estação da CP). Este serviço de transportes é um caso de estudo em matéria de mobilidade. Um projecto experimental que começou em Agosto de 2007 e manter-se-á a funcionar neste regime até Março de 2008. Financiado através do Interreg, um programa da União Europeia, o Rodinhas em pouco mais de um mês já conseguiu uma média invejável de passageiros transportados por dia: 803.Com um circuito de ida e volta (parcialmente assinalado com uma linha azul no pavimento) de 4,6 quilómetros para cumprir e uma frequência de 15 em 15 minutos, este miniautocarro tanto percorre as ruas estreitas e congestionadas da parte mais antiga de Moscavide, como passa pelas avenidas largas da populosa freguesia da Portela. Quando vê um braço estendido, uns metros à sua frente, o motorista Nélson Santos abranda. Pára e sobem para o interior do veículo, senhoras de meia idade, idosos, mães transportando bebés de colo, passageiros que vêm da estação de comboio e se dirigem à Portela, aproveitando esta útil ligação. "É um autocarro amigável. Sobretudo para as pessoas que têm mobilidade reduzida. Também é útil para a população idosa que já predomina nestas duas freguesias de Loures", refere João Cunha, do conselho de Administração da Rodoviária de Lisboa, entidade que em parceria com a Câmara Municipal de Loures desenvolve esta experiência que tudo indica "vai continuar", conforme disse João Pedro Domingos, vereador com o pelouro da Mobilidade na autarquia." Era bom que não acabasse. É uma ideia muito boa e quando as coisas são boas temos medo que acabem depressa", manifestou Lurdes Medeiros, moradora na Portela, que utiliza regularmente o Rodinhas. "Este serviço tira-nos do isolamento da Portela, servida com três carreiras da Carris, todas com tempos de espera longos", prosseguiu . O Rodinhas implicou um investimento municipal, nesta fase, de onze mil euros.

10 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Que figurão fariam se o rodinhas fosse à gare do Oriente. Servia para os Caminhos de Ferro, para o Metro e para as linhas de autocarros que saiem de Lisboa para todo o lado bem como para o centro de Lisboa.
Será preciso muito? ou teria de se lutar contra alguns lobbies?

2:59 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Se o Rodinhas é para a CMLoures n tem de ir a Lisboa.

10:53 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O Rodinhas é o serviço transporte mais personalizado que se pode ter, tendo em conta que é possível apanhar os autocarros em qualquer ponto do trajecto, assim como se pode descer em qualquer ponto do mesmo, é realmente o melhor serviço que se poderia ter.

Em relação ao facto do rodinhas não ir à estação do oriente, parece-me que é correcto, pois sendo um serviço "municipal" não seria correcto passar a fronteira do concelho.

Esperemos que o Rodinhas possa continuar e até ser aplicado a outras freguesias deste nosso concelho.

Apoio incondicionalmente este tipo de ideias, porque são boas, acrescentam qualidade de vida aos munícipes, e diferenciam o nosso município.

Não sei de quem foi a ideia, quem a teve pode continuar a pensar, pois tem uma mente brilhante e pensa nos outros, contrariamente ao que já vai sendo habito de se pensar apenas em benefício próprio.

12:26 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Continuamos a pensar pequeno. Se é so para Loures então que se faça ir ate ao limite de Loures na zona da Expo. Sempre ficaria mais perto da tal Grande Placa de Transportes. Ou então ir ao outro lado da estação de Moscavide que tambem é Loures.
faz lembrar os anos em que a Carris não vinha à Portela, porque era Loures...mas ia a Moscavide que ate tinha um Codigo Postal 1885 Lisboa...eheheheh.
Mas ainda ha gente que defende coisas dessas e se limita a ser um limitado?

11:58 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mas este Rodinhas é para servir os interesses dos habitantes-moradores das duas freguesias ou não? E os seus habitantes estarão ou não interessados em ir ate à Gare do Oriente?
Então qual o problema? Será a câmara de Lisboa que não quererá ser invadida por passageiros?...e que prefere meter la dentro mais viaturas? serão as várias Rodoviarias ou a Carris que não deixarão? ou é só para empalear o pessoal?
Prestariam um optimo serviço, quer a Camara de Loures quer a Rodoviaria de Lisboa.
Será que um abaixo assinado resolveria o problema? ou a democracia so colhe as minorias etnicas?

10:39 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Se houvesse um rodinhas em Lisboa de certeza q não vinha a Loures.

6:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Meus caros amigos,

Parece-me que a insatisfação é uma característica que diferencia o homem e é também ela que o faz progredir e ir mais além.

Mas como todos nós sabemos nem sempre se consegue agradar a todos pois todos temos formas de pensar diferentes, eu acho que o Rodinhas é um bom começo e até agora ainda niguém disse que o projecto é estático, bem pelo contrário este é um projecto piloto lançado pela Câmara e acho que não vai ficar por aqui.

Quanto ao ser limitado, parece-me acima de tudo que não sou é precipitado, mas lanço um desafio ao "limitador" organize um movimento de cidadãos ou grupo Chame-lhe o que quiser, e aja, junte as tais assinaturas, envie as mesmas à câmara pois certamente que esse tipo de acção só dará mais força à sua ideia mas não se esqueça, Loures é um município muito grande e não devemos pensar apenas na nossa comodidade, pense também nas freguesias que gostariam e até necessitam de um serviço destes.

Repartir também é saber viver, o egocentrismo é algo que temos de combater.

11:09 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Essa de repartir por todos faz lembrar aquela do PREC em que se estava quase a acabar com os ricos....e alguem disse " acabem é com os pobres".
Aqui passa-se o mesmo. Porque não melhorar e progredir com um serviço que alem de novidade é extremamente interessante?
Então os outros locais que não têm nada disto irão contrapor? Tadinhos deles.
Mas que raio de democracia tadinha nos queremos . Parece que está na moda a "Democracia Tadinha" para branquear os costumes.
Essa do repartir faz-me rir, pois já ninguem dá nada a ninguem, e ate já nem os bons dias dão.
Pois é, essa do "ou comem todos ou não come ninguem " é que é um egocentrismo dos tadinhos a combater.

10:20 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Não sendo rentavel...acaba.
É o destino.
O Rodinhas que é um projecto inovador não deve ser deixado cair e haverá que aproveitar o lado positivo da iniciativa e do projecto.
Para isso ha que o rentabilizar e que lhe dar vida util. Os seus utilizadores terão de ser em maior numero e não o deixar estatico entre o centro da Portela e a Estação de Moscavide do lado poente. As propostas que alguns dos leitores tem apresentado para alargar o percurso seria um Exito e rentabilizaria o projecto.
Será que é para deixar cair em Março de proposito?
É que realmente a CM Loures tem muita despesa com ele, e como era um projecto antigo e co-financiado, não se podia dizer que não se queria.
Há que deixar vir e acabar com ele.
Quem defende que ele não deve sair dos limites é porque sabe o que quer. Quer tambem acabar com o Rodinhas na Portela.
Esperem por Março para ver se as previsões estão ou não certas.

11:12 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Eu quero o Rodinhas para ir dar uma curva. Já viram o que era ir com o Rodinhas até às Docas ou à 24 de Julho à noite? Era um bom serviço e não se deixava que houvesse especulação com os taxis e o pessoal da pesada deixava de ter os problemas das noitadas.

8:22 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial