11 outubro 2007

Eixo Norte-Sul inaugurado


Aberto ao trânsito o troço entre o Lumiar e a CRIL. O troço final do Eixo Norte-Sul, em Lisboa, entre o Lumiar e a CRIL foi inaugurado pelo primeiro-ministro e pelo ministro das Obras Públicas. Ao fim de 20 anos, fica concluída uma das principais vias da capital.
São pouco mais de quatro quilómetros que custaram 25 milhões de euros, 15 pagos pelo Estado português e os restantes pela União Europeia. Com a abertura deste lanço, os condutores que circulam entre a Margem Sul e o Norte já não precisam de entrar na Segunda Circular para chegar a Sacavém, onde começa a A-1. A conclusão do Eixo Norte-Sul permite assim um novo acesso a Lisboa, que vai ajudar a reduzir o trânsito e deverá descongestionar os acessos do IC-22, A-1, A-8 e Nacional 8, vias responsáveis pela entrada de cerca de 200 mil automóveis por dia na capital. Além disso, contribuirá para a redução em 0,8 por cento das emissões de dióxido de carbono em Lisboa, baixando ainda os tempos de atravessamento da cidade.
Do lanço Lumiar/CRIL fazem parte quatro viadutos, oito passagens superiores, três inferiores, o Túnel do Grilo junto ao Forte da Ameixoeira e quatro nós de ligação desnivelados: Ameixoeira, Alto do Lumiar, Camarate e CRIL.
Os moradores da Portela podem já usufruir dessas vantagens, pois ha percuros bastante beneficiados.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial