23 outubro 2007

"Rodinhas" vai da Portela a Moscavide por 30 cêntimos


Em fase experimental, dois pequenos autocarros percorrem 4,6 quilómetros entre a Portela e Moscavide. Nas ruas de Moscavide e da Portela, em Loures, a nova moda é o "Rodinhas". Trata-se de um autocarro de pouca capacidade, que percorre as ruas das duas freguesias e pára em qualquer lugar para apanhar ou deixar os passageiros, que pagam apenas 30 cêntimos pela viagem. A adesão tem sido grande, rondando os 830 passageiros por dia, mas a população receia que o serviço acabe ou fique mais caro. Ao longo de 4,6 quilómetros, entre a Portela e a estação da CP de Moscavide, os dois veículos coloridos, com 15 lugares cada, asseguram este serviço. Transportam desde idosos e pessoas com dificuldades de locomoção até crianças e jovens das escolas locais. Felismina Chambre, 63 anos, não poupa elogios ao serviço. "Acho óptimo e o preço é acessível", diz. "Remedeia a nossa situação na Portela, onde há uma grande falta de transportes e são muito caros". Este serviço é um caso de estudo a nível europeu na área da acessibilidade às estações rodoviárias ( ferroviárias), que começou no final de Julho deste ano. Até Março de 2008, altura em que termina a fase experimental, é financiado pela União Europeia e pela Câmara de Loures, que paga 11 mil euros mensais à Rodoviária de Lisboa para a exploração da carreira. O problema é o futuro. Finda a fase experimental, o que acontece ao "Rodinhas"? Os moradores não têm dúvidas de que o serviço deveria continuar. "Se acabar, vai ser uma grande perda, porque minimiza muito os custos para as pessoas se movimentarem num pequeno espaço", diz Neuza Nunes, 48 anos, utilizadora diária do Rodinhas. Segundo João Pedro Domingues, vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Loures, a hipótese e os moldes da continuidade do projecto vão ser discutidos em Março de 2008. "Eu, a título pessoal, vou defender que o projecto deve continuar", garante. Na opinião do autarca, o sucesso do Rodinhas deve-se, para além da sua "frequência regular" - o autocarro passa de 15 em 15 minutos -, ao "tarifário social" que apresenta. Uma característica que o executivo pretende manter, apesar de o autarca admitir que o preço do bilhete possa, findo o período experimental, subir para uns 50 cêntimos.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Não ha duvida que o Rodinhas tem muito interesse para a mobilidade de alguns idosos e crianças que se deslocam entre a Portela e Moscavide. Sabe-se que o optimo é inimigo do bom, mas como dizem de Moscavide que gostariam que o Rodinhas ate passasse pela Av. das Escolas e da Portela que achavam que ele podia ir à Estação de Moscavide mas do lado do Parque das Nações ou ir até à Gare do Oriente. se realmente será para levar passageiros ate à futura Estação do Metro, não é menos verdade que as 3 proximas estações serão implantadas na area territorial de Lisboa e não de Loures. É verdade ou não?

10:49 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Tudo o que for para possiblitar que os que têm menos recursos fiquem com melhores disponibilidades que lhes facultem uma vida mais aprazivel força. Mesmo que vá para os 50 centimos seria sempre uma excelente ideia a um preço razoável.

2:57 da tarde  

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