24 novembro 2007

Nova Biblioteca na Portela

A Biblioteca Cardeal Ribeiro relançada na Portela
no Centro Social e Cultural da Paróquia

Sessão de Relançamento no Domingo 25 de Novembro

Integrado nas comemorações dos quinze anos da dedicação da Igreja da Portela , realizou-se no passado Domingo de Cristo-Rei, orago da freguesia, o relançamento da biblioteca paroquial, a que foi dado o nome de Cardeal Ribeiro. Pretendeu-se assim celebrar a memória do bispo que lançou a primeira pedra e dedicou o templo, nesta altura em que passa o décimo aniversário da sua morte.
A sessão solene teria sido presidida pelo cardeal D. José Policarpo, ausente no Vaticano para participar no Consistório convocado por Bento XVI. Substituiu-o o Doutor Manuel Alves Lourenço, Deão do Cabido Patriarcal, que foi colega do Cardeal Ribeiro em Roma e, mais tarde, seu directo colaborador. A sessão começou com a projecção de uma série de diapositivos recordando a vida e obra do homenageado, a que se seguiu uma conferência intitulada “Do Concílio à democracia – D. António Ribeiro, patriarca de Lisboa”, proferida pelo Doutor António Matos Ferreira, da Universidade Católica. Foram referidos os principais momentos da Igreja e da sociedade portuguesas ao longo dos anos 70 e a forma como a personalidade de D. António Ribeiro foi capaz de lidar com os inúmeros problemas que surgiram, numa atitude firme e serena cujos frutos ainda hoje colhemos. Monsenhor Agostinho Moita, que durante anos foi secretário particular do Cardeal Patriarca de Lisboa, deu um testemunho pessoal acerca do carácter e da maneira de agir do prelado.
No termo desta sessão, foi apresentada aos muitos assistentes a renovada biblioteca paroquial e o seu programa de actividades. Com mais de 16.000 volumes dos mais diversos conteúdos, é a maior biblioteca privada do concelho de Loures e pretende ser um pólo de irradiação de cultura naquele bairro da periferia da capital. Para tal, além de um variado calendário de actividades pastorais, a biblioteca estabeleceu protocolos de cooperação com as escolas locais e estuda formas de articulação com as instituições oficiais e privadas que lhe são vizinhas como a Associação de Moradores e os Bombeiros. Do programa de Dezembro consta, no dia 13, uma conferência pelo Doutor João César das Neves sobre o conto de Natal; em Janeiro está prevista a presença do Eng. Eduardo Lopes Rodrigues, da Autoridade da Concorrência, que falará sobre o Tratado de Lisboa.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

;)

Não é muito grande...mas pode dar jeito...
Agora falta o metro, mais árvores, um centro de saúde, um campo de basket e de volei... e voilá... quase perfeito...

8:53 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A Biblioteca é muito interessante. Será pena é haver pouca gente a ir frequenta-la.
Será que se podem requisitar livros para casa?

9:17 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial