23 janeiro 2008

Arquitectura-Quatro portugueses vencem Prémios Europan 9

Os projectos de intervenção urbana dos arquitectos Camilo Vaz Leiria, Tiago Tomás, Sílvia Benedita e Joel Moura Martins foram os vencedores do Europan 9, respectivamente, nas cidades de Pontevedra (Espanha), Loures, Odivelas e Santo Tirso.
O Europan 9 é organizado pela federação europeia de organismos nacionais que promovem concursos de arquitectura.
Além dos quatro vencedores, vários outros portugueses foram distinguidos em Portugal e no estrangeiro com menções honrosas e citações especiais.
Um projecto do arquitecto português Camilo Vaz Leiria para Poio, em Pontevedra (Espanha), venceu o Europan 9, tendo para o mesmo local o projecto de outro português, Rui Branco Cavaleiro, obtido uma menção especial.
Loures, Odivelas e Santo Tirso foram as candidatas portuguesas ao Europan 9, que reuniu 73 cidades europeias e mais de 2000 equipas concorrentes.
O concurso, que se dirige a arquitectos com menos de 40 anos, teve como mote este ano «urbanidade europeia - cidade sustentável e novos espaços públicos», que se subdividiu nos temas mobilidade e diversidade de modos de circulação densidades, morfologia e espaços livres, multifuncionalidade e intensidade e espaços privados e públicos.
A proposta de intervenção de Tiago Tomás para a área do Prior Velho (Loures) saiu vencedora.
O projecto assinado por Sílvia Benedita para intervenção no sítio do Barruncho na Póvoa de Santo Adrião (Odivelas) ganhou o 1.º prémio, e o arquitecto João Caria recebeu uma menção honrosa.
Cada vencedor receberá 12000 euros, havendo agora um período de execução e de contratação com os vencedores

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Um destes arquitectos ainda viveu na Portela e tem boas recordações do seu tempo de juventude.

9:36 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial