04 janeiro 2008

Piscinas da Portela inauguram amanhã

Após 15 anos de espera
O Complexo de Piscinas da Portela é inaugurado amanhã sábado, depois de um atribulado processo de construção iniciado em 1993 e subsequentemente interrompido por falta de verbas prometidas. A principal novidade deste complexo reside, de acordo com o presidente da Câmara , Carlos Teixeira, em ser "amigo do ambiente", dado que o aproveitamento da energia solar torna a piscina auto-suficiente em 80 por cento das suas necessidades energéticas.Como tal, o edifício é, de acordo com informação disponibilizada, "o primeiro no concelho que pode obter certificação energética, pois a construção obedece às novas normas instituídas pelo Regulamento do Sistema de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior".Por modo a garantir maior eficiência energética e diminuir a emissão de dióxido de carbono, o Complexo de Piscinas da Portela está equipado com painéis solares que permitem o aquecimento da água e da temperatura ambiente.A consequente poupança monetária em gastos energéticos permitirá ao executivo poupar 1.500 euros por mês, o que por sua vez permitirá que o Complexo esteja pago dentro de seis a sete anos.Simultaneamente, o tratamento da água da piscina será feito através de raios ultra-violeta, reduzindo em 80 por cento a aplicação de cloro na água e oferecendo cerca de 90 por cento de eficácia na eliminação de espectros bacteriológicos.
Considerado uma prioridade pelo executivo de Carlos Teixeira, o edifício a ser inaugurado aproveita a estrutura inicial em betão ainda feita pela Associação dos Moradores, mas junta-lhe uma estrutura metálica exterior, esteticamente modernizadora.No interior, a estrutura conta com duas piscinas aquecidas, uma com 25 x 12.5 metros para competição e aprendizagem e outra com 12.5 x 8 metros, para aprendizagem e adaptação ao meio aquático.Fruto de uma parceria entre a autarquia e a Associação de Moradores da Portela, o Complexo de Piscinas da Portela tem também dois pisos a serem utilizados pela Associação, onde haverá três ginásios, destinados aos jovens e aos idosos, bem como salas temáticas e de jogos, destinadas ao convívio entre os moradores e salas polivalentes e de ginástica.No total, o Complexo de Piscinas da Portela conta com uma área de implantação de 2.270 metros e com uma área envolvente de 7.093 metros, num investimento global de perto de 3,5 milhões de euros.O edil aproveitou também para lembrar que o seu executivo tem "conseguido realizar alguns sonhos da população da Portela" e que proximamente haverá novas intervenções na Portela.
Já o presidente da Associação de Moradores da Portela, Álvaro Ferreira dos Santos, frisou a importância da estrutura para os cidadãos mais idosos da Portela, onde 55 por cento dos habitantes já pertencem à classe dos seniores e dos sábios, com mais de 55 anos, e recordou o papel da Associação a que preside, na construção do empreendimento. Depois de muitos anos a bater a muitas portas, "Hoje, sinto-me presidente", concluiu Ferreira dos Santos.
O Complexo de Piscinas da Portela será inaugurado sábado pelas 17:00.
in:http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/QNtFxRqMwDfp1C2z5hAsug.html

18 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Peço desculpa,
Vocês são uma Associação de Moradores ou são o departamento de publicidade da Câmara Municipal de Loures?

10:38 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Este anónimo deve ser da oposição e por isso está a confundir o blog dos pekeninos com o site da AMP
hehehehe
Claro que isto não é para todos
Fiquem bem

12:06 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Ha ja quem prometeu atirar à agua a Geni e o Guedes da Silva se por lá aparecer.
Fazem-se apostas a ver qual o 1º a ir á agua.

12:21 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Não percebi o que ´disse o anonimo das 10:38. Não v~e que o edificio é camarario e que a Associação dos Moradores vai ficar com os Ginasios.
ao principio tambem não entendi.

12:23 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Será que a Portela sabe nadar? Eu acredito que sim, mas é preciso ter cuidado, é que esta Câmara mete muita àgua e não é só em piscinas, entre muitas outras, lembrem-se das últimas cheias em Sacavém.
Relativamente às inscrições para a natação, já se diz por aí que já não há vagas para a Portela, o Daniel Lima já tratou dos de Moscavide, e Associação de Moradores do Parque das Nações já lá tem a sua reserva.

12:56 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Relativamente ao anónimo das 12.56 informo que de facto não existem reservas de quem quer que seja, só o desconhecimento do funcionamento da empresa gesloures (que se pauta pela qualidade) pode falar em reservas do que quer que seja, o facto é que já existem pessoas inscritas e aulas que estão como é normal preenchidas, mas ainda existe espaço para mais praticantes de natação. A verdade é que devemos ter cuidado com a ignorância gratuita.

12:44 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Caro anónimo das 12:44, se está assim tão bem informado porque aparece como anónimo. Quanto à empresa que refere, se calhar para neste ano ainda fecha, falta de liquidez, falência técnica. E mais, seria melhor para os cidadãos do concelho, assim sempre era menos um sorvedouro dos nossos impostos. Caro anónimo das 12:44, o que mais gostei foi da pauta, que se pauta pela qualidade, um momento realmente fedorento.

1:23 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

O anónimo das 12:23 parece que tocou lá no fundo, e não foi no fundo da piscina da Portela. Realmente, para ser um Gato Fedorento, não é necessária muita imaginação, nem esforço, é tudo uma questão de oportunidade. Hoje na inauguração das piscinas matéria prima não faltava, desde do protocolo que mais não parecia, do discurso do presidente da associação de moradores que teimava em não sair do inicio, ao do presidente da gesloures que só fou fluido quando repetiu o mesmo que em St.ant.Cavaleiros, ao da presidente da JFP que estava deslumbrada com a obra do partido que lhe tira sempre o tapete esquecendo-se da história e de um passado recente. Falta o momento mais importante, o do Sr. Presidente da CML, é um delírio quando não trás papel, assim é que nós gostamos. Sabemos que terá sempre emprego nas produções ficticias e estão a pensar no senhor para a próxima passagem de ano no pavilhão atlântico, parabéns pelo momento de humor concedido. Faça um favor aos habitantes do concelho de Loures: DEIXE-NOS EM PAZ

1:42 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Boa malha. Ate que enfim que apareceram os poetas. Já cá faltavam neste Blog que era tão sossegadinho, os artistas do exterior pagos para serem comentaristas politicos.
Que se saiba este Blog tratava de coisas da Portela e com interesse para a Portela.
Profissionalões dos comentarios não são cá precisos. Corram com eles como já correram com muita outra gente.
Se for preciso eu ajudo.
Pela linguagem panfletaria, associa-se a dois comunicados que circularam recentemente na Portela.

9:30 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

o pessoal de Santo Antão do Tojal andou na malha?

9:47 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Estes anonimos escreveram, uns a mando do Guedes da Silva outros a mando de outra cor de certeza absoluta.
ele não gosta da Portela nem da Geni. Ontem até parecia o guarda costas do Presidente ou da Geni. Empurrava toda a gente para andar na linha da frente. Havia quem perguntasse se ele era um dos ultimos guarda costas do Presidente. Por graça houve quem dissesse que agora era o guarda costas da Drª Geni.
Por acaso ate lhe ficava bem.

10:04 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Pois foi. O Guedes da Silva parecia um acoçado.Olhava para todo o lado e ninguem lhe ligava. Teve a particularidade de querer estar sempre ao lado direito do Presidente, para s fotos e filmagens, nas visitas guiadas às instalações. Furando o protocolo veio sentar-se à esquerda do Presidente nas bancadas, mas foi corrido para outras bandas para dar lugar ao presidente da Assembleia.
Qem diria que era tão descarado?
É assim que um licenciado em direito com estagio interrompido se manifesta perante os seus eleitores.

11:11 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Parece que há um problema de concepcção das piscinas da Poertela. Uma não tem a profundidade suficiente e outra o tecto não é amovível. Este problema foi detectado quando o presisdente da CML tentou praticar vários estilos de natação. Havia um problema: ERA O NARIZ, TINHA UM EFEITO DE ÂNCORA OU DE MASTRO, CONFORME O CASO. Há quem diga que a curvatura da Ponte Vasco da Gama já foi feita a pensar nele para nadar no Tejo de costas. Claro estás, preocupações com o nariz do senhor.

11:51 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não ha um mas dois problemas. É este e o contrario.
A culpa deve ser da Geni.
E a touca? Quem é que enfiou agora a touca?

12:09 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Falando do Protocolo quero dar os parabens ao Protocolo da Câmara de Loures pela excelente distribuição de lugares aos convidados de honra.
Pena é que alguns desses convidados tenham ficado à porta da piscina entre eles a mulher do vogal do Conselho de Âdministração da Gesloures, para esses nem bancadas, ficaram na outra banda.
É o protocolo.

3:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Qual vogal? O mamão do Testas? No tempo da CDU não havia donzelas a armar em primeiras damas.

11:48 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Testas não. Talvez Tachos.

2:01 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Quantas piscinas existem na Portela?e Qual é a profundidade? Alguém sabe?
obrigado

8:55 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial