06 janeiro 2008

A PORTELA em Finais dos Anos 70

Foi aqui que nasceu a Associação dos Moradores.
Numa luta travada entre a população da Portela e o poder autarquico de Riço Calado.
Estes terrenos que em projecto se destinavam aos Jardins da Portela e ao Parque Desportivo, tiveram a ocupação por parte da População com um parque de jogos e parque Infantil como se pode ver pelas fotos, já que a Câmara de Loures andava mais preocupada com outras coisas. Foi um grupo de moradores que adquiriu e montou todas aquelas estruturas.

Fotos gentilmente cedidas pelo Engº António Andrade Ruas
Nesta zona está hoje em dia um belo Jardim bem cuidado.
O executivo de Riço Calado achou por bem mandar arrasar aqueles espaços, destruindo tudo o que tinha sido construido para criar a celebre Escola Azul, quando lhe tinham sido propostas outras alternativas. A população indignada e sem alternativas veio para a rua manifestar-se. Alguem chamou a Policia de Choque que apareceu e selvaticamente perseguiu e agrediu toda a gente que lhe apareceu pela frente. As crianças que brincavam e jogavam naquele espaço, ainda fugiram para o Centro Comercial aonde a policia entrou como herois do Presidente Riço Calado e deu pancada de criar bicho.
Foi assim nesta Escola que Demetrio Alves de má memoria, no inicio dos anos 90, quis desterrar os desalojados de Camarate. Nesta altura, Demetrio Alves tambem pediu a intervenção da Policia de Choque que aguardava instruções em Moscavide. O portelense Angelo Correia lá ligou a Dias Loureiro que evitou mais um escandalo. Escandalosa foi a intervenção de Oficiais da Cruz Vermelha com os colchões às costas.

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Na altura havia muita criança e fizeram-se grandes jogatanas de Volei. Os escorregas eram metalicos e não morreu ninguem. O Jardim Infantil era de terra batida e no meio dos cardos e das pedras. Não morreu ninguem e se feimentos houve foram ligeiros.
Fizeram mais feridas as intervenções dadas a cacetete em senhoras e crianças indefesas.

4:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Aquilo que a Portela é hoje, deve-o à coragem e à persistência das suas gentes. Se assim não fosse, provávelmente seria mais uma freguesia anárquica do ponto de vista arquitectónico como tantas outras que o poder autarquico comunista criou, apoioando a construção Clandestina ao longo de décadas neste Concelho.
J.Micaelo

6:58 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Só uma pergunta:
Em que ano nasceu a Portela? qd é q comecaram a viver as pessoas nas suas casas?

12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Em 1970 e 71 j´cá havia gente a morar nos predios mais pequenos.Em 74 veio muita gente de Africa, os celebres retornados. De 75 em diante é que a Portela começou a encher e nessa altura é que foi fundada a Associação para apoiar os moradores completamente abandonados pelas freguesias de Moscavide e Sacavem, alem da câmara de Loures.
Pode-se assim dizer que a Portela nasceu nessa altura, como bairro e como urbanização.

3:41 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Número de Documento: 7862012

Lisboa, Portugal 04/01/2008 15:00 (LUSA)
Temas: Autoridades locais, Desporto
Portela de Sacavém, Loures, 04 Jan (Lusa) - O Complexo de Piscinas da Portela é inaugurado sábado, depois de um atribulado processo de construção iniciado em 1993 e subsequentemente interrompido por falta de verbas.

A principal novidade deste complexo reside, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira (PS), em ser "amigo do ambiente", dado que o aproveitamento da energia solar torna a piscina auto-suficiente em 80 por cento das suas necessidades energéticas.

Como tal, o edifício é, de acordo com informação disponibilizada pela Câmara Municipal de Loures (CML), "o primeiro no concelho que pode obter certificação energética, pois na construção obedece às novas normas instituídas pelo Regulamento do Sistema de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior".

Por modo a garantir maior eficiência energética e diminuir a emissão de dióxido de carbono, o Complexo de Piscinas da Portela está equipado com painéis solares que permitem o aquecimento da água e da temperatura ambiente.

A consequente poupança monetária em gastos energéticos permitirá ao executivo poupar 1.500 euros por mês, o que por sua vez permitirá que o Complexo esteja pago dentro de seis a sete anos.

Simultaneamente, o tratamento da água da piscina será feito através de raios ultra-violeta, reduzindo em 80 por cento a aplicação de cloro na água e oferecendo cerca de 90 por cento de eficácia na eliminação de espectros bacteriológicos.

Considerado uma prioridade pelo executivo de Carlos Teixeira, eleito em 2002, o edifício a ser inaugurado aproveita a estrutura inicial em betão, mas junta-lhe uma estrutura metálica exterior, esteticamente modernizadora.

No interior, a estrutura conta com duas piscinas aquecidas, uma com 25 x 12.5 metros para competição e aprendizagem e outra com 12.5 x 8 metros, para aprendizagem e adaptação ao meio aquático.

Fruto de uma parceria entre a autarquia e a Associação de Moradores da Portela de Sacavém, o Complexo de Piscinas da Portela tem também dois pisos a serem utilizados pela Associação, onde haverá três ginásios, destinados aos jovens e aos idosos, bem como salas temáticas e de jogos, destinadas ao convívio entre os moradores e salas polivalentes e de ginástica, dedicadas a yoga e a karaté.

No total, o Complexo de Piscinas da Portela conta com uma área de implantação de 2.270 metros e com uma área envolvente de 7.093 metros, num investimento global de perto de 3,5 milhões de euros.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Teixeira destacou as características ambientais do edifício e afirmou que "todos os projectos desenvolvidos pela CML respeitam as normas ambientais".

O edil aproveitou também para lembrar que o seu executivo tem "conseguido realizar alguns sonhos da população", antes de defender que "há muita gente que não queria que este projecto fosse concretizado".

Já o presidente da Associação de Moradores da Portela, Álvaro Ferreira dos Santos, frisou a importância da estrutura para os cidadãos mais idosos da Portela de Sacavém, onde 55 por cento dos habitantes tem mais de 55 anos, e recordou o papel da Associação a que preside na construção do empreendimento.

"Hoje, sinto-me presidente", concluiu Álvaro Ferreira dos Santos.

O Complexo de Piscinas da Portela será inaugurado sábado pelas 17:00.



MYD.

Lusa/Fim

4:48 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E foi mesmo inaugurado. Lá apareceu o celebre Pinoquio que Carlos Teixeira ofereceu a Pedro Cabeça para colocar na sala de trofeus das Piscinas.
Afinal ninguem atirou com a Geni e aquele gorila da gabardine que parece que é vereador na câmara eleito pelos votos da Portela.

9:21 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial