21 janeiro 2008

PORTELA - Quatro moradores intoxicados pelo fumo

Incêndio desaloja quatro famílias na Portela
Quatro famílias do n.º 8 da Rua D. Henrique, na Portela, vão ficar fora de casa durante os próximos dias depois de um incêndio ter danificado o interior dos apartamentos. Quatro pessoas tiveram ainda que receber assistência médica devido à inalação de fumo. Passava pouco das 02h00 de ontem quando os moradores se aperceberam das chamas que saiam da cozinha do 4.º esquerdo. O alarme foi dado por vizinhos de prédios contíguos, que começaram a tocar às campainhas.
“As labaredas eram enormes. Atingiam uma altura de dois andares”, relatou um morador no nono andar. As fracções do 4.º esquerdo e os dois pisos imediatamente acima registaram os maiores danos e foram os residentes destes apartamentos que sofreram intoxicações por inalação de fumos. “Houve pessoas que entraram em pânico, principalmente as mais idosas que quando acordaram só viram um fumo negro e espesso”, acrescentou.
Os proprietários dos apartamentos afectados não estavam ontem no local, mas os vizinhos acreditam que “as casas estão em condições de habitar depois de uma boa limpeza”.
O coordenador da Protecção Civil de Loures, Joaquim Vicente, adiantou que “nenhum residente solicitou o realojamento”, uma vez que “a estrutura das habitações não está danificada”. Mesmo assim, o responsável garantiu que hoje de manhã “será feita uma vistoria ao prédio para determinar as condições de segurança do mesmo”.
Ontem, ao fim da tarde, apenas a proprietária do apartamento onde deflagrou o incêndio, de 50 anos, continuava hospitalizada, mas o seu estado não inspirava cuidados de maior, assegurou uma fonte dos bombeiros.
As causas do incêndio ainda não estão apuradas, mas a mesma fonte adiantou que o fogo teve início na cozinha, tendo-se propagado às divisões contíguas.

MORADORES CONTESTAM SOCORRO
INEM
Uma moradora garantiu ter ligado para o INEM e lhe terem “desligado o telefone na cara”. Outra moradora relatou que “ninguém atendeu no 112”. Testemunhas relataram que o INEM só veio “45 minutos depois de ter sido chamado”.
BOMBEIROS
Os residentes contestam também a situação dos bombeiros. “Os de Sacavém rejeitaram a chamado porque era na área dos de Moscavide. Estes vieram, mas estavam tão desorganizados que até chamavam nomes uns aos outros durante a evacuação.”
BOCAS DE ÁGUA
Na Rua D. Henrique não existem bocas de incêndio: “O que há são umas torneiras que servem para lavar os pátios dos prédios e as ruas, mas, como não estão assinaladas como boca de incêndio estão sempre bloqueadas por automóveis estacionados."

14 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Mas o que andam por aí a fazer uns individuos da Protecção Civil?
Não ha cursos ou demonstrações ou simulacros para preparar os moradores quanto à tipologia de incêndios na Portela?
As garagens são verdadeiros barris de polvora. Já não é o 1º incendio em garagens que põe os moradores em pânico.
Que se saiba não deve haver nenhum Lote que cumpra com as necessárias normas de segurança e vigilância contra fogos. Não há meios instalados nem detectores.
Seria obrigação e eram bem vindos esses serviços da Protecção Civil que incrementasse essas obrigatoriedades.

3:34 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Com os Bombeiros de Moscavide e Portela a demorarem 45 mts a chegar ao local e a Protecção Civil composta por familiares do Presidente da Câmara o que é que poderia esperar?

5:42 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Tentei falar com a Junta de freguesia sobre esta situação, mas remeteu-se ao silêncio.

Quando houver mortos é que vamos ver a Dra. Geni e o Eng. Bigodes a ir para a televisão a dizer que os prédios da Portela irão ter regras, vai ser obrigado sistemas de detecção de incêndios, bocas de incêndios, uma viatura com grandes escadas (existe uma em Sacavém).

6:14 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E fazer simulacros como fizeram na escola primária? O meu prédio esta disponivel para fazer.

6:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

info@jf-portela.pt

Perguntei a J. F. da Portela o que achava desta situação e a mesma não me respondeu.

Penso que os residentes da Portela merecem saber se as nossas autoridades estão preparadas e se podemos estar descansadas.

2:20 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Em tempos idos o Engº Gouveia ( Comandante ?? ) dos Bombeiros de Sacavem era uma pessoa preocupada e com ideias e soluções para a Portela.
Será que desapareceu do mapa? Na inauguração das Piscinas foi visto por lá. Como morador? Como socio da Associação? como Autoridade? como convidado da câmara?
Tambem o de Moscavide por lá andava, mas este parece andar de costas voltadas para a Portela. E a Protecção Civil, quem é ou quem será que é responsavel cá pelo nosso burgo?

9:47 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Dizem que ha por ai bocas de incendio com as tampas soldadas. Será possivel? E as outras ainda funcionarão quando forem precisas?

9:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sei de fontes seguras que a Junta de freguesia da Portela, pediu uma reunião urgente junto dos B. V. Moscavide.

10:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O que os comadantes dos Bombeiros andavam lá a fazer? então foram visitar a concorrência, que eu saiba nos Bombeiros tb podes fazer ginástica, judo, karate, etc. e agora o complexo das piscinas permitem fazer estes desportos. Não é estranho o quartel dos Bombeiros na véspera da inauguração das Piscinas ter colocado um pano sobre as actividades que se podem fazer nos Bombeiros.

11:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mais uma lamentável noticia sobre a nossa Portela.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/20080125-Carkjacking+na+Grande+Lisboa.htm

http://sic.sapo.pt/online/scripts/2007/videopopup.aspx?videoId={F40F5E1E-165C-4FF8-B822-9C8340116F82}

http://videos.sapo.pt/ls6MozNw7Qlk8tRTyeZp

2:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não foi o único.

http://videos.sapo.pt/5cpGnWzFtzy826Fhgtiz

a partir do 4m35seg.

Devido a Ignorância do jornalista diz que é em Moscavide.

3:28 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Acho de mais, as populações nunca estão contentes com o trabalho dos Bombeiros Voluntários. Se é porque vão, é porque vão, ou se não vão é porque não vão. Os populares têm que pensar mais um pouco porque só quem está lã dentro é que sabe como as coisas realmente funcionam. Neste incêndio de facto houveram algumas situações negativas por parte dos Bombeiros, mas a realidade é que o fogo foi extinto em menos de 20 minutos e com a comprovação da Protecção Civil, o trabalho foi bem feito e para isso as pessoas não olham...

6:23 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Acho que os jornalistas deviam ter em atenção as coisas que escrevem, porque além de publicar mal o nome da rua por exemplo, não publicou os comentários do bombeiro entrevistado, limitou-se a publicar o mal falar dos populares.

6:26 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Desculpem lá, mas...com os bombeiros à porta, os quais até têm o nome da própria localidade onde se registou o incêndio, irem chamar os bombeiros de Sacavém, epá...só dá mesmo pr'a rir...

3:31 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial