PORTELA - Quatro moradores intoxicados pelo fumo
Incêndio desaloja quatro famílias na Portela

“As labaredas eram enormes. Atingiam uma altura de dois andares”, relatou um morador no nono andar. As fracções do 4.º esquerdo e os dois pisos imediatamente acima registaram os maiores danos e foram os residentes destes apartamentos que sofreram intoxicações por inalação de fumos. “Houve pessoas que entraram em pânico, principalmente as mais idosas que quando acordaram só viram um fumo negro e espesso”, acrescentou.
Os proprietários dos apartamentos afectados não estavam ontem no local, mas os vizinhos acreditam que “as casas estão em condições de habitar depois de uma boa limpeza”.
O coordenador da Protecção Civil de Loures, Joaquim Vicente, adiantou que “nenhum residente solicitou o realojamento”, uma vez que “a estrutura das habitações não está danificada”. Mesmo assim, o responsável garantiu que hoje de manhã “será feita uma vistoria ao prédio para determinar as condições de segurança do mesmo”.
Ontem, ao fim da tarde, apenas a proprietária do apartamento onde deflagrou o incêndio, de 50 anos, continuava hospitalizada, mas o seu estado não inspirava cuidados de maior, assegurou uma fonte dos bombeiros.
As causas do incêndio ainda não estão apuradas, mas a mesma fonte adiantou que o fogo teve início na cozinha, tendo-se propagado às divisões contíguas.
MORADORES CONTESTAM SOCORRO
INEM
Uma moradora garantiu ter ligado para o INEM e lhe terem “desligado o telefone na cara”. Outra moradora relatou que “ninguém atendeu no 112”. Testemunhas relataram que o INEM só veio “45 minutos depois de ter sido chamado”.
BOMBEIROS
Os residentes contestam também a situação dos bombeiros. “Os de Sacavém rejeitaram a chamado porque era na área dos de Moscavide. Estes vieram, mas estavam tão desorganizados que até chamavam nomes uns aos outros durante a evacuação.”
BOCAS DE ÁGUA
Na Rua D. Henrique não existem bocas de incêndio: “O que há são umas torneiras que servem para lavar os pátios dos prédios e as ruas, mas, como não estão assinaladas como boca de incêndio estão sempre bloqueadas por automóveis estacionados."
14 Comentários:
Mas o que andam por aí a fazer uns individuos da Protecção Civil?
Não ha cursos ou demonstrações ou simulacros para preparar os moradores quanto à tipologia de incêndios na Portela?
As garagens são verdadeiros barris de polvora. Já não é o 1º incendio em garagens que põe os moradores em pânico.
Que se saiba não deve haver nenhum Lote que cumpra com as necessárias normas de segurança e vigilância contra fogos. Não há meios instalados nem detectores.
Seria obrigação e eram bem vindos esses serviços da Protecção Civil que incrementasse essas obrigatoriedades.
Com os Bombeiros de Moscavide e Portela a demorarem 45 mts a chegar ao local e a Protecção Civil composta por familiares do Presidente da Câmara o que é que poderia esperar?
Tentei falar com a Junta de freguesia sobre esta situação, mas remeteu-se ao silêncio.
Quando houver mortos é que vamos ver a Dra. Geni e o Eng. Bigodes a ir para a televisão a dizer que os prédios da Portela irão ter regras, vai ser obrigado sistemas de detecção de incêndios, bocas de incêndios, uma viatura com grandes escadas (existe uma em Sacavém).
E fazer simulacros como fizeram na escola primária? O meu prédio esta disponivel para fazer.
info@jf-portela.pt
Perguntei a J. F. da Portela o que achava desta situação e a mesma não me respondeu.
Penso que os residentes da Portela merecem saber se as nossas autoridades estão preparadas e se podemos estar descansadas.
Em tempos idos o Engº Gouveia ( Comandante ?? ) dos Bombeiros de Sacavem era uma pessoa preocupada e com ideias e soluções para a Portela.
Será que desapareceu do mapa? Na inauguração das Piscinas foi visto por lá. Como morador? Como socio da Associação? como Autoridade? como convidado da câmara?
Tambem o de Moscavide por lá andava, mas este parece andar de costas voltadas para a Portela. E a Protecção Civil, quem é ou quem será que é responsavel cá pelo nosso burgo?
Dizem que ha por ai bocas de incendio com as tampas soldadas. Será possivel? E as outras ainda funcionarão quando forem precisas?
Sei de fontes seguras que a Junta de freguesia da Portela, pediu uma reunião urgente junto dos B. V. Moscavide.
O que os comadantes dos Bombeiros andavam lá a fazer? então foram visitar a concorrência, que eu saiba nos Bombeiros tb podes fazer ginástica, judo, karate, etc. e agora o complexo das piscinas permitem fazer estes desportos. Não é estranho o quartel dos Bombeiros na véspera da inauguração das Piscinas ter colocado um pano sobre as actividades que se podem fazer nos Bombeiros.
Mais uma lamentável noticia sobre a nossa Portela.
http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/20080125-Carkjacking+na+Grande+Lisboa.htm
http://sic.sapo.pt/online/scripts/2007/videopopup.aspx?videoId={F40F5E1E-165C-4FF8-B822-9C8340116F82}
http://videos.sapo.pt/ls6MozNw7Qlk8tRTyeZp
Não foi o único.
http://videos.sapo.pt/5cpGnWzFtzy826Fhgtiz
a partir do 4m35seg.
Devido a Ignorância do jornalista diz que é em Moscavide.
Acho de mais, as populações nunca estão contentes com o trabalho dos Bombeiros Voluntários. Se é porque vão, é porque vão, ou se não vão é porque não vão. Os populares têm que pensar mais um pouco porque só quem está lã dentro é que sabe como as coisas realmente funcionam. Neste incêndio de facto houveram algumas situações negativas por parte dos Bombeiros, mas a realidade é que o fogo foi extinto em menos de 20 minutos e com a comprovação da Protecção Civil, o trabalho foi bem feito e para isso as pessoas não olham...
Acho que os jornalistas deviam ter em atenção as coisas que escrevem, porque além de publicar mal o nome da rua por exemplo, não publicou os comentários do bombeiro entrevistado, limitou-se a publicar o mal falar dos populares.
Desculpem lá, mas...com os bombeiros à porta, os quais até têm o nome da própria localidade onde se registou o incêndio, irem chamar os bombeiros de Sacavém, epá...só dá mesmo pr'a rir...
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial