17 abril 2008

PORTELA - Pais chamados à Arco Iris

Pais chamados à escola secundária da Portela.
Alunos processados por comentários.
A Escola Secundária da Portela, vulgo Arco Iris, ameaça processar por difamação 20 alunos da turma 10.º I, com idades entre os 15 e os 17 anos, e instaurar um processo disciplinar individual a cada um. Em causa estão as mensagens que os jovens trocaram – de Outubro de 2007 a Março deste ano – num fórum do espaço da internet Hi5, onde diziam abertamente o que pensavam dos professores das várias disciplinas."A presidente do conselho executivo chamou na segunda-feira os pais de todos os alunos para uma reunião e disse-nos que ia abrir um processo disciplinar a cada um e um processo cível por difamação", contou Sandra Silva, mãe de um dos estudantes da turma 10.º I.
"Li as mensagens e aquilo que os miúdos dizem dos professores não me pareceu grave. Eles vão à internet em casa e falam entre eles num espaço que é só para os alunos. Acho que a escola está a exagerar", acrescenta esta mãe.
Certo é que a escola em causa não gostou que os jovens fizessem comentários depreciativos sobre os docentes, apesar de o espaço no Hi5 ter sido criado pelos estudantes e destinar-se só a eles.
"Sei que existe lá alguns termos incorrectos, mas eles são uns miúdos e nem percebo por que é que a escola vai verificar o que é que eles escrevem na internet. A minha filha disse que uma das professoras era ‘labrega’ (palavra que significa rústica ou grosseira) e na reunião disseram-me que isso era uma ofensa muito grave e que daria direito a processo no Tribunal de Família e Menores. Para mim ‘labrega’ é uma pessoa do Norte", disse Sandra Silva.
Contactada pelo CM, a presidente do conselho executivo da Arco Iris da Portela, Manuela Dias, foi parca em comentários : "Os processos disciplinares só dizem respeito à escola.Este ano lectivo já instaurei 12 e neste momento tenho outros entre mãos." Pretende-se saber por que razão ameaçou os pais com uma acção cível baseada numa troca de opiniões entre adolescentes: "Os pais podem-se queixar mas a escola só tem obrigação de responder à Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL)".
Alguns pais e encarregados de educação ponderam agora a hipótese de se queixarem à DREL desta ameaça e do procedimento do conselho executivo da escola.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária da Portela ainda não emitiu um comentário a esta situação.

O QUE ELES DIZEM

BIOLOGIA
Uma das mensagens do fórum dos estudantes diz o seguinte: "Quem achar que a professora de Biologia não bate bem venha comentar aqui." Os alunos do 10.º I alegam que essa docente dança enquanto dá aulas.

MATEMÁTICA
A professora de Matemática também é alvo de paródia nas mensagens: os alunos gozam diversas vezes com a sua pronúncia nortenha e apelidam-na de ‘labrega’.

EDUCAÇÃO FÍSICA
Os alunos do 10.º I não poupam uma docente que acusam de ser pouco compreensiva com a falta de preparação física dos jovens e de discriminar um dos estudantes.

19 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Eu vivi a minha vida de estudante,sem poder fazer comentários e quando os faziamos teriamos que tomar muita cautela.Hoje creio que há muita mais liberdade e muita mais ligação entre professor e aluno.Porém o que não posso admitir,são as posições de prepotência de ambas as partes e sobre tudo as faltas de educação.O professor esta para ensinar e o aluno para aprender.

12:50 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

É necessário que todos os Pais deste País, comecem desde que as crianças tem entendimento a ensinar-lhes que devem respeito às pessoas mais velhas e aos professores, não lhes fazendo ao mesmo tempo todas as vontades. Não pensem que os vossos filhos os amam mais por não lhes saberem dizer não.
16

12:51 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Vê-se que certos alunos não distinguem comentários de insulto e ofensa!O q está nesse site público é ofensa e falta de respeito.Qualquer pessoa tem direito ao bom nome e a ser respeitado!Fez muito bem a directora!Se todos procederem assim com os infractores acaba-se com a impunidade e agressão gratuita.Vejam a tal página e depois falem!Portanto,Tribunal p serem responsabilizados,já sabem o q fazem.

12:53 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

À presidente do conselho executivo da Escola Secundária da Portela, Manuela Dias, dou os meus parabéns. Ninguém tem o direito de difamar seja quem for. Se fosse eu agiria de igual modo.

12:54 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

| TP
Aos que criticam os alunos: quem, quando andou na escola nunca disse "o professor XPTO" é um ..." que levante o braço para eu lhe chamar MENTIROSO com as letrinhas todas. Se os professores querem protagonismo que façam outra manifestação, agora estas atitudes não os dignificam em nada.

12:56 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Julgados por dizer a verdade? então onde esta a nossa liberdade de expressão? nós alunos temos o direito de exprimir as nossas opiniões. É incrível a maneira como somos julgados por dizermos o que pensamos. Mas se querem falar em julgar, acho que a prof que também diz "merda" no meio da sala tem também de ser julgada assim como a de edf que discrimina os alunos.

12:57 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Eu sou aluno da escola e acho situação ridicula... se há alguem que devia de ser punido era a Dr. Manuela pois ela esta a exercer o seu cargo desprezando os valores democráticos do nosso país, e quem acaba por pagar sao os alunos e a imagem da escola. PS: O meu nome é falso para evitar represalias!

12:59 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Aristotles já ha muito disse : "O que eu ganhei com a filosofia foi fazer sem ser comandado, o que os outros só fazem por medo da lei". Muita inteligência em uma frase tão curta, que indica a filosofia que se devia ter e não a "filosofia da lei" .

1:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

E andam uns pais a trabalhar para criarem estes monstrozinhos. O que é que passará pela cabecinha destes futuros homens deste pobre país? Agora ha o culto dos drogaditos e daqui a uns anos? O que farão este tipo de meninos. Serão uns potenciais criminosos? Tipo , dá ca o telemovel já.
A culpa é dos paizinhos que ainda irão dizer que a culpa é dos professores e que os meninos nada fizeram de mal. Mas que mal ha?

1:05 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Ao que isto já chegou, os miudos já nem podem dizer o que pensam....Não vi nenhum motivo de ofensa grave a professores...Meus caros a democracia está em perigo...

1:06 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Agora chamam miudos a uns matulões destes com mais de 16 anos e que sabem bem o que fazem. Estes pais so para não os aturarem mandam-nos descarregar os complexos em cima dos professores, assim como os jogadores da bola se atiram aos arbitros

1:10 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Mas em q País vivemOs?!
Qer dizer os alunOs ja n se podem defender dos ataques dos professores?! Se sao insultados ou descriminados, como é o caso, so' tem q se defender!

AgOra por um processos nos meus colegas so' porq fizxeram comentarios NUM ESPAÇO Q LHES PERTENCIA sobre os SEUS professores....Sinceramente!!!

4:28 da tarde  
Blogger Serviço Público disse...

Estou chocada...conheço bem aquela escola...os professores….alguns elementos do Conselho Executivo….e o trabalho interessante (pensava eu, pela relação criada entre docentes e professores) que lá se tem desenvolvido.... e agora… espanta-me que o Conselho Executivo enverede por atitudes tão drásticas e persecutórias. Estamos a falar de adolescentes, com atitudes próprias da idade e que, na actualidade, manipulam uma arma que toda a sociedade os incentivou a utilizar – a tecnologia (telemóveis, Internet, máquinas digitais, mp3 ou 4, etc.). Dizer coisas menos próprias sobre os professores, sempre se disse…e às vezes até se escrevia…nas carteiras…nas portas das casas de banho…ou em qualquer sítio onde a imaginação levava (sim, porque criatividade tinham as gerações anteriores que faziam o mesmo com menos meios); penalizar os alunos…? Só se o “crime” fosse cometido na escola…bem, no perímetro de 100 metros do espaço escolar…agora fazer este alarido porque os jovens, no seu foro privado, entre eles….na net…no hi5….desabafaram sobre a inspiração que lhes transmitem alguns professores????? É quase PIDESCO…. SE…e repito se…. Houvesse algo a fazer…seria (só para não dizer que até acho que fazer isto era dar demasiada relevância ao caso), sem grandes alaridos,…chamar os alunos e sensibilizá-los para o facto de ser desagradável os visados terem acesso aos “desabafos”, os quais no contexto que vivemos poderiam (sendo adolescentes acho que a coisa nem tem pernas para andar) vir a dar origem a processos por difamação ou ofensa (se reagirmos assim desde pequeninos…contribuímos para o “desentupimento” dos tribunais).
Sempre existiram bons e maus professores; os que sabem ensinar e cativam por alguma razão (o saber ou o respeito ou a simpatia ou outra qualidade ou várias em simultâneo); os que não cativam, não ensinam e nem se esforçam para tentar…são os que cruzam os braços perante turmas difíceis…os que não equacionam a sua prestação no contexto diário…os que se escudam nas “deficiências do sistema escolar ou do sistema educativo doméstico” para justificarem o facto de não terem controlo nas turmas….meus senhores….como ex-estudante…ex-jovem…presentemente, mãe de um adolescente sem quaisquer problemas comportamentais, pelo menos até à data, não querendo passar a “mão pela cabeça dos meninos” (em algumas situações têm efectivamente que ser responsabilizados e penalizados, por exemplo, com serviço cívico na escola ou na comunidade) devo dizer o seguinte:
Ao contrário dos pais - que não possuem nenhum curso especifico para o serem: vão sendo, por erro e tentativa, e grande parte deles tentam dar o seu melhor…- os professores tiram cursos, têm estágios pedagógicos,…logo, reunindo as condições para saberem lidar com crianças ou jovens, muitas vezes são os primeiros a não saber encarar uma adversidade…o desafio do ano…no 1.º período já se sabe…”a turma é difícil, a maioria vai chumbar”. Todos devemos ser responsáveis e responsabilizados pelos nossos actos…daí até começarmos com os jovens que “dizem umas bocas na net”???
Desculpem-me os professores, alguns até foram meus professores há mais de 20 anos...mas penso que a Arco-Íris apareceu nos O.C.S por razões pouco dignificantes...esta é a minha opinião!

7:22 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Que exagero minha gente XD Em vez de se preocuparem com assuntos mais importantes, preocupam-se com os nomes tão graves como "labrega" a uns professores. Oh meu Deus. Sei que não está correcto mas acho tudo um grande exagero. Eu também sou aluna do 10º ano nessa escola e sei que todo o aluno fala de um professor ou outro. Não se trata de difamação ou conspiração ou lá o que andam a chamar a este caso. É verdade que é incómodo para os professores em questão. Mas afinal, onde anda a liberdade de expressão? Deixem lá os coleguinhas desabafarem em paz. Desde que isso não prejudique o bom nome de cada professor e a sua carreira.

9:56 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não ha duvida que ter liberdade de expressão é dizer mal, não é o poder dizer bem ou mal. É dizer mal.
É que tão mau, é dizer mal dos alunos ou dos professores.

11:29 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Desculpem se trago hoje à baila a história da professora agredida pela aluna, numa escola do Porto, um caso de que já toda a gente falou, mas estive longe da civilização por uns dias e, diante de tudo o que agora vi e ouvi (sim, também vi o vídeo), palavra que a única coisa que acho verdadeiramente espantosa é o espanto das pessoas.
Só quem não tem entrado numa escola nestes últimos anos, só quem não contacta com gente desta idade, só quem não anda nas ruas nem nos transportes públicos, só quem nunca viu os "Morangos com açúcar", só quem tem andado completamente cego (e surdo) de todo é que pode ter ficado surpreendido.
Se isto fosse o caso isolado de uma aluna que tivesse ultrapassado todos os limites e agredido uma professora pelo mais fútil dos motivos - bem estaríamos nós! Haveria um culpado, haveria um castigo, e o caso arrumava-se.

Mas casos destes existem pelas escolas do país inteiro. (Só mesmo a sr.ª ministra - que não entra numa escola sem avisar...- é que tem coragem de afirmar que não existe violência nas escolas...)
Este caso só é mais importante do que outros porque apareceu em vídeo, e foi levado à televisão, e agora sim, agora sabemos finalmente que a violência existe!
O pior é que isto não tem apenas a ver com uma aluna, ou com uma professora, ou com uma escola, ou com um estrato social.
Isto tem a ver com qualquer coisa de muito mais profundo e muito mais assustador. Isto tem a ver com a espécie de geração que estamos a criar.
Há anos que as nossas crianças não são educadas por pessoas. Há anos que as nossas crianças são educadas por ecrãs.
E o vidro não cria empatia. A empatia só se cria se, diante dos nossos olhos, tivermos outros olhos, se tivermos um rosto humano.
E por isso as nossas crianças crescem sem emoções, crescem frias por dentro, sem um olhar para os outros que as rodeiam.
Durante anos, foram criadas na ilusão de que tudo lhes era permitido. Durante anos, foram criadas na ilusão de que a vida era uma longa avenida de prazer, sem regras, sem leis, e que nada, absolutamente nada, dava trabalho. E durante anos os pais e os professores foram deixando que isto acontecesse.
A aluna que agrediu esta professora (e onde estavam as auxiliares-não-sei-de-quê, que dantes se chamavam contínuas, que não deram por aquela barulheira e nem sequer se lembraram de abrir a porta da sala para ver o que se passava?) é a mesma que empurra um velho no autocarro, ou o insulta com palavrões de carroceiro (que me perdoem os carroceiros), ou espeta um gelado na cara de uma (outra) professora, e muitas outras coisas igualmente verdadeiras que se passam todos os dias.
A escola, hoje, serve para tudo menos para estudar. A casa, hoje, serve para tudo menos para dar (as mínimas) noções de comportamento. E eles vão continuando a viver, desumanizados, diante de um ecrã.

E nós deixamos!!

Alice Vieira, Escritor
a

3:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Isto tem a ver com a espécie de geração que estamos a criar.
Há anos que as nossas crianças não são educadas por pessoas. Há anos que as nossas crianças são educadas por ecrãs.
E o vidro não cria empatia. A empatia só se cria se, diante dos nossos olhos, tivermos outros olhos, se tivermos um rosto humano.
E por isso as nossas crianças crescem sem emoções, crescem frias por dentro, sem um olhar para os outros que as rodeiam.

3:15 da tarde  
Blogger Dani Dias disse...

Deixe-me colocar minha colher brasileira na panela portuguesa...

Creio que radicalizar não é a melhor medida. Vocês já tiveram a oportunidade de ouvir os comentários feitos por professores entre si? Nem sempre são os mais éticos e respeitosos, infelizmente. Mas falar também pode ser uma forma de evitar situações como essas de agressão física citada... Eu creio que nossas escolas de um modo geral não dão espaço para expressões das idéias ou respeito a individualidade... será que no caso em específico havia esse espaço?

Qtos de nós tb não expressamos nossos pensamentos de desagrado sobre os professores que tivemos? Talvez na nossa época não tivessemos um canal on line para isso, mas tivemos com certeza outros meios de nos expressar.

Radicalizar nunca educou ninguém para ser realmente ético.

1:48 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Good fill someone in on and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Say thank you you as your information.

5:38 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial