02 julho 2008

A Freguesia da PORTELA

A Portela, também conhecida por Portela de Sacavém, é uma minúscula freguesia portuguesa do concelho de Loures, com 0,95 km² de área e 15 441 habitantes (2001). Densidade demográfica: 17 546,6 h/km².
Localizada no extremo sudeste do concelho, a freguesia da Portela faz fronteira com Sacavém, a norte, Prior Velho, a oeste, Moscavide, a este (em Loures), e com Santa Maria dos Olivais, a sul (na cidade de Lisboa).

Demografia
Evolução da população da Portela (1991 – 2001)
1991 - 16 740
2001 - 15 441

Historia
O nome Portela parece derivar de uma corruptela do latim portŭlla em portella, significando «pequena porta», sendo geralmente adjectivada com o determinativo «de Sacavém», uma vez que se tratava de uma das portas de entrada para aquela freguesia, para quem vinha de Lisboa.
A Portela é uma freguesia de constituição bastante recente. Embora a construção da urbanização tenha sido iniciada ainda nos anos 70 (no local onde outrora se erguiam, pelo menos, cinco velhas quintas), a freguesia foi apenas criada oficialmente em 4 de Outubro de 1985, por desmembramento das freguesias de Sacavém e Moscavide.
Freguesia inteiramente urbana, com alguns resquícios das velhas quintas senhoriais (como a Quinta da Vitória, onde já esteve instalado um estabelecimento de ensino superior), a Portela foi uma urbanização pensada e construída de raiz a partir de um ponto central, que é o seu centro comercial.
Os espaços ajardinados e, sobretudo, a Igreja do Cristo-Rei, concluída em meados dos anos 90, em linhas arquitectónicas bastante arrojadas, conferem grande beleza e dinamismo a esta jovem freguesia.

Património
Igreja do Cristo-Rei da Portela de Sacavém
Centro Comercial da Portela
Parque Desportivo da Associação dos Moradores
Complexo Municipal de Piscinas da Portela

Orago
A Portela tem por orago o Cristo-Rei (retirado do vizinho Seminário dos Olivais).

Heráldica
A Portela utiliza a seguinte bandeira e brasão de armas:
Um escudo de azul, com um troço de aqueduto de cinco arcos de prata, lavrado de negro e movente dos flancos. Em chefe de uma cruz de ouro entre dois livros abertos de prata. Em ponta, de um ramo de oliveira, frutado, de ouro. Uma coroa mural de prata de três torres. Um listel branco com a legenda de negro, em maiúsculas: «PORTELA – LOURES». Bandeira de amarelo; cordões e borlas de ouro e azul.

4 Comentários:

Blogger GNL disse...

Portela, ou Urbanizacao da Portela... ja nao e´de Sacavem faz tempo...odeio essa ligacao visto que sacavem e a portela nao tem minima ligacao..

Portela de Loures, Portela de LRS

E mesmo assim o nome causa tanta confusao por haverem tantas...e portela ha so uma..

Logo, prefiro Urbanizacao da Portela.. que assim sabem sempre onde e´.. se nao sabem, reaprendem
ahahaa
:)
Saudacoes!


(nao tenho acentos nestes teclados nem cedilhas, as minhas sinceras desculpas...) :P

4:01 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

A propósito: há uns anos li numa ediçao do Jornal da Portela um artigo ou entrevista descritiva da arquitectura da Igreja do Cristo-Rei (a sua mistura e diversidade de traços culturais, etc). Será que alguém poderia recuperar isso e publicá-lo aqui no BLOG? era fixe! obrigado

12:04 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Por ser uma minuscula freguesia, espanta-me a forma como é gerida...
Na semana passada fiquei surpreendida por ver que a JF reabriu o parque infantil no jardim da Portela, há muito encerrado por falta de condições de segurança, exactamente no mesmo estado como se encontrava à vários anos, ou seja, com equipamentos completamente obsoletos e com fundo de areia, proibido por lei.
Enviei um mail à junta a expressar a minha indignação por tal facto... claro que não obtive resposta!
Como é possivel numa minuscula freguesia não haver sequer um parque infantil, tão comum em qualquer bairro social, será que as crianças da Portela são assim tão poucas ou é por ainda serem demasiado novas para dar votos à Dra. Geni? Claro que todo o dinheiro é desviado para estratégias de marketing como a que aconteceu à algumas semans atrás em que foram cerca de 500 reformados passear até Fátima a custo ZERO...
...e claro há também os canteiros, sempre bonitos e arranjados, com substituição permanente das flores caso murchem!!
Será que ninguém vê isto?
Será que é pelo facto de ser uma minuscula freguesia?
Será que é por ter uma população tão pacifica e tão pouco exigente?
Quem saberá?

Parabéns pelo blog,
Boa tarde.

1:02 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Uma coisa: por acaso sabem me dizer onde posso arranjar um emblema da Portela? era para por na capa... e só ir à Junta não é? É onde era a escola Vasco da gama?

10:34 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial