22 agosto 2008

Crónica de Opinião - Habitação Social

Na sequência dos graves acontecimentos ocorridos na Quinta da Fonte, Apelação, Loures, há cerca de um mês, foi divulgada, entre outras, uma tese explicativa para os incidentes, que se centrava na responsabilização das decisões políticas tomadas há cerca de catorze anos, decisões estas que teriam sido “tomadas à pressa”, e que tinham optado por um “modelo errado”.
Demetrio Alves em artigo de Opinião no:

http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=10209

Durante toda a década de noventa desempenhei funções de presidente da câmara municipal (PCM) de Loures, e, portanto, fui o primeiro responsável por tudo o que de mau (e também de bom, talvez) aconteceu naquele concelho da margem direita, pelo que me é legítimo tomar a palavra acerca do assunto.

Em primeiro lugar, para registar o facto da tese em causa ter sido lançada pelo actual PCM, quando se desnorteou com a intensidade dos acontecimentos. Parece-me plausível que tivesse acontecido uma daquelas manobras de diversão comuns nestas situações. Contudo, depois disso, dois ex-PCM de Lisboa, do partido do supra-citado, mais alguns teóricos universitários e aquela parte da comunicação social reverente ao poder instalado, viram repetir a referida tese, pelo que se impõem alguns esclarecimentos complementares que, para além da espuma mediática, e do oportunismo político, contribuam para um debate mais profundo da matéria em questão.

Nunca tive certezas, muito menos absolutas, acerca dos problemas relacionados com a designada “habitação social” e, muito particularmente, naquilo que está relacionado com as operações de realojamentos de famílias que habitam os bairros de barracas, ou que se encontram em situações habitações indigentes semelhantes. Por isso, estou perfeitamente aberto para receber críticas, e, eventualmente, para reconhecer que contribui involuntariamente para uma solução errada. Desde que as críticas sejam feitas de forma leal, o que não aconteceu.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Olha ele. O tal que queria colocar os desalojados de Camarate aqui no meio da Portela.

11:23 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial