05 novembro 2008

Bacia de retenção de Sacavém pronta em 2010

Os habitantes e comerciantes da Baixa de Sacavém, vão poder estar um pouco menos receosos das cheias a partir de Janeiro de 2010, quando estiver concluída a bacia de retenção na ribeira do Prior Velho.
A consignação da obra, orçada em 3,5 milhões de euros e com um prazo de execução de 420 dias, foi celebrada ontem pela SimTejo (concessionária do sistema multimunicipal de saneamento do Tejo e Trancão) e pelo consórcio responsável pela execução dos trabalhos. A intervenção inclui a construção do interceptor do Figo Maduro e a requalificação da Ribeira do Prior Velho.
A obra vai incluir uma "barragem de laminação de caudais" que fará com que a água vá sendo retida e perdendo a força em caso de pluviosidade muito intensa. Uma intervenção que, segundo Carlos Martins, administrador da SimTejo, vai fazer com que, "no futuro, haja um risco de cheias na Baixa de Sacavém muito menor".
Uma das consequências da obra será a diminuição da poluição.
Face à reduzida capacidade de drenagem do aeroporto, quando a chuva é muito intensa, a água sai descontrolada para Norte, em direcção ao Prior Velho e a Sacavém, ou para Sul, rumo a Camarate. O exemplo mais flagrante disso foram as cheias de Fevereiro, nas quais em várias lojas na Baixa de Sacavém e em habitações de Camarate a água atingiu mais de um metro de altura.
No entanto, inundações de menor dimensão têm-se verificado nestas zonas de tempos a tempos. A autarquia está a tentar chegar a um acordo com a ANA - Aeroportos de Portugal, para que a empresa intervenha em alguns dos seus colectores internos que não estão a funcionar correctamente, prejudicando as áreas vizinhas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial