27 julho 2009

A expansão do Metropolitano de Lisboa ao Concelho de Loures

Expansão do Metro até ao Concelho de Loures vai custar 565 milhões

A expansão do Metropolitano de Lisboa ao concelho de Loures vai arrancar em 2012 e vai custar perto de 565 milhões de euros aos cofres do Estado, estando previsto o início de funcionamento entre 2014 e 2015.
O projecto consiste na expansão da linha Amarela no corredor Odivelas/Loures/Infantado e da linha Vermelha no corredor Moscavide/Portela/Sacavém, sendo que a obra na linha Amarela, que vai custar 450 milhões de euros, tem data prevista de funcionamento em 2015 e a extensão na linha Vermelha, orçamentada em 115 milhões de euros, tem data de início de funcionamento no segundo trimestre de 2014.
O prolongamento da linha Amarela terá uma extensão de 5,8 quilómetros e vai servir uma população de 66 mil habitantes na área de influência directa. O prolongamento da linha Vermelha, por sua vez, terá um comprimento de 2,5 quilómetros e permite servir uma população de 18 mil habitantes na área de influência directa.
No entender da secretária de Estado dos Transportes, que presidiu à apresentação do plano de expansão, em Loures, a obra explica-se com a intensidade e os fluxos de pessoas, nomeadamente com os "congestionamentos existentes todas as manhãs".
"Aí percebemos exactamente qual é a dimensão das pessoas que querem e que todos os dias necessitam de entrar em Lisboa, portanto das pessoas a quem nós precisamos de garantir o transporte para a entrada em Lisboa", explicou Ana Paula Vitorino aos jornalistas.
Para a governante, esta é, "sem dúvida alguma", uma obra que fazia falta ao concelho de Loures. "É uma obra aliás que tem vindo a ser reivindicada pelas populações de todo este corredor, já há muitos anos, e que faz parte dos planos de expansão do Metro também já há muitos anos", sublinhou.

Sobre o facto de o projecto prever a totalidade da linha em túnel e não à superfície, Ana Paula Vitorino explicou esta opção "mais dispendiosa" por ser a única "fisicamente possível" do ponto de vista orográfico. "Para conseguirmos ter uma ligação entre zonas com cotas muito diferentes só através de uma solução enterrada. Em termos da tecnologia, é a única que nos permite ter uma capacidade de transporte adequada à intensidade dos fluxos de pessoas", explicou a secretária de Estado dos Transportes.

Acrescentou ainda que, em termos de calendário, até 2012 têm de ser feitos os projectos de execução e as avaliações de impacto ambiental."

in http://diariodigital.sapo.pt/

Etiquetas:

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

As Ruas da Portela só são lavadas quando chove. A Junta de Freguesia NUNCA procedeu à lavagem das mesmas e tem pessoal e material para o fazer, não seguindo o exemplo da Junta de Freguesia de Moscavide ( nossos vizinhos ) que o faz habitualmente. O pessoal da JFPortela gasta a maior parte do seu tempo com o arranjo das flores e com a "limpeza" da Quinta da Vitória, havendo até um funcionário da Junta( que conduz uma carrinha de caixa aberta = 77-58-RA ,Toiota Dyna = que passa lá algum tempo dando uma "ajuda" a um morador que se dedica ao negócio da sucata, como aconteceu hoje 27.07.2009 de manhã. Isto não é má vontade contra ninguém , é uma constatação .

www.im-parcial.blogspot.com

3:14 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A Câmara que trate disso.
Os funcionarios da Junta foram admitidos so
para tratar das flôres e so nas zonas visiveis.
Passem nos limtes da Fregueis a evejam o que por lá ha.
Vejam a Escola Secundaria e o seu Pavilhão. Mato e ratazanas mesmo ao lado das instalaçõe e arrecadações que a Junta lá tem ao pé.
Como se está em ferias e não passa la ninguem, é deixar estar. E os entulhos na zona do canal encostado à Cril?

3:21 da tarde  
Blogger GNL disse...

Eu estou é lixado com a M... do parque de estacionamento na av. da republica. Um mar de pedra, e alcatrão! Santa tristeza... ......... mas eu NAO DESISTO.
Um dia vão me ver lá a arrancar calçada e a plantar árvores...

10:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Peçam à Drª Gen para comemorar o dia da Arvore para o pessoal poder plantar umas arvores.
Se são gastos milhares de vasos de petunias e outras por ano, daria para plantar milhares de arvores e arbustos em toda a Portela.
ja repararam nos preços?
As flores acabam por ser mais caras do que as pequenas arvores envasadas.
Enquanto as "florinhas da Geni"são sazonais, as arvores e os arbustos são perenes.

12:29 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

As criticas a Geni, são sempre as mesmas: Plantas e arvores. Não vi vçs qd fizeram a urbanização do jardim do cristo rei, nem aquele prédio da farmácia que aquilo foi a maior corrupção na CML.

10:12 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Como não fez nada , nem tem quase nada para criticar.
Essa urbanização a culpa é da junta que não se atravessou na estrada como fez a Joana d'Arc.
Se se tivesse imolado pelo fogo de certeza que não havia urbanização e capava-se o PC Demetrio Alves.

10:24 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial