03 janeiro 2010

Coro Paroquial de Cristo-Rei da Portela


O coro foi criado no início do ano de 2001 e tem por objectivo principal o suporte litúrgico na Igreja Paroquial da Portela, ao longo de todo o ano.
Pretende trazer, para a comunidade local, uma referência de excelência na execução do repertório musical sacro. Neste enquadramento, pretende-se também divulgar e trazer a música sacra de outros períodos (Idade Média, Renascimento, Barroco, Clássico) para o local próprio de execução, o Templo.
A sua participação extravasa, pontualmente, o contexto litúrgico, abrindo lugar à participação em concertos com peças sacras de diferentes compositores.
Executou, assim, já em 2004, as «Turbas da Paixão Segundo São Mateus», de Diogo Dias Melgaz.
Tem participado, desde 2001, nos encontros anuais em honra de Santa Cecília, destinados a coros litúrgicos do Patriarcado de Lisboa.
Com a intenção de realizar projectos com outros coros litúrgicos, realizou, em Setembro de 2005, a sua primeira digressão internacional, a Itália, tendo tido como anfitrião o Coro di Cristo Re di Pesaro.
Executou o «Requiem» de Fauré, em colaboração com coros regionais de Tancos, Torres Vedras e Bombarral, no decorrer de 2006. Nesse mesmo ano, o coro organizou e realizou o XXV Encontro de Coros Litúrgicos do Patriarcado de Lisboa, tendo, para o efeito, convidado o maestro do Coro da Capela Musical
Pontificia Sistina, Mons. Guiseppe Liberto.
Em Julho de 2007, e a convite deste mesmo maestro, participou no encontro «Cori in Concordia», realizado na Sicilia, sendo o primeiro coro estrangeiro a participar em tal evento. No âmbito dessa mesma digressão, fez o acompanhamento musical de uma celebração eucarística na Basílica de S. Pedro, em Roma. Ainda nesse ano, participou em iniciativas corais, em colaboração, designadamente, com Rotários da Portela, Rotários de Cascais, Museu de Marinha e Diocese de Aveiro.
Em Setembro de 2008, actuou, nos Açores, com realização de concertos, animação de eucaristias e execução de canto sacro nas 14 estações de celebraçãoda via lucis.
De Junho de 2008 a Junho de 2009, levou a efeito 7 concertos de celebração do Ano Paulino (3, em Lisboa; 2, nos Açores; 1, em Seia, na Beira; 1, em Cuba, no Alentejo). Em particular, marcou presença na igreja de S. Paulo da Malveira por ocasião da festividade da Conversão de S. Paulo, e na igreja de S. Paulo de Lisboa, por ocasião do encerramento do Ano Paulino.
Ainda em 2009, realizou o concerto de encerramento dos 50 anos do Externato de S. José, das Irmãs Dominicanas, no Restelo, o concerto de inauguração da Exposição sobre os 500 anos do Convento da Madre de Deus, em Lisboa, e vários concertos com a obra “Te Deum” de F. Mendelssohn, por ocasião dos 200 anos do nascimento deste compositor.
Até Junho de 2010, realizará concertos em várias localidades do País por ocasião do Ano Sacerdotal, em colaboração com a Escola Diocesana de Música Sacra de Lisboa.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial