21 julho 2010

ESTUDO SOBRE A PORTELA

Estudo Universitário sobre a Portela - pedido de colaboração
No âmbito do Laboratório em Cultura Arquitectónica Contemporânea, do Mestrado Integrado em Arquitectura do Instituto Universitário de Lisboa / ISCTE estamos a desenvolver um estudo para a elaboração da tese/trabalho teórico sobre o tema “Optimist Suburbia” – uma periferia perfeita.
Tendo como caso de estudo a Portela como um exemplo de sucesso na periferia de
Lisboa, do Arqto. Fernando Silva, interessa-nos elaborar um trabalho preparatório de abordagem ao tema. No progresso deste estudo pretende-se elaborar uma síntese da obra do arquitecto e uma focagem mais aprofundada da Urbanização da Portela.
Após a consulta dos processos de obra da Urbanização da Portela no Arquivo Municipal de Loures, conseguimos reunir desde as memórias descritivas, escritas pelo arquitecto, como também todas as plantas do plano urbanístico e do edificado com as respectivas tipologias habitacionais.
Temos realizado, em conjunto com um grupo de trabalho do laboratório, uma pesquisa intensa sobre a vida do arquitecto e a sua obra, interessa-nos explorar estes temas ainda não muito desenvolvidos no âmbito académico e mostrar todas as potencialidades do bairro desde o seu plano original até ao concretizado. Este Laboratório colocado no âmbito de mestrado do ISCTE-IUL vai ter como produto final uma publicação e uma apresentação expositiva das obras estudadas. A vossa colaboração torna-se imprescindível para uma boa composição deste estudo.
Assim, gostaríamos de propor aos moradores da Portela um conjunto de entrevistas sobre a sua experiência de vivência no bairro, a chegada, a compra da habitação, o dia-a-dia no bairro de modo a compreender a sua atmosfera urbana. Esperamos que o nosso trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão da génese do bairro e para a valorização do trabalho do arquitecto Fernando Silva.
Débora Félix, Bruno Ferreira, Hugo Morais Coelho e Salvador Menezes

Instituto Universitário de Lisboa | ISCTE Para mais informações sobre como colaborar, contacte hugomoraiscoelho@gmail.com, a Secretaria da Junta de Freguesia ou info@jf-portela.pt.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial