15 novembro 2010

Dicionário alfacinha já está nas bancas

Sabe o que é um fogareiro? O que quer dizer espaidarar? Ou andar na brasa? Se respondeu negativamente, não é um alfacinha de gema. Mas nem tudo está perdido com o livro Heróis à moda de Lisboa: o Dicionário Alfacinha ficará a salvo numa eventual incursão pela capital. Esta obra visa difundir os falares e as tradições de várias regiões da capital, através da magia do conto.


Os contos têm por cenário de fundo diversos ambientes Lisboetas e todas as personagens das clássicas histórias da capital. Histórias de humor que retratam vivências e expressões dos alfacinhas onde personagens históricas como Santo António, Martim Moniz, Marquês de Pombal e o cidadão comum se mostram de uma maneira diferente e divertida e começam, de repente, a falar num registo típico alfacinha.
Ao todo são cerca de 2000 gírias e calões alfacinhas reunidas nesta obra, palavras e expressões que poucos se lembram e que quase ninguém usa, entre elas: “Mexe os calcantes ou ficas de galdinas na mão...” e “Chala-te, a Jota tá aí a batê-las...”.
Do Expresso Oriente

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

O fogareiro é o taxi ou o taxista?
Esses e que são verdadeiros fogareiros. Andam todos a fazer fumo.

3:37 da tarde  
Blogger Maria Eugénia Ponte disse...

Obrigada pela divulgação!
Sou Maria Eugénia Ponte, a coordenadora dos Heróis à Moda de Lisboa e garanto-vos que se vão divertir ao ler este livro.
Na realidade, não é só o Dicionário Alfacinha que faz parte do livro, é um livro de contos que pretende divulgar os falares e as tradições de Lisboa.
Para saber mais, veja aqui:
http://heroisamodadelisboa.blogspot.com/

Muito obrigada, um abraço.
Eugénia

11:31 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial