19 outubro 2011

ASAE - Apreendidos mais de 320 toneladas de alimentos de origem asiática

Mais de 320 toneladas de alimentos de origem asiática avaliadas em quase dois milhões de euros e impróprias para consumo foram apreendidas hoje pela Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), disse um responsável da instituição.
Os bens alimentares "estragados, fora de prazo e armazenadas sem condições de higiene" encontravam-se num "grande armazém" com 900 metros quadrados de superfície, situado na região da Grande Lisboa, disse à agência Lusa o vice-presidente da ASAE, Francisco Lopes. "No armazém havia ratos, dejetos humanos, pássaros a voar e até alimentos armazenados nas casas de banho", relatou o responsável, que escusou avançar a localização da estrutura por estarem ainda a ser investigadas outras instalações do género.

Arroz, massas, camarão, vegetais congelados, fruta fresca e enlatada faziam parte dos produtos apreendidos de "grande perigosidade para a saúde" dos consumidores e que deviam entrar no circuito comercial das "lojas asiáticas e não só", acrescentou Francisco Lopes.
A operação realizada pela ASAE envolveu sete inspetores e culminou uma investigação que decorria há "três, quatro semanas".

Aos dois responsáveis pelo armazém foi levantado um processo-crime e autos de contra-ordenação (multas cujo valor será definido posteriormente), um deles por falta de higiene, precisou o dirigente da ASAE. Esta ação ocorreu no seguimento de outras do género realizadas nos últimos dias também na região de Lisboa, mas teve resultados muito maiores. "Há muito que não se fazia uma operação tão grande", considerou Francisco Lopes.

Da Lusa

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial